BLOG DO CLEANTO CARNEIRO

O SEU AMIGO CARNEIRINHO

sábado, 24 de fevereiro de 2018

RADIALISTA PAULINHO KAWASAKI DA LIDERANÇA FM DE JUAZEIRO DO NORTE É ESFAQUEADO EM ASSALTO PRÓXIMO AO SHOPPING CARIRI GARDEN


O radialista Paulo Esmerino Lopes Filho, de 52 anos, o "Paulinho Kawasaki", foi lesionado com cinco golpes de faca durante um assalto por volta das 22h30min desta sexta-feira nas imediações do Cariri Garden Shopping. Ele trabalha na Rádio Liderança FM Cariri, que funciona naquela central de vendas, apresentando um programa matinal das 9 horas ao meio dia.

Ontem à noite se demorou um pouco mais na emissora fazendo umas gravações e outros trabalhos quando saiu após às 22 horas e foi apanhar o seu carro que se encontrava estacionado na Rua Raimundo Homem na lateral do Shopping. Paulinho não percebeu que estava sendo seguido e, ao se aproximar do veículo, foi abordado por uma pessoa armada com uma faca e anunciando o assalto.

Ninguém testemunhou e a polícia não soube informar se houve reação por parte do comunicador o qual terminou lesionado com cinco facadas pelo acusado que roubou o seu aparelho celular. Paulinho foi socorrido às pressas e submetido a uma bem sucedida cirurgia no Hospital Regional do Cariri que teve duração de quatro horas quando recebeu duas bolsas de sangue devido ao que perdeu ante as perfurações.

O comunicador se encontra em observação na UTI num quadro clínico que inspira cuidados. Logo mais será submetido a uma bateria de exames para uma reavaliação por parte da equipe médica. Paulinho Kawasaki é bastante conhecido no Cariri e na capital cearense. Em Fortaleza ele trabalhou em diversas emissoras e, em nossa região, atuou nas rádios Princesa FM de Crato, Tempo FM de Juazeiro e está na Liderança FM antiga Rádio Iracema.


Por Demontier Tenório
 

RÁDIO NOS ESTADOS UNIDOS CONTINUA LIDERANDO TODAS AS PLATAFORMAS




O rádio parece viver uma nova “era de ouro” mesmo com o crescimento expressivo das opções de como consumir áudio em todo o planeta. Segundo o mais recente levantamento realizado pelo Nielsen, instituto que mede audiência e padrões de consumo nos Estados Unidos, o rádio AM/FM continua na liderança entre todas as plataformas de mídia, mantendo os 93% de pesquisas anteriores. Isso posiciona o rádio norte-americano à frente da televisão, smartphones, computadores, entre outros dispositivos. Acompanhe o panorama:
A conclusão sobre o desempenho do rádio é relacionada ao segundo quarto de 2017, do levantamento “Comparable Metrics Report”. O estudo aponta que “o rádio continua a ser o melhor caminho para alcançar os consumidores em todas as plataformas de mídia”, segundo o relatório do Nielsen. A cada semana, mais norte-americanos consumem o rádio (AM e FM) do que assistem televisão ou usam smartphones, tablets ou computadores. 

O estudo também destaca que o “streaming de áudio” também oferece ao público mais maneiras de consumir o meio rádio. Em números, o rádio AM /FM continua a atingir mais pessoas a cada semana do que qualquer outro meio de mídia nos Estados Unidos, resultando 228,5 milhões de adultos (18 anos ou mais), superior aos 216,5 milhões para a televisão, 204 milhões para aplicativos / web em celulares e 127,6 milhões para vídeos em um smartphone. 


TUDORÁDIO

REPÓRTER ALUÍSIO LIMA EM ENTREVISTA COM O TÉCNICO ROGÉRIO CENI ADIANTOU QUE OSVALDO NÃO JOGARÁ CONTRA O FERROVIÁRIO




Não será desta vez que Osvaldo vai reestrear no Fortaleza. Em entrevista exclusiva ao radialista Aluísio Lima, da Rádio Assunção, o técnico Rogério Ceni adiantou que o atacante não será relacionado para o clássico contra o Ferroviário, no domingo (25). 

Na avaliação do treinador, Osvaldo ainda não está pronto para entrar em campo e precisará de mais alguns dias para obter melhor condicionamento físico. Sem entrar atuar desde novembro do ano passado, ainda quando estava vestindo a camisa do Sport-PE, Osvaldo foi integrado ao grupo do time do Pici na terça-feira, 20, e desde então treina com o restante do elenco. O jogador foi regularizado e teve seu nome divulgado no Boletim Informativo Diário (BID).

