Na estreia do técnico Marcelo Chamusca o Ceará não tomou conhecimento do Oeste, até então a melhor defesa da Série B. Jogando melhor do que adversário desde o primeiro minuto, o Alvinegro fez 3 a 0 na partida que foi disputada na tarde deste sábado, 24, no estádio Presidente Vargas, válida pela 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Escalado com Ricardinho e Pedro Ken no meio-campo desde o início, o Ceará deixou claro que teria todas as iniciativas ofensivas do confronto. Raul e Richardson, os volantes, também ajudavam ofensivamente e, assim, os atacantes Magno Alves e Roberto não ficavam isolados.Defensivamente o trabalho tático de Chamusca ficou evidente. Mais organizado, o time se postou no esquema 4-1-4-1 e o Oeste pouco incomodou o goleiro Everson.
O primeiro gol saiu dos pés de Ricardinho, aos 18 minutos. O jogador bateu escanteio, Pedro Ken deixou a bola passar e o zagueiro Valdo marcou usando o pé direito. O segundo tento saiu quatro minutos depois. Raul escapou pela ala direita e seu passe achou Pedro Ken em ótima condição para vencer o goleiro Rodolfo.
Com a vantagem construída cedo, o Ceará diminuiu o ritmo e passou se posicionar esperando um contra-ataque para ampliar o marcador. E a oportunidade surgiu aos 42 minutos, depois de mais uma jogada que começou pelo lado direito com Roberto e Pedro Ken. Depois do bate e rebate, Rafael Carioca ficou com a sobra, ganhou da zaga e acertou lindo chute.
No segundo tempo o Ceará voltou disposto a controlar o jogo sem correr riscos. E foi o que ocorreu, já que defensivamente o time se manteve seguro. Chances reais para ampliar apareceram aos 21 e aos 26 minutos, com Ricardinho. Em ambas o goleiro Rodolfo evitou. Marcelo Chamusca também fez alterações. Saíram Roberto, Pedro Ken e Rafael Carioca para as entradas de Cafu, Rafinha e Pio. O panorama da partida, entretanto, não foi modificado, mesmo com a expulsão de Erick Luis, do Oeste.
No mais, a equipe administrou com inteligência e correção uma vitória importante em casa para subir até a sexta colocação da tabela, com 14 pontos e saldo positivo de três gols. (Fernando Graziani)