O Senado promoveu sessão especial, nessa quinta-feira (17), para homenagear o Fortaleza Esporte Clube, atual campeão brasileiro da série B, no transcurso do centenário de sua fundação. A comemoração, solicitada pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE), foi realizada, hoje, às 16h, no Plenário da Casa.
A abertura da sessão foi realizada pela funcionária Toinha, que por 49 anos, trabalha no Fortaleza Esporte Clube, depois o Presidente do Tricolor, Marcelo Paz, discursa, falando dos componentes da imprensa presentes, como Alano Maia, Júlio Sales, Paulo Santiago, Océlio Pereira, Jorge Telmo dentre outros, e enaltece a torcida leonina, fala dos recordes de público do Cearense, em 2019 e o quarto do Brasil, de Rogério Ceni, do Centro de excelência. Após a fala do Marcelo, o Senador e radialista Jorge Kajuru, comenta que não vai ser cobrado das emissoras de rádios, os direitos de transmissão esportiva. O Presidente da APCDEC, Alano Maia, também fez uso da palavra, nessa homenagem solene, dentre outros.
Em sua justificativa, o senador, que foi presidente do Fortaleza em 2017, ressalta um pouco da importância do clube esportivo. Fundado em 18 de outubro de 1918, por Alcides Santos, esportista cearense, o clube, sediado na capital, leva grandes públicos aos estádios cearenses. Além do futebol, o Fortaleza é tradicional em outros esportes como handebol feminino e masculino, basquete e futsal.