Sem Osvaldo, o Fortaleza deve ter opções ofensivas par ao duelo contra o Ferrão, marcado para este domingo (25), as 17h, no estádio Presidente Vargas, os seguintes jogadores: Gustavo, Alípio, Léo Natel, Edinho, Alan Mineiro e Wesley.

NETO RIBEIRO

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

ANDREA SADI ESTREARÁ NA CBN



Jornal da CBN 1ª Edição, apresentado por Milton Jung, ganhará reforços de peso em seu time de comentaristas na próxima semana. A partir de segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a jornalista Andréia Sadi apresentará o quadro “Que semana é essa?”. No programa, que vai ao ar toda segunda-feira diretamente de Brasília, a repórter da GloboNews vai tratar dos assuntos que mobilizam a opinião pública no país e no mundo e também dos bastidores da semana na capital federal.
Já a partir de sexta-feira, dia 2 de março, a apresentadora e comentarista da GloboNews Natuza Nery assume o quadro “Sexta Básica”, que fará um balanço dos principais fatos políticos da semana. Sempre às sextas-feiras, às 8h.
A chegada de Sadi e Nery completa o time do Jornal da CBN, que vai ao ar logo após o Repórter CBN. A cada dia da semana um comentarista ocupa a faixa horária mais nobre do rádio com quadros especiais: nas segundas-feiras, “Que semana é essa?”, com Andreia Sadi; às terças e quintas, Sergio Abranches fala sobre meio ambiente no quadro “Ecopolítica”; às quartas, Walter Maierovitch apresenta “Justiça e Cidadania” com discussões e temas ligados a conflitos internacionais, combate ao terrorismo, crime organizado, direitos humanos e civilidade; e às sextas-feiras, “Sexta Básica” com Natuza Nery.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

ABERT DIVULGA RELATÓRIO SOBRE VIOLAÇÕES À LIBERDADE DE EXPRESSÕES




A ABERT divulgou, nesta quarta-feira (21), os casos de assassinatos, agressões, ameaças, intimidações, censura e ataques aos jornalistas e veículos de comunicação que aconteceram em 2017. O Relatório ABERT sobre Violações à Liberdade de Expressão no Brasil registrou um caso de assassinato de jornalista e 82 de violência não-letal, que envolveram pelo menos 116 profissionais e veículos de imprensa.

Para o presidente da ABERT Paulo Tonet Camargo os números apresentados continuam mostrando que há uma incompreensão da atividade jornalística no Brasil. “Além dessa falta de compreensão do trabalho exercido pela imprensa, há a questão da impunidade e a pouca eficiência do sistema punitivo do Brasil. São crimes que têm grande relevância social, muita visibilidade, e os casos não são solucionados, ficando o criminoso sem punição. Essa situação chega a ser um convite à agressão ao jornalista”, disse.

Em relação ao ano de 2016, houve redução de 50% no número de assassinatos e 52,32% nos casos de violência não-letal. “A redução é válida, mas isso não significa que devemos comemorar. Enquanto tiver um jornalista assassinado, nós temos que repudiar com veemência. Já neste ano, em dois meses, tivemos dois casos de profissionais da comunicação assassinados”, afirmou Tonet.

As agressões físicas, que vão desde socos e pontapés a disparo de arma de fogo ou de bala de borracha, continuam sendo a principal forma de violência não-letal: foram 35 casos relatados (42,68% do total) em 2017, envolvendo pelos menos 59 jornalistas. Os principais alvos foram os profissionais de TV, jornal e rádio. Já os autores das agressões foram, principalmente, os ocupantes de cargos públicos. Em seguida, estão populares e parentes dos alvos das reportagens.

Outra preocupação apontada pelo presidente da ABERT é que o Brasil, mesmo sendo um país democrático e com instituições fortes, figura ao lado de países onde não há democracia nem imprensa livre. “Nós vivemos num país com democracia efetiva, com instituições públicas fortes, não é razoável que se tenha os números que vemos nesse relatório”, disse Tonet, ao citar levantamento da ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF), que coloca o Brasil na posição de número 103 no ranking de liberdade de imprensa.

As ameaças respondem por 12,19% do total e merecem especial atenção, já que muitos casos não são relatados ou são minimizados por parte das vítimas. As decisões judiciais também estão registradas no Relatório ABERT sobre Violações à Liberdade de Expressão, mas não estão contabilizadas como violência não-letal. Em 2017, houve um aumento de 11,11% dos casos em relação ao ano anterior.

