BLOG DO CLEANTO CARNEIRO

O SEU AMIGO CARNEIRINHO

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

AUMENTAR POTÊNCIA E LIBERAR PROPAGANDA PARA RÁDIO COMUNITÁRIA DESVIRTUAM MERDADO DA RÁDIO DIFUSÃO, DIZ ABERT



Tramitam no Congresso Nacional diversos projetos de lei que têm como objetivo alterar a legislação para as rádios comunitárias e educativas.
Dois desses projetos são do senador Hélio José (PROS-DF). O PLS 513/2017 prevê o aumento do limite de potência e da quantidade de canais em frequência modulada (FM) para o serviço de radiodifusão comunitária.
Já o PLS 27/2016 permite a veiculação de três minutos de propaganda por hora nas emissoras comunitárias.
A ABERT tem combatido firmemente propostas como as apresentadas pelo senador do DF e afirma que os dois projetos, juntamente com dezenas de outros no mesmo sentido, irão “desvirtuar o mercado de radiodifusão”.
O diretor geral, Luis Roberto Antonik, ressalta que o processo para obtenção de outorga de funcionamento de uma rádio comercial é demorado, burocrático e caro; já a licença para operar uma rádio comunitária ou educativa é sumária, simplificada e, o mais importante, gratuita.
"Essas propostas são oportunistas e irão desvirtuar o mercado de radiodifusão. Quando o Estado concede a concessão de algum bem do qual é proprietário a um particular, e esse vai explorá-lo com fins econômicos, ou seja, visando a obtenção de lucros, o governo cobra pela concessão, assim como é feito na telefonia celular, apenas para mencionar um exemplo.
Assim também é com o rádio e a televisão. No Brasil, existem quatro tipos de rádio. Três são concedidas a título gratuito, como as institucionais (Rádio Senado, Rádio Câmara) ou governamentais, educativas (universitárias) e comunitárias (pequenas emissoras que atendem a um bairro). A quarta, cuja concessão é paga, é a rádio comercial.
As três primeiras não podem veicular propaganda comercial (preço e produto), apenas institucional; já as emissoras comerciais podem veicular qualquer tipo de publicidade, mas nesse caso, é preciso pagar pela concessão", afirma Antonik.
O Brasil tem hoje quase 6 mil emissoras comunitárias. De acordo com Antonik, “a aprovação desses projetos irá equiparar as rádios comunitárias com as comerciais. O radiodifusor comunitário que quiser explorar propaganda e ter uma potência de transmissão alta, deve buscar uma concessão de uma rádio comercial com as mesmas regras e obrigações dos radiodifusores comerciais”, justifica.
"A falta de maturidade institucional prejudica os brasileiros. Primeiro, o esforço é para conseguir o bem, depois, tentam mudar as regras para adequá-las ao interessado", conclui.

FERROVIÁRIO MANTÉM BASE PARA COMPETIÇÕES EM 2018



O ano de 2018 promete ser dos mais agitados para o Ferroviário. Afinal, o time vai disputar terá o calendário movimentado pela disputa de quatro competições. A primeira parada do ano será o Estadual. O Tubarão na Barra entra na compeitção na condição de atual vice-campeão e busca emplacar mais uma boa campanha de destaque. Com uma certeza: a da base mantida. Dos 11 titulares do Estadual 2017, seis seguem no Ferrão para a próxima temporada.

Na defesa, o time segue com Batata como opção para a lateral-direita. Já a dupla de zaga deve ser a mesma que atuou no último Estadual, mesclando a experiência de Erandir com a juventude de Túlio, apontado como a revelação do último Campeonato. No meio, o volante Glauber é o remanescente do setor. Já no ataque, a dupla Mota e Valdeci foi mantida.

Da equipe vice-campeã em 2017, não fazem mais parte do elenco o goleiro Mauro, o lateral-esquerdo Jeanderson, além do volante Jonathas, além dos meias Mimi e Vitinho. Para repor as peças que perdeu, o Ferrão foi ao mercado e fez contratações. Para o gol, o clube fechou com Bruno Colaço, ex-arqueiro de Goiás e CRAC Catalão, sua última equipe. Para meio campo, uma das atrações é o volante Janeudo, ex-Guarani de Juazeiro. Já para reforçar a linha de frente, chegaram nomes como Valdo Bacabal e Luís Soarez, atacantes rodados no futebol nordestino.

