BLOG DO CLEANTO CARNEIRO

O SEU AMIGO CARNEIRINHO

sexta-feira, 27 de março de 2020

TV BANDEIRANTES SAI DO AR NO HORÁRIO DO PROGRAMA DO DATENA




Um apagão misterioso derrubou o sinal da Band e de quase todos os canais do Grupo Bandeirantes na TV a cabo no início da noite desta quinta-feira (26). As emissoras de rádio também tiveram suas transmissões interrompidas. A audiência, que estava na casa dos 8,0 pontos na Grande São Paulo, despencou e ficou próxima do traço.
O sinal foi interrompido às 18h16. Neste momento, a Band registrava exatos 7,2 pontos com o Brasil Urgente, de José Luiz Datena. No minuto seguinte, despencou para 1,2 pontos. Depois, beirou o traço. O maior índice registrado pelo programa foi 9,3 pontos, às 18h04.
Procurada pela reportagem, a Band inicialmente acreditava que se tratava de uma queda de sinal das operadoras de TV a cabo. Na sequência, percebeu que o caos era maior e agora busca resposta para entender o que causou o apagão em seu sinal.
Das emissoras abertas pertencentes ao grupo, a Rede 21 e a TV Terra Viva foram as primeiras a restabelecerem seus sinais. Na TV a cabo, BandSports e o Smithsonian Channel também recuperaram as transmissões rapidamentes, mas o Arte 1 e a BandNews TV ficaram quase uma hora “apagadas”.
Quase 25 minutos após o bloqueio de sua programação, a Band voltou ao ar, mas exibindo conteúdo da TV Brasil, rede pública que pertence ao Governo Federal.
Um comunicado interno foi enviado para todas as emissoras do grupo assim que o sinal foi interrompido: “Por motivos técnicos, o sinal da Rede caiu. Gentileza todos irem para a operação local e só voltarem para a rede numa segunda ordem.”
Nas redes sociais, a reclamação foi geral. Houve quem fizesse piada com a queda do sinal e questionou até se os donos do Grupo Bandeirantes se esqueceram de pagar a conta de energia elétrica.
Às 19h14, José Luiz Datena voltou ao ar e não deu nenhuma justificativa sobre o apagão. “É a primeira vez que temos um problema tão grave como esse. Estamos em tempos difíceis e a gente tem que encarar isso como da nossa profissão”, comentou. Em seguida, retomou a reportagem sobre o remédio cloroquina, que tem sido testado em pacientes diagnosticados com Covid-19.
Auvaro maia

CNN BRASIL É VICE-LÍDER NO SEGMENTO TV POR ASSINATURA



São apenas 10 dias desde a estreia, e uma pandemia de coronavírus que domina o noticiário quase que 24 horas por dia. O saldo, porém, é impressionante.
Dados consolidados da Kantar Ibope Media apontam que a CNN Brasil até o momento é o segundo canal mais visto da TV por assinatura na Grande São Paulo.
E mais: durante quase 48 horas não lineares ela superou ou empatou com a atual líder de audiência nestes tempos de quarentena, a GloboNews —que já existe há 25 anos.
Na faixa das 7h à 0h —o chamado horário comercial da TV— a CNN Brasil tem registrado média de 0,8 ponto, contra 1,4 da concorrente.
Para efeitos de comparação, no mesmo período e horário a BandNews (19 anos de idade) marcou 0,3 ponto. A RecordNews (12 anos) marcou ínfimo 0,1 (literalmente traço de ibope).
Cada ponto nessa medição da Kantar vale por 28.190 domicílios sintonizados. . Já na TV paga a CNN Brasil está à frente de canais veteranos como Viva, Telecine Pipoca, AXN (0,6 ponto), e Discovery Kids, Gloob, Home&Health, Telecine Action e Premium e Discovery Channel (0,5).
É preciso lembrar que a estreia da emissora ocorreu em meio a um caos mundial não previsto, mas isso não serve para tirar os méritos de uma empreitada bem construída e que investiu dezenas de milhões de reais em sua instalação no país.
“É um desempenho importante para um canal com pouco mais de uma semana no ar.”, diz o jornalista e escritor Douglas Tavolaro, founder e CEO da CNN Brasil.
“O mais importante é que a CNN está prestando serviço e levando informações de utilidade pública durante 17 horas por dia ao vivo, mesmo com tantas dificuldades para a nossa equipe, e em meio a um momento tão difícil para os brasileiros”, afirma.