“Esse aumento é preocupante. Recorrer à justiça é um direito de todos. Nós temos muitos casos de decisões de juízes de primeira instância que violam o sigilo da fonte, que violam o princípio básico do jornalismo, tentando quebrar o sigilo. Mas felizmente, todas as tentativas de violações têm sido revisadas nos tribunais superiores,” concluiu o presidente da ABERT.



Com informações da ABERT

CEARÁ VENCE LONDRINA E AVANÇA NA COPA DO BRASIL



Foi no sufoco, com direito a festival de chances perdidas e gol aos 49 minutos do 2º tempo, mas o Ceará conseguiu sua classificação à 3ª fase da Copa do Brasil. E com muito mérito, diga-se agora, o Ceará vai enfrentar o Atlético Paranaense, que se classificou após bater o Tubarão/SC por 5 a 4. O primeiro jogo será na Arena da Baixada e a decisão, no Castelão. Os duelos têm como data o dia 28 de fevereiro (ida) e 14 de março (volta).Ontem, mesmo jogando fora de casa, o Alvinegro foi superior ao Londrina durante o jogo praticamente todo e conseguiu superar ainda erro grave de arbitragem para vencer por 2 a 1, de virada, e selar sua vaga na etapa seguinte da competição.
Ontem, mais uma vez, o time do técnico Marcelo Chamusca mostrou grande comprometimento tático para cumprir a estratégia traçada pelo comandante. Além disso, teve força para superar erro da arbitragem que prejudicou o Alvinegro, ao validar gol irregular de Carlos Henrique aos 26 minutos do primeiro tempo - o atacante estava em posição de impedimento.
Mesmo atrás no placar, o Ceará, que já era melhor no jogo antes do gol, não se desorganizou. O time fazia bom jogo, mas teve a vida facilitada por um personagem determinante na peleja de ontem: o volante Germano.
Um minuto depois, Germano foi expulso e deixou seu time com um jogador a menos. Era do que a equipe cearense precisava para aplicar cerca de 30 minutos de intensa pressão, com ataques por todos os lados.O capitão do Tubarão perdeu pênalti aos 42 minutos da etapa inicial, desperdiçando a oportunidade de colocar o Londrina com vantagem de 2 a 0. Foi o combustível de que o Vovô precisava para, na segunda etapa, encurralar o time paranaense em busca do empate, que veio com Juninho, em bela cobrança de falta, as 22 minutos.
Felipe Azevedo, Andrigo, Juninho, Elton, Roberto, Pio... Quase todos os alvinegros finalizaram insistentemente, mas pecavam na pontaria ou paravam no goleiro César. O que eles não sabiam ainda era que a solução viria do banco de reservas.
O jovem Arthur entrou aos 40 minutos e, nove minutos depois, de cabeça, marcou o gol da classificação. O 5º dele na temporada, que o isolaram na artilharia do clube em 2018.

FICHA TÉCNICA
COPA DO BRASIL
Londrina
4-4-2: César; Matheuzinho, Dirceu, Del’Amore e Igor Miranda (Felipe); Moisés, Germano, Marcinho e Rodrigo Figueiredo (Anderson Oliveira); Miullen (Rômulo) e Carlos Henrique Técnico: Ricardinho
Ceará
4-2-3-1: Éverson; Pio, Valdo, Luiz Otávio e Rafael Carioca; Richardson e Juninho; Andrigo (Luidy), Wescley (Roberto) e Felipe Azevedo (Arthur); Élton
Técnico: Marcelo Chamusca
Gols: 26MIN/1T - Carlos Henrique recebe na área, em condição irregular, e manda para o gol de perna direita
20MIN/2T - Juninho cobra falta na entrada da área com categoria e empata
49MIN/2T - Rafael Carioca cobra escanteio na cabeça de Arthur, que vira o jogo.
Local: Estádio do Café, em Londrina-PR
Data: 21/2/2018
Árbitro:Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Edson Antonio de Sousa (GO)
Cartões Amarelos: Germano (L), Elton (C) e Pio (C)
Cartão Vermelho: Germano (L)
Público: 2.225 (1.929 pagantes)
Renda: R$ 36.467


ANDRÉ ALMEIDA

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

O NARRADOR ANASTÁCIO DE CASTRO RETORNA À RÁDIO CIDADE 860, NA EQUIPE ESPORTIVA COMANDADO POR JOTA EGITO



A equipe Agito Esportivo, comandada pelo narrador esportivo Jota Egito, da Rádio Cidade Am 860, assina contrato com o renomado Anastácio de Castro, que retorna ao grupo. 

