BLOG DO CLEANTO CARNEIRO

O SEU AMIGO CARNEIRINHO

sábado, 11 de novembro de 2017

90% DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA AFIRMAM OUVIR RÁDIO TODOS OS DIAS, SEGUNDO LEVANTAMENTO DO KANTAR IBOPE



Segundo o levantamento o meio rádio alcança 87% da população (52 milhões de pessoas são ouvintes de rádio), com pico de 37 milhões de pessoas diferentes em 30 dias na faixa das 10h e 11h da manhã. O celular avança entre os “devices” de consumo do meio. O alcance do meio rádio é maior entre as classes mais jovens. Acompanhe:
Consumo por região
Belo Horizonte segue como grande destaque quando o assunto é alcance do rádio em 30 dias. A capital mineira e sua região metropolitana seguem com 95% dos entrevistados declarando que ouviram rádio nos últimos 30 dias, mercado que é seguido pela Grande Goiânia (91%), Grande Fortaleza (90%), Grande Curitiba (89%), Grande Porto Alegre (89%), Grande Recife (88%), Grande Rio de Janeiro (87%), Grande São Paulo (86%), Campinas (85%), Grande Florianópolis (85%), Grande Vitória (85%), Grande Salvador (85%) e Distrito Federal (82%).
Já a média em tempo de consumo do veículo nessas 13 regiões segue alto. Na Grande Goiânia cada ouvinte escuta rádio por 5h04 minutos ao dia em média. Na sequência aparecem o Grande Rio (5h03), Grande Recife (04h58), Grande Vitória (04h55), Grande Fortaleza (04h54), Grande São Paulo (04h45), Grande Porto Alegre (04h44), Grande Belo Horizonte (04h21), Grande Salvador (04h20), Campinas (04h15), Distrito Federal (04h01), Grande Curitiba (03h58) e Grande Florianópolis (03h51).
A média de tempo que cada ouvinte escuta rádio por dia é de 4h40 nas regiões pesquisadas.
O levantamento aponta que 52% da audiência de rádio é composta por mulheres. Já por classes sociais, 34% está nas AB, 48% na C e 18% nas DE.  E a faixa etária mais presente é de 30 a 39 anos, correspondendo 20% do total da audiência de rádio.
Impacto maior nos mais jovens
Segundo o levantamento do Kantar Ibope Media, 91% das pessoas que têm entre 15 e 19 anos declararam ouvir rádio por ao menos um minuto nos últimos 30 dias, isso nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas. Entre 20 e 34 anos o alcance é de 90%, mesmo valor da faixa entre 35 e 49 anos. O alcance cai para 86% entre o público de 50 a 59 anos e 79% na faixa 60+.
Fidelidade e comercial
A audiência é fiel, é o que aponta o Kantar Ibope Media. São poucos os ouvintes que afirmam acompanhar sete ou mais emissoras diferentes em uma semana. O número de pesquisados que afirmaram que acompanham de 1 a 3 emissoras em uma semana chega a 92,3%. De quatro a seis emissoras diferentes é de 6,88%. Já sete rádios ou mais o índice alcança apenas 0,83% dos entrevistados.
Outro dado importante é de que 32% dos ouvintes de rádio declararam prestar atenção sempre ou quase sempre à publicidade veiculada em rádio. Esse engajamento é considerado alto na publicidade.
Em todos os locais
A mobilidade da audiência de rádio tem aumentado. O levantamento aponta que 26% da população nas principais regiões metropolitanas escuta rádio fora de casa em dois dias, valor que equivale a mais de 15 milhões de pessoas. Porém o veículo segue acompanhado em praticamente todos os locais. Acompanhe: 51% ouve rádio em casa (30,2 milhões de pessoas), 15% no carro (8,6 milhões), 9% no trabalho (5,4 milhões) e 5% no trajeto (3,1 milhões).
E o tempo de consumo do rádio é maior no trabalho, valor que chega a 5h01. Em casa o valor chega a 4h33, seguido pelo carro (2h31) e no trajeto (2h21).
O celular avança…
O levantamento aponta que 14% da população declarou ouvir rádio no celular em um período de dois dias (valor que equivale a 8 milhões de pessoas). O rádio “comum” segue como a maior plataforma de consumo do veículo, alcançando 58% na pesquisa. O celular já chega a 14%, seguido pelo computador/desktop (4%).
Outro dado importante é de que 95% do consumo de rádio registrado foi para emissoras transmitidas em FM e AM, independente da plataforma utilizada pelo ouvinte (rádio via ondas, aplicativo de celulares, site de internet, etc).
A pesquisa também aponta que 23% dos ouvintes de rádio escutam o veiculo ao mesmo tempo em que usam a internet. Já 17% escutam rádio e assistem TV simultaneamente. Na sequência, 14% escutam rádio enquanto leem jornal e 13% escutam rádio e leem revistas ao mesmo tempo.
Os dados
Os dados são referentes ao Book do segundo semestre de 2017, Kantar Ibope Media. A fonte: : KANTAR IBOPE MEDIA EASYMEDIA4 | 13 MERCADOS – TOTAL EMISSORAS | 13M – SEXO AMBOS| 05 – 05 | 2A-DOM | ALC30%, ALC30#, TMED#.
Esta é a segunda edição do “Book de Rádio” do Kantar Ibope Media em 2017.