quinta-feira, 26 de março de 2020

TV BRASIL APRESENTARÁ DOCUMENTÁRIO SOBRE QUARENTENA EM WUHAN



A TV Brasil apresenta com exclusividade o documentário inédito Quarentena – 24 horas em Wuhan na faixa DOC Especial desta quinta (26), às 23h30.
A produção revela a rotina nos bastidores de cidade chinesa de Wuhan, epicentro da pandemia de coronavírus, e destaca iniciativas de heróis anônimos da comunidade que fazem o possível para manter o surto da Covid-19 sob controle.
Produzida pela CGTN América, que faz parte do Grupo de Mídia da China, a obra ganha exibição no país e fica disponível no aplicativo EBC Play graças a uma parceria estabelecida entre a emissora de origem oriental e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que gere o canal público TV Brasil.
O documentário leva informação de qualidade à sociedade brasileira sobre o marco zero da doença. A proposta é estimular que a população se conscientize sobre a importância de seguir as medidas de isolamento e os cuidados de saúde indicados pelas autoridades para diminuir os efeitos da pandemia.
A produção aborda a crise de saúde global relacionada ao coronavírus e mostra como a situação desafia a força de uma comunidade. O documentário chinês reconstrói o momento em que o contágio se proliferou nessa região do país asiático e como os habitantes de Huhan se organizaram para recuperar a cidade.
Narrado em inglês com legendas em português, o longa Quarentena – 24 horas em Wuhan acompanha o cotidiano da população no transporte dos suprimentos de controle de epidemias como máscaras e roupas de proteção, bem como de remédios e gêneros alimentícios.
Com 54 minutos, a produção também mostra o espírito de solidariedade que marca as ações dos moradores da província de Hubei. O documentário ainda ressalta o dilema no atendimento médico e o desenvolvimento de pesquisas científicas.
Ficha técnica
País de origem: China.
Ano: 2020.
Gênero: documentário.
Produção: CGTN América (Grupo de Mídia da China).
Produtor Executivo: Jiang Heping e Zhang Xin.
Produtor Sênior: Zeng Siwei e Shen Jing.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 54 min.

ROBERTO CANÁZIO É DESLIGADO DA PARADISO FM



A crise econômica brasileira já era grave, mas com a pandemia do Covid-19, a tendência é piorar e por isso algumas empresas estão promovendo cortes em todos os setores, incluindo profissionais. A Rádio Sul América Paradiso FM do Rio de Janeiro anunciou a dispensa de Roberto Canazio, apresentador do ‘Manhã Paradiso’, e Maíra Charken, que estava no comando do ‘Hora do Blush’.
Roberto Canazio iria completar um ano de casa no dia 15 de abril, após ter ficado 12 anos na Rádio Globo, onde foi dispensado no início de 2019. “Resolvemos em comum acordo encerrar um ciclo que durou praticamente um ano. Quero deixar explícito o carinho de toda a direção da Paradiso”, contou Canazio.
Profissionais desligados pela emissora que funciona no Shopping Bossa Nova, no anexo ao Aeroporto Santos Dumont relataram que mais de vinte funcionários das áreas de conteúdo, marketing e comunicação foram desligados. Entre os dispensados está também o locutor Ernani Alves que apresentava o programa Rio Na Palma da Mão.

