BLOG DO CLEANTO CARNEIRO

O SEU AMIGO CARNEIRINHO

sábado, 18 de abril de 2020

GLOBO DOMINA COBERTURA SOBRE CORONAVÍRUS, APONTA PESQUISA



Em meio à crise do novo coronavírus, a Rede Globo desponta como o veículo da imprensa mais confiável para acompanhar a pandemia, segundo uma pesquisa do instituto QualiBest. Os números mostram que 19% da população cita o canal como um dos mais confiáveis para se informar sobre a covid-19 neste momento. Além dele, há ainda 5% de citações para a GloboNews, disponível apenas no serviço por assinatura, e 8% para o portal G1.
Entre os canais de televisão, a Record vem logo atrás da Globo, apontada por 10% dos brasileiros, seguida pela Band e pelo SBT, com 3% cada. Grande surpresa da pesquisa, a CNN – canal americano que chegou ao Brasil há um mês – foi indicada por 7% da população. “Os números mostram, sobretudo, que a televisão ainda é o principal meio de comunicação em massa do país – e também é o que tem mais confiança das pessoas. Não à toa, os canais estão reestruturando suas grades e horários para dar conta dessa demanda por informações sobre a pandemia”, diz a diretora geral do QualiBest, Daniela Malouf.
A pesquisa ainda revela outro fator surpreendente: 14% da população cita ao menos um órgão oficial entre os meios confiáveis de informações sobre a covid-19. Entre eles, os mais lembrados foram sites e redes sociais do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Esse dado é interessante porque reforça um discurso que tem sido constante na televisão: o de que as pessoas precisam se informar com base em informações oficiais. É uma tentativa de diminuir a circulação de fake news que parece estar dando resultado”, aponta Daniela Malouf.
Outro número surpreendente é a quantidade de pessoas que passaram a se informar pelo canal do biólogo Átila Iamarino, da USP. Segundo a pesquisa, 2% da população passou se assistir os vídeos que o especialista tem publicado no Youtube desde o início da crise. Veículos como El País, Nexo, Valor Econômico e jornais internacionais como New York Times (EUA) e The Guardian (Inglaterra) também foram citados, mas não chegaram a 1%.
Ranking dos veículos de imprensa mais confiáveis em meio à crise
1. Globo (19%) 2. Órgãos governamentais [Ministério da Saúde, OMS] (14%) 3. Record (10%) 4. Internet (Google News, BING] (7%) 5. CNN (7%) 6. G1 (8%) 7. GloboNews (5%) 8. Redes sociais [Canais do Youtube, Facebook] (5%) 9. UOL (4%) 10. Band (3%) 11. SBT (3%) 12. Folha de S. Paulo (3%) 13. Estadão (3%) 14. Canal de Átila Iamarino (2%) 15. Veja (1%) 16. BandNews (1%)
Sobre o Instituto QualiBest
Fundado em 2000, o Instituto QualiBest é pioneiro no segmento de pesquisa digital no Brasil e realiza, por meio do painel com 250mil cadastrados e outras diversas fontes de dados, estudos qualitativos e quantitativos com técnicas inovadoras e tecnologia de ponta. Com uma equipe multidisciplinar, a empresa já desenvolveu mais de 5 mil estudos, atendendo a mais de 400 clientes em diferentes setores. Para saber mais, acesse: www.institutoqualibest.com.br

quinta-feira, 16 de abril de 2020

GOOGLE LANÇA FUNDO DE AUXÍLIO EMERGENCIAL AO JORNALISMO



O Google lançou nesta quarta-feira (15) o Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo, parte de sua resposta aos efeitos do coronavírus na mídia, com a redução generalizada de publicidade.
Em post assinado por Richard Gingras, vice-presidente de notícias, a empresa destaca que o programa é voltado aos veículos com cobertura regional e local, considerada mais ameaçada.
“O objetivo é oferecer apoio a milhares de pequenos e médios veículos de todo o mundo, bem como a empresas que cobrem o noticiário local”, escreve o executivo, sem divulgar o total de recursos a ser investido.
O financiamento será realizado durante a crise atual, com valores que “irão de alguns milhares de dólares para Redações pequenas a dezenas de milhares para organizações de maior porte”.
“A indústria de notícias está enfrentando cortes de pessoal, férias coletivas e redução de custos, resultantes da desaceleração econômica imposta pela Covid-19”, afirma Gingras. “Temos a responsabilidade de fazer o que estiver ao nosso alcance para aliviar a pressão financeira imposta às Redações.”
O Google informa que veículos de imprensa de qualquer lugar podem preencher o formulário de inscrição, que termina no dia 30 de abril, às 3h59 (Brasília).