No facebook do Jota Egito:

"Alô galera!!! Xá comigo!!! Anastácio de Castro (Bom caráter e excelente narrador esportivo), assina contrato com a Equipe Esportiva AGITO... Sucesso e grandes jornadas na emissora líder de audiência em todo nordeste... Vai iniciar o trabalho no domingo..."

Boa sorte ao grande Anastácio de Castro.

RADIALISTA E SÓCIO FUNDADOR DO SINDRÁDIO-CE, ADERSON MAIA, SAI DA UTI E REALIZARÁ CIRURGIA, AMANHÃ QUARTA-FEIRA, DIA 21

Encontra-se internado o Radialista e Sócio Fundador do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará, professor Aderson Maia.

O nobre Radialista saiu da UTI e realizará uma cirurgia, amanhã, quarta-feira em  Fortaleza.

Ele informa que:
"Aos meus amigos, comunico que hoje deixei a UTI, e quarta-feira dia 21 estarei sendo operado novamente. Continuo no hospital. É a vontade de Deus. um abraço a todos".

O presidente atual do Sindicato dos Radialistas, o Jornalista Edilson Alves, informa:
 "que esteve hoje no hospital fazendo uma visita ao amigo Aderson. Amanhã passará por intervenção cirúrgica e com ajuda de Deus irá dar tudo certo."

Radialistas, professores e o coordenador do curso de Radialistas se solidarizam e oram pelo restabelecimento da saúde do nobre Radialista. 

Aderson Maia, que no próximo dia 09 de Março completará 81 anos, já foi presidente da FENARTE-Federação Nacional dos Radialistas, APCDEC e ABRACE.







RÁDIO ABSOLUTA DO RIO DE JANEIRO ADQUIRE DIREITOS DA COPA DO MUNDO



O radio esportivo de Campos dos Goytacazes está garantido na Copa do Mundo: A Rádio Absoluta 1470 AM adquiriu junto ao Grupo Globo, os direito de transmissão dos jogos do Mundial de Seleções, que acontecem em junho deste ano, na Rússia.
A confirmação veio através do diretor da emissora, André Freitas, durante o programa “Absoluta nos Esportes”.  A Absoluta transmitiu toda a caminhada da Seleção Brasileira nas eliminatórias, disputadas entre 2015 e 2017, inclusive com coberturas fora do Brasil.
Na equipe de esportes a Rádio Absoluta conta com nomes conhecidos dos campistas, dentre eles: Cacau Borges, André Freitas, Saulo Maciel, Sérgio Tinoco, Marcos Mendonça, Amaro Lírio, Watson Tavares, Wagner Luiz, Antônio Maia e Gabriel Gontijo.
“Parte da nossa equipe será enviada até a Rússia, cobrindo os maiores jogos in loco, principalmente as partidas da Seleção Brasileira. E também contaremos com profissionais de outras emissoras que farão parte da nossa rede”, declarou André Freitas, diretor da Absoluta, após a assinatura do contrato.
Utilizando a frequência da antiga Rádio Jornal Fluminense (1470 AM), a Absoluta completou recentemente dez anos de existência. Mesmo jovem, a emissora conta com grandes nomes em seu elenco de comunicadores, além de coberturas jornalísticas, esportivas e culturais, como os desfiles das Escolas de Samba no Carnaval do Rio de Janeiro, que são transmitidos todos os anos, diretamente da Marquês de Sapucaí.
AUVARO MAIA

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

JUSTIÇA FEDERAL SUSPENDE O FUNCIONAMENTO DA 99,9 FM DE BELÉM DO PARÁ




A Justiça Federal determinou a suspensão da rádio 99 FM 99.9 de Belém, que tem entre os sócios-proprietários a deputada federal Elcione Barbalho (MDB/PA), ex-mulher do senador Jader Barbalho (MBD/PA). A decisão ainda impede a concessão de novas autorizações para a operação da emissora, registrada com a razão social Carajás FM, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (16).

A decisão urgente de suspensão do funcionamento da emissora foi publicada no último dia 2. No entanto, a rádio vem conseguindo manter-se no ar após ter entrado com recurso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília (DF), no dia 6 de fevereiro. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), autor da ação, é inconstitucional que políticos titulares de mandato eletivo sejam sócios ou associados de empresas concessionárias do serviço público de radiodifusão.