terça-feira, 24 de março de 2020

SBT DEVE ADIAR ESTREIA DE GLENDA DE REALITY SOBRE FUTEBOL



Inicialmente previsto para estrear em maio, o reality show Uma Vida, Um Sonho, que será apresentado por Glenda Kozlowski no SBT, deverá ter seu adiamento oficializado nos próximos dias. A emissora de Silvio Santos e a LCA Entertainments & Sports, que dividem a produção, estão em constante discussão para encontrar uma melhor saída sobre a data de início de exibição.
O adiamento deverá ser anunciado para a segunda quinzena de junho, mas ainda com possibilidade de discussão a depender dos avanços da pandemia pelo Brasil. O programa já estava sendo gravado desde fevereiro e tem material pronto para ir ao ar.
Glenda Kozlowski já foi avisada da situação e entendeu o fato. A apresentadora espera novos direcionamentos para gravações e possíveis viagens para fechar material.
Vale lembrar que o programa Uma Vida, Um Sonho é produzido no Rio de Janeiro integralmente —a fase de apresentação ao vivo também será lá. A decisão do SBT ocorreu para economizar custos, já que Glenda Kozlowski mora na capital fluminense. O deslocamento semanal para São Paulo seria muito caro.
Uma Vida, Um Sonho será exibido nas manhãs de domingo, disputando audiência com o Esporte Espetacular, da Globo, que Glenda apresentou por muitos anos na emissora carioca. O horário também ainda não foi fechado.
O reality show contará com a participação de 22 jovens, com idades entre 18 e 20 anos, que sonham com uma carreira no universo do futebol. O público e os treinadores serão os responsáveis por definir os vencedores em cada edição, ao vivo, e o grande campeão do reality terá a oportunidade de entrar em um clube da Europa.
Para o programa, o SBT também contratou os treinadores Joel Santana e Renê Simões como jurados da competição. Ambos, inclusive, têm mais de 60 anos e estão no grupo de risco do Covid-19. Procurado oficialmente, o SBT não se pronunciou até o fechamento.


ESPN BRASIL ANUNCIA RETORNO COM PROGRAMAÇÃO AO VIVO



Após anunciar, na última sexta-feira (20), a suspensão por tempo indeterminado de toda a sua programação ao vivo, a ESPN volta ao ar nesta segunda-feira. Através de suas redes sociais, o canal anunciou a exibição de duas edições diárias do SportsCenter, às 14h e 20h30, ambas com uma hora de duração.
Por conta da pandemia de coronavírus, a atração será realizada diretamente das casas dos apresentadores, repórteres e comentaristas. Vale lembrar que, além da ESPN, o SporTV e o Fox Sports também reduziram suas programações ao vivo por conta da covid-19.
“O jornalismo da ESPN Brasil volta a estar ao vivo para garantir conteúdo de qualidade para você, fã de esporte. A partir dessa segunda-feira serão duas edições diárias do SportsCenter (14h às 15h e 20h30 às 21h30). As edições realizadas diretamente da casa dos nossos apresentadores, repórteres e comentaristas. Com essa nova medida, seguimos tomando todas as providências necessárias para a prevenção à covid-19 e trazendo as principais informações do mundo esportivo!”, comunicou a ESPN em seu Twitter.

segunda-feira, 23 de março de 2020

CRESCE AUDIÊNCIA DE PROGRAMAS JORNALÍSTICOS E INFANTIS COM A QUARENTENA



A Kantar está trabalhando em uma série de análises da evolução da pandemia do coronavírus e seus impactos no Brasil e no mundo. Nesta sexta-feira, 20 de março, a empresa divulgou suas primeiras avaliações em relação ao consumo de vídeo – entre os principais insights, está a percepção de que a audiência vem aumentando a cada dia, com destaque para o aumento do consumo de jovens e crianças, e o incremento no consumo de conteúdos noticiosos.
Segundo identificado pela Kantar Ibope Media, mudanças nos hábitos e grades de programação resultaram em um aumento de 17% na audiência dos jornalísticos ao vivo e de 14% nos conteúdos infantis. Além disso, crianças e jovens estão vendo mais TV: entre o último sábado, 14, e a última terça, 17, a parcela de audiência correspondente às crianças entre quatro a 11 anos foi de nove para 21%; de 12 a 17 anos, de seis para 24%; e de 18 a 24 anos, de três para 10%.
De modo geral, a audiência da televisão no país segue crescendo. Na primeira semana do ano, os sábados registravam cerca de 16,4 milhões de pessoas vendo TV; enquanto no último sábado, 14, o número subiu para 16,8. Aos domingos, a mudança foi de 17,6 para 18,3 milhões; às segundas, de 17,7 para 18,7 milhões; e, às terças, de 17,4 para 19,6 milhões. Todos os dados comparam os mesmos dias da semana entre o início do ano e os últimos dias. O estudo afirma que o aumento de audiência tem acontecido em todos os países da América Latina de forma semelhante.
Uma vez que a recomendação geral é para que as pessoas permaneçam dentro de suas casas, é natural o aumento do consumo de vídeo em todos os seus formatos. A tendência é, ainda, que os índices continuem crescendo conforme medidas de restrições mais duras em relação à circulação de pessoas sejam tomadas.
Por fim, a pesquisa aponta ainda que nos últimos dez dias, as conversas no Twitter sobre o assunto representaram 72% de tudo o que foi falado sobre Covid-19 no ano no Brasil.