sua assinatura vale muito

Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 120 colunistas. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

quarta-feira, 15 de abril de 2020

MINISTÉRIO PÚBLICO DO RJ PEDE INSPEÇÃO SANITÁRIA NO SBT CARIOCA



O Ministério Público entrou com pedido para uma inspeção sanitária na sede do SBT no Rio de Janeiro após a redação de jornalismo da emissora ter se tornado foco da proliferação do novo coronavírus. Além disso, existe a petição de uma liminar sendo preparada pela promotora Luciene Vasconcelos solicitando a interdição do local, que fica na zona norte da cidade. Ao todo, 36 funcionários estão afastados com suspeita de terem contraído o Covid-19.
A denúncia no MP foi uma feita de forma conjunta pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Sindicato dos Radialistas do Município do Rio de Janeiro e a Associação Brasileira da Imprensa (ABI) na última quinta-feira (09).
“Nós entramos com uma denúncia no Ministério Público com a relação da sucursal do SBT no Rio. Muito estranho que uma emissora do porte do SBT, que está convivendo com esse problema há mais de 20 dias, não tenha tomada providencias quanto a isso. Chegou ao ponto de morrer uma pessoa e 35 delas estarem contaminadas”, disse Arnaldo Cesar, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
A inspeção sanitária estava programada para ser feita nesta terça-feira (14). Com a ameaça de liminar para fechamento do SBT no Rio, existe um medo entre funcionários de demissões. “Entre preservar um emprego e a vida, temos que preservar a vida”, pondera Arnaldo.
De acordo com relatos ouvidos pelo site, vários funcionários denunciam a demorar em adotar medidas de prevenção para o coronavírus no SBT Rio. Apontam que o prédio não tem ventilação e usam a palavra insalubre para se referir às condições da filial.
“Se você multiplicar cada um, dentro da sua casa, com um grupo de quatro pessoas, olha o que esses caras estão arrumando com a família dos funcionários que estão ali no SBT. Por uma gestão egoísta.  As pessoas estão entrando em quarentena e a gente que está na rua trabalhando e não tem respaldo de ninguém e ainda vai infectar dentro de casa que estão se protegendo, por inconsequências de chefias”, desabafou um funcionário à reportagem.
Na última segunda-feira (13), o funcionário José Augusto Nascimento Silva, 57 anos, morreu vítima do novo coronavírus. Ele estava internado em estado grave no Hospital Badim, localizado no bairro da Tijuca. Naná, como era conhecido, trabalhava na emissora há 30 anos e exercia a função de editor de imagens além de cuidar do acervo da emissora. Nesta terça, o site UOL, publicou áudios onde Naná acusa o SBT Rio de negligenciar a saúde dos funcionários.
Sobre os áudios, o SBT enviou o seguinte comunicado: “A direção do SBT manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de seu colaborador, uma perda lastimável para todos, e presta toda a assistência à família, desejando que tenham força para superar este momento tão difícil. O SBT reitera que adotou as adequadas medidas para prevenção do contágio e enfrentamento dessa doença, atendendo as determinações dos órgãos de saúde e autoridades sanitárias, e desconhece a origem e circunstâncias dos áudios mencionados, e pede que todos tenham respeito e consideração pelas pessoas citadas”.
O site NaTelinha noticiou no dia 05 de abril que 44% da equipe de jornalismo do SBT no Rio de Janeiro estava afastada por conta do coronavírus, incluindo Naná. Os que continuaram trabalhando afirmaram que viviam um drama com temor de contrair a doença nas dependências do canal. Diante do problema, a diretoria contratou uma equipe de desinfecção para a sede carioca.
O prédio do SBT Rio, onde fica o estúdio e a redação, é localizado na zona norte da cidade, no bairro de São Cristóvão. A sucursal ocupa o imóvel desde 1982, onde antes funcionava o Cine Fluminense. Embora tenha se adaptado para receber um canal de TV, internamente, o local é todo fechado e com pouca ventilação.