Comandado por Vladimir de Jesus em 2017, o Ferrão agora é treinado por Carlos Rabello, que ano passado conquistou o acesso para a Série C do Brasileiro com o Juazeirense, da Bahia.

A estreia do Ferrão no Estadual 2018 está marcado para o dia 10 de janeiro, contra o Iguatu, as 21h30min, no estádio Morenão, na cidade de Iguatu.
    
BRUNO BALACÓ

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

CBN/OPOVO: COMPLETA O QUARTO ANO DE RETORNO NO DIAL AM E FM



A CBN/O POVO AM 1010 e 95,5 FM de Fortaleza está completando o quarto ano da sua volta ao dial da capital cearense. A afiliada da rede jornalística do Sistema Globo de Rádio voltou ao dial AM, substituindo a então afiliada da rede liderada pela Rádio Globo AM 1100 de São Paulo e Rádio Globo AM 1220 FM 98.1 do Rio de Janeiro. 

Desde a saída da Rádio Globo, a CBN voltou a ter transmissão simultânea em AM e em FM (CBN/O Povo, como é conhecida), fato que foi interrompido em dezembro de 2012. Entre junho de 2006 e junho de 2012, a rede popular em AM contou com os trabalhos da extinta Rádio Globo AM 620, estação que desde a saída da marca do Sistema Globo de Rádio opera localmente como rádio Assunção AM e é afiliada à Rádio Bandeirantes AM 840 FM 90.9 de São Paulo.

Apesar de ser nacional, o projeto CBN conta com intenso trabalho local em Fortaleza, com destaque para o departamento de jornalismo da CBN que atua em 95.5 FM e para os 1010 AM. Com o trabalho local, o nome do grupo foi incorporado à marca nacional, ficando conhecida como CBN/O Povo.

No segmento jornalístico, a CBN/O Povo conta com a forte concorrência da BandNews FM 101.7 de Fortaleza. A emissora também tem forte atuação local, além de fazer a transmissão nacional da rede.

COLABORAÇÃO: TUDORÁDIO

FORTALEZA OFICIALIZA A CONTRATAÇÃO DO ZAGUEIRO DIEGO JUSSANI


O Fortaleza Esporte Clube oficializa a contratação do zagueiro Diego Jussani. Atleta de 30 anos, 1,89cm, atuou a última temporada pelo Guarani de Campinas, realizando 51 jogos e marcando 4 gols. 

Diego Jussani, além do Guarani, esteve atuando pelos seguintes clubes: CRB, São Bernardo, ABC, Joinville, Bahia e Ponte Preta. 
Fortaleza, com Diego Jussani, efetiva sua nona contratação: Derley (volante), Edinho (meia), João Henrique (meia), Léo Natel (atacante), Gustavo (atacante), Gérman Pacheco (meia atacante), Alan Mineiro (meia) e Roger Carvalho (zagueiro), foram jogadores já oficializados pelo clube. 

Ficha Técnica: 

Nome: Diego Jussani 
Posição: zagueiro 
Natural: Americana (SP) 
Nascimento: 07/09/1987 
Idade: 30 anos 
Altura: 1,89cm 
Peso: 85kg 

Clubes: CRB, São Bernardo, ABC, Joinville, Bahia e Ponte Preta.


FEC 


FERROVIÁRIO ENCARA A EQUIPE DO PARAIPABA EM AMISTOSO DE PREPARAÇÃO



Antes de liberar o elenco para a folga de Natal, o Ferroviário tem compromisso marcado no próximo sábado, dia 23. Nesta data, o Ferrão tem amistoso marcado contra o Paraipaba. O duelo será realizado as 16h30min, no estádio municipal de Paraipaba, cidade a 93km de Fortaleza. 

A partida será uma oportunidade de o técnico Carlos Rabello testar uma formação visando o início da temporada 2018, em que o time disputará quatro competições: Campeonato Cearense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Campeonato Brasileiro. 

Reforços como o goleiro Bruno Colaço, o volante Janeudo e o atacante Luis Soarez devem entrar em campo, assim como remanescentes de 2017, como o zagueiro Erandir e o atacante Valdeci. 