BAND NEWS FM: SERÁ A RÁDIO OFICIAL DO GP BRASIL DE FÓRMULA 1, TENDO A TRIBUNA BANDNEWS COMO AFILIADA NO ESTADO DO CEARÁ



A BandNews FM 96.9 está anunciando que é novamente a rádio oficial do Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil. A equipe de jornalismo da rádio “all-news” já está no Autódromos de Interlagos, onde acontece a etapa brasileira da corrida internacional. Os flashes e transmissões com notícias sobre a Fórmula 1 foram iniciadas ontem (9) e a BandNews FM fará a transmissão ao vivo da corrida neste domingo (12).

Como rádio oficial, a BandNews FM também será o “som ambiente” do Autódromo de Interlagos durante a transmissão da corrida, assim como já ocorreu em edições anteriores do GP do Brasil. Quem estiver nas arquibancadas poderá acompanhar a corrida com a narração que será feita pela BandNews FM, esta que também irá ao ar em rede nacional.

A equipe da BandNews FM também tem realizado entradas ao vivo direto do Autódromo durante as programações de rede e local da rádio, com informações sobre os treinos livres (nesta sexta e também no sábado), curiosidades, entrevistas com os envolvidos no GP do Brasil, entre outros conteúdos relacionados à corrida. 

A Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 também costuma ser indicada como rádio oficial do GP do Brasil de Fórmula 1, cobrindo e transmitindo a corrida. As duas emissoras jornalísticas (que são controladas pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação) são as únicas rádios que seguem acompanhando as corridas da Fórmula 1 no dial brasileiro.

BANDNEWS/TUDORÁDIO

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CRÍTICOS DE ARTES DIVULGA LISTAS DOS INDICADOS AO PRÊMIO DOS MELHORES DO RÁDIO DE 2017



O júri de Rádio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), entidade com 61 anos de história, definiu nesta sexta feira os programas e os radialistas que serão indicados para receber o prêmio da categoria, cuja escolha acontecerá em assembleia da associação no começo de dezembro, em São Paulo. Nesta relação estão sendo indicados cerca de 40 artistas e profissionais de comunicação, que concorrerão aos troféus de acordo com sua função, sejam tanto em emissoras de rádio AM e FM, como em produções radiofônicas exclusivamente veiculadas pela internet. Desta vez, serão indicados radialistas em cinco das sete categorias. Os que serão premiados com a “homenagem especial” e o “Grande Prêmio da Crítica” serão escolhidos no dia da votação.
Esta é a segunda vez que os membros do júri de Rádio adotam esta lista, que continua no intuito de valorizar ainda mais o trabalho do profissional do meio. A exemplo do ano passado, eles optaram por não ter uma categoria específica para premiar trabalhos na internet, que neste ano tem cinco indicados. Também não haverá o prêmio para conteúdo esportivo, uma vez que o trabalho dos jornalistas deste setor é tão importante quanto o dos demais profissionais de imprensa de outras áreas, na avaliação dos jurados. A entrega dos troféus aos premiados pela APCA nas doze categorias – Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Moda, Música Popular, Música Erudita, Teatro Adulto, Teatro Infantil e Televisão, além de Rádio – deverá acontecer no primeiro semestre de 2018, também na capital paulista.
Prêmio Especial do Júri:
Transmissão do “Festival João Rock”, ao vivo pelo rádio e pelas redes sociais – 89 FM
“Quarto Fórum Mitos e Fatos – A Jovem Pan discute a Justiça Brasileira” – Rede Jovem Pan
“Quem Torce com Inteligência Não Tabela Com a Violência”, campanha contra a violência nos estádios de futebol – Transamérica Pop
“Música do Bem – Transplante feito de música” – Campanha de doação de órgãos da Jovem Pan FM de Curitiba-PR
“A Nova Brasil tirou o sangue das músicas” – Campanha de doação de sangue da Rede Nova Brasil FM
“Mulheres Caladas”, série de comerciais de 30 segundos criada pela agência de publicidade Scala RS para a organização não governamental Themis
Produtor (musical):
Amorim Filho e Expedito Duarte – “Forró Nativa”, Nativa FM
Clemente Nascimento – “Filhos da Pátria”, Kiss FM
Gilberto Fernandes – “Arquivo Musical”, Rádio Bandeirantes
Maurício Valladares – “Ronca Ronca”, Rádio Globo
Oswaldo Luiz “Colibri” Vitta – “Hora do Rango”, Rádio Brasil Atual
Paulinho Rosa – “Vira e Mexe”, USP FM
Rodrigo Barros e Samuel Lago – “Radio Caos Podcast” (www.radiocaos.com.br)
Samuel Canale – “Rock Sem Fronteiras”, Kiss FM
Produtor (entretenimento):
Antonio Viviani e Nicolla Lauretta – “Voz Off” (www.radiofobia.com.br)
Cido Tavares e Cláudia Lieri – “Interação!”, USP FM
Gui Tsubota – “Geek Rock”, 89FM
João Carlos Santana – por “Música e Dinheiro” (www.letraselucros.com.br)
Marcelo Duarte – “É Brasil Que Não Acaba Mais”, Band News FM
Produtor (jornalismo):
André Martinelli – “De Primeira”, Rádio Bandeirantes
Anne Zannetti – “CBN Brasil”, CBN
Carlos Sílvio – “Paiaiá na Conectados”, (www.radioconectados.com.br)
Heloísa Granito – “Via Sampa”, USP FM
Letícia Kuratomi – “Jornal Band News, com Ricardo Boechat – 7h30”, Band News FM
Lucas Ito – “Transamérica Esportes”, Transamérica FM
Maurício Bastos – “Futebol à Manivela”, Rádio Globo
Silvania Alves – “Jornal Gente” e “O Pulo do Gato”, Rádio Bandeirantes
Melhor apresentador:
Dudu Braga – “As Canções Que Você Fez Pra Mim”, Nativa FM
Eli Correia – “Que Saudade de Você” (Programa Eli Correia – Rádio Capital)
Júlio Medaglia – “Fim de Tarde”, Cultura FM
Luciano Faccioli – “Programa Luciano Faccioli”, (www.estacaoi.com.br)
Kaká Siqueira – “Tarde Tropical”, Tropical FM
Roberto Canázio – “Revista Rádio Globo”, Rádio Globo
Tatiana Vasconcelos – “Estúdio CBN”, CBN
APCA