terça-feira, 14 de abril de 2020

CBF PROPÕE INÍCIO DO BRASILEIRÃO AINDA NO PERÍODO DE CONFINAMENTO



A CBF propôs uma solução para dar início ao Campeonato Brasileiro ainda durante o confinamento. O desejo da entidade é que o torneio passe a ser mata-mata, com todos os jogos no estado de São Paulo e sem torcida. O Flamengo foi o único clube contra.
A ideia é concentrar as partidas no Morumbi, Allianz Parque, Arena Itaquera, Vila Belmiro, Barueri, Brinco de Ouro e Bragança Paulista, com o intuito de evitar viagens aéreas. Os gastos com hotéis e CTs seriam todos por parte da CBF.
Quanto à fórmula de disputa, os 20 clubes seriam divididos em dois grupos de dez, onde se classificariam quatro de cada para a fase mata-mata. Com este modelo, a Globo poderia continuar com as partidas às quartas e domingos e SporTV e Premiere às terças, quintas, sextas e sábados.

GLOBO DEMITE O JORNALISTA CARTOLOUCO



O jornalista Lucas Strabko, o Cartolouco, foi demitido nesta segunda-feira (13) pela Globo, após inúmeras polêmicas, entre elas, uma guerra de álcool gel, em fevereiro, durante a exibição do Redação SporTV.
De estagiário a apresentador, Lucas Strabko teve seu nome ligado ao Cartola, além de programas mais descontraídos. Sempre foi visto brincando ou fazendo piadinhas, muitas delas gerando polêmicas e até mesmo afastamento.
Com 25 anos, Cartolouco revelou sua demissão de forma descontraída. Através de um vídeo, próximo a um logo da emissora, relembrou momento épicos, sonhos realizados e não deixou de fazer leves provocações, como mencionar o nome da Arena do Palmeiras, Allianz Parque, e do Red Bull Bragantino, termos proibidos pela Globo. No fim, colou um cartaz com os dizeres: “Me contrate.”
A Globo tem mexido na sua grade durante à quarentena. Muitos jornalistas esportivos foram deslocados para outros setores, a fim de gerar uma maior cobertura em cima do coronavírus e até porque a grande de esportes acabou diminuindo com a paralisação dos campeonatos.
A empresa também não escondeu a possibilidade de demitir alguns funcionários com a crise, mas não afirmou que este foi o motivo pela saída de Lucas Strabko. A emissora apenas confirmou a demissão.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

TV GLOBO CONSEGUE BONS ÍNDICES DE AUDIÊNCIA COM REPRISE DO JOGO DA FINAL DA COPA 2002



A Globo conseguiu marcar bons índices de audiência na tarde de hoje (12) com a reprise da final da Copa do Mundo de 2002, que terminou com vitória da seleção brasileira sobre a Alemanha. A reexibição teve média de 21 pontos de Ibope prévio entre 15h46 e 18h08. O canal tinha como meta marcar pelo menos 18 pontos.
A transmissão teve pré-jogo, comandado por Galvão Bueno, Cléber Machado e Casagrande, e transmissão original, originalmente realizada no dia 30 de junho daquele ano. Com a meta batida, a emissora confirmou que fará o que adiantou, abrindo votação popular para as próximas reprises no horário.
No período em questão, a Globo apresentou média de 21 pontos, contra 7 do SBT e 5 da Record. Os dados podem sofrer alterações nos dados consolidados, que serão divulgados pelo Kantar Ibope amanhã (13). Este número prévio é uma referência usada pelos canais de TV para se guiarem durante uma exibição ao vivo, por exemplo.
Antes de a partida ir ao ar, a Globo exibiu pré-jogo de quinze minutos com Galvão Bueno, Cléber Machado e Casagrande. Nele, foi mostrado um vídeo do esporte da emissora explicando a transmissão especial por causa da pandemia do Covid-19. Convidado, o ex-lateral Cafu, capitão da seleção pentacampeão, relembrou histórias da competição.
Também participou do pré-jogo Paulo Roberto Falcão, ex-comentarista da Globo e ex-jogador. Ele analisou a partida novamente com os olhos de hoje e contou bastidores da transmissão original. Por fim, Luiz Felipe Scolari, técnico da seleção pentacampeã, enviou um vídeo falando sobre a conquista e disse que o título veio por conta de decisões corretas tomadas durante todo o torneio.

Topo