A estreia do Ferrão na temporada 2018 está marcado para o dia 10 de janeiro, contra o Iguatu, as 21h30min, no estádio Morenão, na cidade de Iguatu, em jogo válido pela abertura do Estadual.  

opovo

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

FLEXIBILIZAÇÃO DA VOZ DO BRASIL: POR MAIS UM ANO FICA SEM VOTAÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS



O Projeto de Lei que prevê a flexibilização da transmissão do programa A Voz do Brasil ficou fora da pauta de discussão da Câmara dos Deputados neste ano. A sessão legislativa de 2017 será encerrada nesta sexta-feira (22) e o projeto não será discutido neste ano.



O Projeto de Lei 595/2003 - que dispõe sobre a obrigatoriedade de emissoras de radiodifusão transmitirem o programa oficial dos Poderes da República – está sem movimentação na Câmara dos Deputados desde julho do ano passado. A última tramitação do projeto foi a inclusão na pauta de votação do dia 6 de julho de 2016, quando deixou de ser apreciada pela “falta de tempo” dos parlamentares.

A última tramitação de flexibilização do horário de transmissão da Voz do Brasil foi pela Medida Provisória 742/16, que permitiu a mudança da transmissão devido a disputa dos Jogo Olímpicos no Brasil. O último dia de vigência da norma foi 22 de novembro de 2016.

O assunto foi tema de debates durante os congressos de radiodifusão realizados pelo Brasil. A Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) elaborou a Carta de Canela no 24º Congresso Gaúcho de Emissoras de Rádio e Televisão, realizado em outubro, em Canela, na Serra Gaúcha, que, entre outros assuntos, solicita a votação e aprovação do projeto que flexibiliza a transmissão da Voz do Brasil.

Em setembro, presidente da Rádio Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte, Emanuel Carneiro, aproveitou a sessão solene que a Câmara dos Deputados realizou em comemoração ao aniversário da emissora para pedir a flexibilização do horário de veiculação da A Voz do Brasil. “Todas as rádios param a partir das 19 horas. Estamos em uma luta intensa para que ‘A Voz do Brasil’ possa ser transmitida em horários alternativos”, afirmou. Segundo Carneiro, a mudança possibilitará uma prestação de serviço melhor para a população.

AGERT

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

VALDO BACABAL ESPERA MARCAR SEU NOME NO FERROVIÁRIO


Nas últimas semanas o preparador físico, Kelmo Bonatto, trabalhou bastante para colocar todo o elenco do Ferrão em condições para iniciar os trabalhos com bola. Já nos primeiros treinos realizados pelo técnico Carlos Rabello, o destaque no ataque do Ferroviário foi o atacante Valdo Bacabal.
O atacante chama atenção pela velocidade, força e muita vontade nos treinamentos, Bacabal agradece pela chance que recebeu e espera realizar um bom trabalho com a camisa do Ferrão em 2018 “estou feliz pela oportunidade que o Ferroviário está me concedendo, um Clube muito grande, a gente tem que respeitar a história. Espero fazer história aqui como em outros clubes que já passei, vou dar o máximo para conseguir o resultado dentro de campo.”, afirmou.
Bacabal é um exemplo de garra e dedicação nos treinamentos, marcando gols nos jogos-treinos que o Tubarão da Barra vem realizando, o atacante espera fazer o mesmo quando as partidas começarem “Fazer gols, ajudar meus companheiros, se não fizer deixar eles na cara do gol. O importante é o resultado, no futebol é assim.”, comentou.
O atacante destaca o bom relacionamento com todos da equipe, que espera por bons resultados nas partidas e ressalta a importância do Ferroviário voltar para o lugar de onde nunca deveria ter saído “A equipe está bem, fui bem recebido por todos, estou muito feliz. A expectativa é que quando comece os jogos possamos ganhar e colocar o Ferroviário onde ele merece.”, finalizou.
Os jogadores voltam a treinar na manhã desta segunda-feira, às 8h30, no Estádio Elzir Cabral.
FAC

RADIALISTAS: AULA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RADIODIFUSÃO OU INTERESSADOS INICIARÁ EM JANEIRO 2018