"A presença de parlamentares nos quadros societários dessas empresas gera conflito de interesses entre a sociedade fiscalizada e o agente fiscalizador, impedindo que o controle desse serviço seja realizado com isenção", destaca a juíza federal Mariana Garcia Cunha na decisão.

Para o MPF, o controle de concessões, autorizações e permissões de radiodifusão por empresas cujos sócios ou associados sejam titulares de mandato parlamentar viola a liberdade de expressão e o direito à informação. “Rádios e TVs controladas por detentores de mandato parlamentar podem limitar, na medida do interesse de seus sócios e associados, a divulgação de opiniões e de informações, impedindo que os meios de comunicação cumpram seus deveres de divulgar todas as informações e pontos de vista socialmente relevantes e de fiscalizar o exercício do poder público e as atividades da iniciativa privada”, criticaram os membros do MPF autores da ação, ajuizada em 2016.

“O poder de influência conferido pela radiodifusão pode ser utilizado pelas prestadoras desse serviço para o favorecimento pessoal de seus sócios ou associados ao longo do mandato eletivo e ao longo do processo eleitoral, influenciando a opinião pública a favor de seus sócios ou associados – se forem candidatos –, a favor de candidatos apoiados por seus sócios ou associados ou contra candidatos que façam oposição a seus sócios ou associados”, detalha o MPF.

Para tentar encerrar o processo, Elcione Barbalho disse à Justiça que pediu à Junta Comercial do Pará (Jucepa) para deixar de ser sócia da rádio. A juíza federal Mariana Garcia Cunha considerou o argumento inválido porque o pedido à Jucepa foi feito só após o MPF ter entrado com a ação, e porque essa mudança no quadro de sócios ainda depende de autorização do Ministério das Comunicações.
Em 2016, o MPF ajuizou mais outras três ações contra concessões de radiodifusão que têm como sócios políticos em exercício de mandato da família Barbalho: uma delas para a Rede Brasil Amazônia de Televisão (RBA - afiliada à Band no Pará e de propriedade da família Barbalho) e para o Sistema Clube do Pará de Comunicação, do senador Jader Barbalho (PMDB/PA) e da deputada Elcione Barbalho. A segunda, contra a concessão para a Diário FM 92.9 de Belém (razão social Belém Radiodifusão), de Jader Barbalho. A terceira ação, contra a concessão para a Rádio Clube AM 690 de Ananindeua (Rádio Clube PRC5), de Jader Barbalho e Elcione Barbalho. Os processos tramitam na Justiça Federal em Belém.

Em nota, a assessoria da deputada federal Elcione Barbalho informou que a deputada já não era sócia-proprietária da Rádio Carajás FM desde a primeira citação feita à diretoria da emissora, portanto, a citação na referida publicação não procede.

Com informações do G1

ENTENDA O REGULAMENTO DA SEGUNDA FASE DO CAMPEONATO CEARENSE



Os seis times classificados para a segunda fase do Campeonato Cearense deste ano já estão definidos: Fortaleza, Ferroviário, Ceará, Iguatu, Uniclinic e Floresta. A definição ocorreu com uma rodada de antecedência. Ainda assim, a 9ª rodada do estadual definirá o mando de campo dos duelos da próxima fase do torneio que será disputado em cinco rodadas.
 
Com base no regulamento da competição, o 1º colocado da etapa inicial do torneiro jogará como mandante nos jogos contra o 2º, 3º e 4º colocados. O vice-líder jogará em casa diante do 3º, 5º e 6º. E o dono da 3º posição será o anfitrião nas partidas contra os 4º, 5º e 6º lugares.
 
Por sua vez, o 4º colocado da primeira fase terá dois os mandos de campo contra o 2º e o 6º posicionados. Os 5º e 6º lugares serão os mandantes contra o líder do campeonato, além do 4º e 5º colocados respectivamente.
 
Semifinais
 
Na terceira fase do Campeonato Cearense, os quatro primeiros posicionados do certame duelarão em partidas de ida e volta, com mando de campo do segundo jogo para o clube com melhor classificação na segunda fase.
 
Sendo assim, o 1º colocado enfrentará o 4º lugar e o 2º encarará o dono da 3ª posição. Ao final dos dois jogos, em caso de empate em pontos e no saldo de gols, o clube com melhor classificação na segunda fase - não vale a primeira fase, portanto - garantirá sua credencial à final do Estadual.
NETO RIBEIRO

Topo