GOVERNO FEDERAL DECRETA IMPRENSA COMO SERVIÇO ESSENCIAL PARA COMBATER O NOVO CORONAVÍRUS




O Diário Oficial da União (DOU) deste domingo, 22, trouxe a publicação do Decreto 10.288/2020, que define as atividades e os serviços relacionado à imprensa como essenciais. São consideradas essenciais as atividades e os serviços relacionados à imprensa, por todos os meios de comunicação e divulgação disponíveis, incluídos a radiodifusão de sons e de imagens, a internet, os jornais e as revistas, dentre outros. A imprensa é apontada como um elemento chave no fornecimento de informações para combater a propagação do Coronavírus (covid-19).
Na última sexta-feira, 20, o governo federal publicou em edição extraordinária do Diário Oficial o Decreto 10.282/2020, estabelecendo, entre outras coisas, que telecomunicações e internet são considerados serviços de natureza essencial durante o período de crise do Coronavírus.
Liberdade de imprensa
O Decreto deste domingo atinge os veículos de comunicação públicos no âmbito federal, estadual, distrital e municipal, os veículos privados e pessoas físicas. As medidas previstas na Lei nº 13.979, de 2020, que trata da restrição de mobilidade social e estabelece a quarentena como medidas de contenção à propagação do Coronavírus (covid-19), deverão resguardar o exercício e o pleno funcionamento das atividades e dos serviços relacionados à imprensa, considerados essenciais no fornecimento de informações à população, e dar efetividade ao princípio constitucional da publicidade em relação aos atos praticados pelo Estado. O Decreto também preserva o princípio constitucional da liberdade de expressão.
Outro aspecto garantido no Decreto deste domingo é a não vedação à circulação de trabalhadores profissionais da imprensa, desde sejam adotadas todas as cautelas para redução da transmissibilidade da covid-19.
auvaro maia

domingo, 22 de março de 2020

EMPRESAS QUE PATROCINAVAM CLUBES CARIOCAS E MARACANÂ PEDE RECISÃO DE CONTRATO



A bola de neve causada pela crise da pandemia de coronavírus atingiu mais uma vez o futebol. No fim desta semana, o Azeite Royal, que patrocinava Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo e Maracanã, comunicou a todos da rescisão de contrato. É a primeira baixa neste tipo de parceria envolvendo os clubes cariocas.
Todos já foram notificados pela empresa a respeito da ruptura. Eduardo Giraldes, empresário, dono do Azeite Royal, confirmou a medida e explicou:
– Tomamos a decisão de rescindir com todos os clubes e também com o Maracanã até por tudo que estamos passando. Fizemos uma reunião de conselho e com o marketing. Os campeonatos estão parados e não temos porque manter esse investimento. Vamos focar nesta crise mundial com os supermercados, que são os que precisam desse tipo de ação. No momento, a prioridade é outra. A crise é para todos. Depois, sentamos e conversamos para um novo contrato.
Giraldes deixou claro que não há qualquer tipo de insatisfação com os clubes cariocas ou o Maracanã. Por outro lado, revelou não ter opção diante dos efeitos mesmo fora do esporte. A empresa tem fábrica e 80% da produção em Portugal.
– Não existe marketing no mundo melhor que o futebol, mas a situação vai além. Temos que entender o momento que o mundo está passando.
O contrato do Azeite Royal com o Flamengo para exibição da marca no calção em 2020 era de R$ 3 milhões. No Botafogo, a marca era exibida no espaço de patrocinador master. No Fluminense, na barra das costas. Já no Vasco podia ser vista nas costas, acima do número.
Giraldes deixou claro que não há qualquer tipo de insatisfação com os clubes cariocas ou o Maracanã. Por outro lado, revelou não ter opção diante dos efeitos mesmo fora do esporte. A empresa tem fábrica e 80% da produção em Portugal.
– Não existe marketing no mundo melhor que o futebol, mas a situação vai além. Temos que entender o momento que o mundo está passando.
O contrato do Azeite Royal com o Flamengo para exibição da marca no calção em 2020 era de R$ 3 milhões. No Botafogo, a marca era exibida no espaço de patrocinador master. No Fluminense, na barra das costas. Já no Vasco podia ser vista nas costas, acima do número.