Os novos módulos do curso de pós-graduação a distância de Gestão em Radiodifusão 2018 da Uninter começam no dia 22 de janeiro.
Planejamento estratégico empresarial, Lei de Incentivo e outras fontes de financiamento a projetos para radiodifusão, Gestão de recursos humanos e o Direito do Trabalho, gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes são algumas das 12 matérias aplicadas no curso online, que tem a parceria da ABERT, da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) e da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp).
Com o curso, quem já possui graduação receberá o título de especialista. Para profissionais não graduados, o curso é equivalente a uma extensão e, neste caso, o aluno pode cursar apenas as matérias de interesse. As disciplinas da pós-graduação também são oferecidas de forma isolada, como cursos de curta duração.
De acordo com o diretor da escola de Gestão de Comunicação e Negócios da Uninter, Elton Schneider, o curso “é um importante mecanismo para aperfeiçoamento dos profissionais que atuam neste setor e que ainda não têm uma graduação”.
O curso online tem duração de 12 meses e pode ser pago em até 18 meses. As emissoras interessadas podem adotar o sistema de permuta, com a troca por mídia publicitária. Schneider prevê uma ampliação na parceria com as emissoras de rádio e televisão criando, nas emissoras interessadas, um novo espaço de laboratório prático para os alunos que teriam a oportunidade de vivenciar na prática seu futuro campo de trabalho.
As inscrições para os próximos cursos já estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.uninter.com/radiosparceiras. O aluno pode se inscrever sempre no início de cada matéria.

domingo, 17 de dezembro de 2017

BANDNEWS FM CRAVA SUA MELHOR MARCA DE AUDIÊNCIA PELA MANHÃ, JOVEM PAN CONTINUA LIDERANDO

O meio rádio apresentou leve queda na média de ouvintes por minuto no universo no período da manhã (06-10h), o que também afetou as maiores audiências do formato jornalismo, que acompanharam essa tendência. Isso ajudou a manter inalterada as posições ocupadas entre as concorrentes na chamada “faixa nobre do jornalismo no rádio”, que é o período da manhã.

A Jovem Pan AM 620 FM 100.9 continua sozinha na liderança do jornalismo entre as 06-10h, situação também defendida com certa facilidade no período seguinte (10h-12h), apesar da diminuição do teto de audiência nessas duas faixas. CBN FM 90.5 AM 780 e Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 também acompanharam a tendência do formato, mas seguem isoladas em suas posições e com médias expressivas.

A novidade ficou por conta da BandNews FM 96.9. A emissora manteve a sua trajetória de alta no período da manhã e cravou a sua melhor marca histórica de audiência, superando os 117 mil ouvintes por minuto durante o horário do âncora Ricardo Boechat (07h30 às 09h30). O resultado posiciona a BandNews FM bem próxima de sua irmã de grupo, a Rádio Bandeirantes.

Vale lembrar que o meio Rádio vinha de alta na pesquisa passada, isso no período da manhã (06-10h).

100 mil

A consolidação do crescimento da BandNews FM gerou outro quadro positivo para o jornalismo radiofônico em São Paulo. Entre 07h30 e 09h30, considerado o principal período do formato, as quatro principais estações desse gênero estão com médias bem superiores a marca de 100 mil ouvintes por minuto, isso de segunda à sexta-feira. 
O período também registra o maior volume médio da audiência jornalística na Grande São Paulo, através do índice obtido pela Jovem Pan durante o Jornal da Manhã (próxima dos 160 mil ouvintes por minuto entre 07h30 e 09h30).

Na volta para casa

A queda do meio Rádio também afetou o período da tarde (e início de noite, faixas das 17h e 18h), mas as movimentações não alteraram a composição das concorrentes no formato jornalismo, horários que seguem com a Jovem Pan isolada na liderança do gênero. 

Quem ignorou a tendência de oscilação negativa do meio no período da tarde foi a CBN, rádio que apresentou um bom avanço na faixa das 17h, o que reposicionou a emissora na vice-liderança do gênero neste horário. Também foi observada uma leve oscilação positiva no índice da BandNews FM na faixa das 18h.

Recortes?

O panorama descrito nesta matéria é baseado em períodos da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media, recortes de segunda à sexta-feira das 06h00 às 10h, 17h00 às 19h00 e das 20h00 às 21h00 (Grande São Paulo, trimestres ago-out/2017 e o set-nov/2017).

AM+FM?


A soma das audiências AM e FM no segmento é comum pelo mercado, considerando que as principais rádios do segmento jornalístico contam com transmissões simultâneas nas duas faixas. Em São Paulo isso acontece com rádios como Jovem Pan AM 620 FM 100.9, CBN FM 90.5 AM 780 e Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840. A BandNews FM 96.9 é a única concorrente “só FM” entre as “news”.  O mesmo ocorre na “faixa esportiva”.

No Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em Porto Alegre também ocorre a soma das faixas para destacar o desempenho de atrações importantes das rádios que possuem transmissões simultâneas.

tudoradio

Topo