BLOG DO CLEANTO CARNEIRO

O SEU AMIGO CARNEIRINHO

terça-feira, 17 de outubro de 2017

CARLOS FRED: UM ANO SEM O LOCUTOR MITO DO RÁDIO CEARENSE





      Há exatamente um ano,17 de outubro de 2016, perdíamos um dos nomes mais respeitado do rádio brasileiro, Carlos Fred, foi um  duro golpe para imprensa cearense. De forma repentina, Carlos Frederico Costa Carneiro, o popular Carlos Fred ou Mito, como era afetuosamente chamado pelos amigos e colegas de profissão do Ceará, faleceu aos 65 anos de idade, o renomado narrador foi vítima de um infarto fulminante. Sua morte deixa uma lacuna irreparável na imprensa cearense, principalmente no rádio esportivo.
      Carlos Frederico Costa Carneiro (Carlos Fred), viveu intensamente no Bairro Antonio Bezerra, filho de José Edgar Carneiro e Antonia Costa Carneiro. A família de Carlos Fred é composta por quatro irmãos. O radialista era um dos ícones da profissão, a qual desempenhava há 45 anos. Em seu currículo consta a cobertura de quatro Copas do Mundo (1986, 1990, 1994 e 1998). Isto, além de ter narrado os mais importantes campeonatos nacionais.
      O apelido ‘Fred Mito’ foi uma homenagem feita pela própria imprensa esportiva, em reconhecimento a toda capacidade e trajetória do comunicador.


TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
      Iniciou a sua trajetória profissional na Rádio Dragão do Mar, em 1971,como redator, e no mesmo ano fez pista, trabalhou ao lado de grandes profissionais, como: Tom barros, Luciano Silva, Gilvan Dias, Hélio Rocha Lima, Bonifácio de Almeida dentre outros. Em 1972, tornou-se narrador esportivo, com a saída de Tom Barros para Ceará Rádio Clube.
      A sua primeira narração foi em Belém do Pará, onde narrou o jogo entre Ceará e Clube do Remo, em 1972, pela Rádio Dragão do Mar, o fato ocorreu no Estádio Evandro Almeida e o placar foi de um a um.


      Ainda na década de 70, passou pelas rádios Assunção, Verdes Mares e a Rádio do pássaro, a Uirapuru, comandada pelo doutor José Pessoa de Araújo, a equipe composta por Afrânio Peixoto, Júlio Sales, Cid Carvalho e outros, onde permaneceu até 1983. Neste mesmo ano Wilton Bezerra, arrendou o departamento esportivo da Rádio Cidade de Fortaleza, permanecendo até 1985 onde se transferiu para Rádio Verdes Mares a convite de Gomes Farias, permanecendo até 2001.
      Para Carlos Fred a Rádio Uirapuru foi uma grande escola, mas a sua consagração como narrador esportivo foi na Rádio Verdes Mares, do qual participou de quatro copas do mundo. Em 2001 retornou á Rádio Cidade, permanecendo até 2005. Fred adorava colocar como BG a música “THE FINAL COUNTDOWN”, tocada pelo grupo “EUROPE”, quando iniciava as aberturas de esporte na Rádio Cidade AM de Fortaleza.
      Carlos Fred passou ainda pela Ceará Rádio Clube, e em 2006 foi convidado pelo Ribamar Bezerra a fazer parte do programa de esporte da TV DIÁRIO, comandada pelo Sebastião Belmino. Carlos, apesar de Narrador Esportivo, adorava fazer comentários esportivos, ele é uma dessas referências do Rádio esportivo Cearense, tendo se destacado brilhantemente ao longo de sua carreira como narrador e comentarista. Criou um Bordão “A BOLA CORRE COM O TEMPO”, que passou a ser constante nas transmissões esportivas. Narrador seguro, objetivo nas palavras e com uma identidade bem pessoal, deixou um legado de muito respeito e credibilidade.

      Torcedor assumido do Fortaleza, Carlos Fred a serviço da Rádio Tribuna Band News FM, sua última emissora, era a voz incumbida de transmitir os jogos de Ceará e Fortaleza, seu último ato foi a transmissão da partida entre Fortaleza e juventude, no dia 9 de Outubro de 2016, que culminou com a eliminação da equipe na série C do Campeonato Brasileiro. 

0 comentários:

Postar um comentário

Topo