ESPORTE INTERATIVO CRIA PROJETO CORRESPONDENTE EM QUARENTENA EM SEU PORTAL



O Esporte Interativo abriu um espaço em sua página na internet para que seus correspondentes falem um pouco da experiência de viver em quarentena por conta do novo coronavírus em países da Europa. As informações foram publicadas pelo NaTelinha.

O projeto foi chamado de Correspondentes em Quarentena em que o grupo utiliza os seis correspondentes que possui espalhados no Velho Continente para que eles contem um pouco da experiência individual que estão experimentando nos países do velho continente.

No episódio inaugural, a jornalista Clara Albuquerque contou como está sendo viver em quarentena por dez dias na Itália, país com mais mortes pelo coronavírus.

Já o segundo episódio foi voltado para a Espanha em que a correspondente Tati Mantovani contou como é viver há uma semana no país de Barcelona e Real Madrid em estado de emergência, com as pessoas podendo sair apenas para necessidades básicas nas ruas das cidades.


MIDIAEEESPORTE

GLOBO NEWS LIDERA AUDIÊNCIA NO SEGMENTO TV POR ASSINATURA



A cobertura especial dos desdobramentos do coronavírus com quase 12h de noticiário ao vivo no último domingo, 15, deu à GloboNews a 1ª colocação no ranking de TV por assinatura e a 4ª posição geral, ficando atrás apenas dos canais abertos Globo, SBT e Record (dados PNT). A liderança alcançada pelo canal de jornalismo se manteve durante toda a semana, fazendo com que a GloboNews se fixasse como o único canal de notícias no Top10 da TV por assinatura na semana. Na última quinta-feira (19), em um dia inteiro (06h às 05h59), quase 4 milhões de pessoas passaram pelo canal que colocou mais de 17 horas de jornalismo ao vivo no ar. Recorde dos últimos doze meses e número que representa mais que o dobro (139% de crescimento) de audiência em relação à média do mesmo dia da semana no ano.
Com o aumento do noticiário ao vivo e as mudanças dinâmicas na grade, os principais telejornais também têm tido expressivos crescimentos de audiência. Essa semana, o ‘Em Ponto’, ‘Edição das 18h’ e o ‘Em Pauta’ tiveram aumentos de até 86% quando comparados a média do mesmo dia da semana no ano. O ‘Jornal das Dez’ e o ‘Estúdio I’, com crescimentos de mais de 40%. Já o ‘Edição das 16h’, apresentado por Christiane Pelajo, teve impressionantes 176% de aumento quando comparada à média das quintas-feiras de 2020.
Cobertura especial neste final de semana
Para continuar mantendo o público que está em isolamento social informado, a GloboNews vai aumentar o noticiário ao vivo no fim de semana. Neste sábado, 21, a programação ao vivo vai triplicar de tamanho com o aumento do ‘Edição das 6h’, do ‘Edição das 18h’ e do ‘Jornal das Dez’. Ao todo, serão quase sete horas de jornalismo ao vivo.
Já no domingo, a cobertura vai durar seis horas seguidas. Das 18h à meia-noite, a GloboNews vai trazer em tempo real as informações e o panorama da pandemia no Brasil e no mundo com Leilane Neubarth, no Rio de Janeiro, Christiane Pelajo, em São Paulo e Heraldo Pereira, de Brasília, sempre em contato com especialistas, governantes e com o time de comentaristas e repórteres, do qual fazem parte Camila Bomfim, Nilson Klava, Gerson Camarotti, Demétrio Magnoli, Natuza Nery, Júlia Duailibi, Miriam Leitão e Marcelo Lins.
Campanha reforça sinal aberto da GloboNews e conteúdo em múltiplas plataformas
Desde o início da semana, a GloboNews está com o sinal aberto em todas as operadoras para ampliar o acesso à informação, e oferece ao público a possibilidade de acompanhar as transmissões ao vivo no Globosat Play e também no G1. Uma campanha de mobiliário urbano e mídia digital apresenta as múltiplas possibilidades de acesso ao conteúdo da Globonews, reforçando que o movimento está atrelado à importância de manter todos os brasileiros informados sobre o Coronavírus.

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