Líder da Série B, o Fortaleza vai até Sorocaba-SP para, às 16h30 desse sábado (9), enfrentar o São Bento-SP. Os dois times, até aqui, possuem campanhas espelhadas. O Fortaleza, com sete vitórias e dois empates, e o São Bento com duas vitórias e sete empates. Mesmo invictos, as equipes possuem objetivos diferentes na partida. O Tricolor busca disparar na liderança e abrir vantagem em cima do quinto colocado, enquanto o São Bento, em nono, busca o reencontro com as vitórias, após quatro empates seguidos, e colar nos clubes que brigam para entrar no G-4.
Para o confronto, Rogério Ceni pode poupar alguns jogadores. Após a partida contra o Sampaio Corrêa-MA, vencida pelo Leão por 2×0, o treinador sinalizou possíveis mudanças para a sequência de dois jogos fora de casa. No primeiro, empate por 0x0 contra o Vila Nova-GO, Rogério colocou o time titular completo para jogar e, de certa forma, surpreendeu. A equipe, porém, mostrou sinais de cansaço na partida, sendo pressionada até o fim pelos mandantes e, mesmo assim, segurando o resultado.
Com isso, é de se esperar que Ceni rode o time. Algumas sinalizações dessas mudanças já foram feitas na última partida. Felipe pode entrar o lugar de Jean Patrick, que passa por fase de desconforto muscular e foi substituído no segundo tempo. Outra mudança no segundo tempo contra o Vila Nova que pode se repetir no time titular de sábado, é a saída do camisa 10 Dodô para a entrada de Minho. Com isso, Marlon seria recuado para sua posição de origem, jogando mais pelo meio. Além de Minho, Marcinho também é opção para substituir Dodô. Rogério faz mistério sobre a equipe que vai à campo.
Outro lado
O São Bento busca reencontrar o caminho das vitórias com o apoio de sua torcida. Para o confronto, a equipe não contará com o lateral-esquerdo Paulinho, que cumprirá suspensão automática após levar o terceiro cartão amarelo. O setor gera preocupação para o treinador Paulo Roberto Santos, uma vez que a outra opção para a posição, Marcelo Cordeiro, se recupera de lesão e ainda é dúvida para o jogo de sábado. Assim, é possível que a camisa 6 do Azulão vista um jogador improvisado para a partida.
Um fator que anima o lado do São Bento para a partida é a ascensão do atacante Ronaldo, que veio para substituir Zé Roberto, negociado com o futebol da Coreia do Sul. Na estreia como titular na equipe, contra o Boa Esporte, em Varginha-MG, o novo camisa 9 marcou dois gols e, só não teve final mais feliz pelo gol sofrido nos últimos minutos, que decretou o sétimo empate da equipe na competição. Vale ressaltar que Ronaldo já teve breve passagem pelo Fortaleza no ano de 2015. Assim, a torcida do São Bento pode esperar a “Lei do Ex” entrar em ação. Não deverá ser uma tarefa das mais simples, já que o Fortaleza tem a melhor defesa do Campeonato, com apenas quatro gols sofridos.
Únicos entre 60
Além de estarem invictos na Série B, São Bento e Fortaleza são os únicos clubes nas três principais divisões do Campeonato Brasileiro que ainda não foram derrotados. Esse será o primeiro jogo oficial entre as duas equipes, que, mesmo subindo da Série C para a B no ano passado, não se enfrentaram naquela oportunidade.
VERDINHA