CEARÁ NÃO GANHA DO GOIÁS NO SERRA DOURADA, HÁ 18 ANOS



A partida deste sábado (11), entre Goiás e Ceará, válida pela 35ª rodada do Brasileiro Série B, além do clima de decisão para as pretensões das duas equipes, que buscam objetivos diferentes nesta reta final da temporada, também estará voltada para o contexto histórico do confronto.
Precisando da vitória para se livrar definitivamente do fantasma do rebaixamento, o Goiás, ao entrar em campo, neste sábado (11), estará defendo um tabu de 18 anos sem perder, em Goiânia, para o clube cearense.
Do outro lado, o Ceará chega para enfrentar o Goiás disposto a quebrar este tabu, já que precisa dos três pontos para confirmar a boa campanha rumo ao acesso à Série A, e já na próxima rodada se garantir na primeira divisão de 2108.
A última vez em que o alvinegro cearense conquistou uma vitória, em Goiânia, contra o Goiás, foi no dia 14 de novembro de 1999, em partida válida pela segunda fase da série B daquele ano. Na oportunidade, o Ceará venceu o Goiás por 4 a 3, no Serra.
Para não ser surpreendido em seus domínios, o técnico Hélio dos Anjos comandou, na manhã desta sexta-feira (10), um trabalho intensivo de preparação para enfrentar o Ceará, onde, em seguida, os jogadores já entraram em regime de concentração.
Com as ausências de Fábio Sanches, expulso contra o Londrina, e Michael, substituído por questão técnica, o Goiás terá duas mudanças para o jogo deste sábado. David, zagueiro formado na base esmeraldina, assume a vaga de Fábio Sanches, enquanto Júnior Viçosa volta ao ataque ao lado de Aylon e Carlos Eduardo.
Para Hélio dos Anjos, esta é a equipe ideal para estar em campo contra o Ceará, já que todo o elenco trata a partida desta rodada como uma decisão.
“Desde que cheguei aqui, criamos esse hábito de que todo jogo é decisão. Naturalmente, esperávamos não chegar neste momento com tantas decisões pela frente, mas eu sempre os preparei para isso”, disse Hélio dos Anjos.
No Ceará, o técnico Marcelo Chamusca terá três desfalques para o jogo contra o Goiás. Chamusca não poderá contar com o volante Richardson e meia Pedro Ken, que receberam o terceiro cartão amarelo e cumprem suspensão automática. Expulso no banco de reservas, por reclamação, no empatem em 2 a 2 com o Guarani, o lateral-esquerdo Rafael Carioca também não joga.  
Para a vaga de Richardson, o volante Raul deve retornar à equipe titular. Para o lugar de Pedro Ken, Marcelo Chamusca pode optar por Felipe Menezes, ex-jogador do Goiás, ou permitir que Lima volte a exercer a função de meio-campista, dando a oportunidade para que Magno Alves, ou Arthur, inicie a partida no ataque.
Goiás, 11º colocado com 43 pontos e a três do Z-4, e Ceará, 3º colocado com 59 pontos estarão em campo neste sábado (11), às 17h30 (de Brasília), 16h30 (em Fortaleza), no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pala 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS X CEARÁ
35ª rodada – Brasileiro Série B
Data: 11/11/2017
Local: Serra Dourada, em Goiânia
Horário: 17h30 (de Brasília)
Árbitro: Grazziani Maciel Rocha (CBF-RJ)
Assistentes:  João Luiz Coelho de Albuquerque (CBF-RJ) e Wendel de Paiva Gouveia (CBF-RJ)
Goiás: Marcelo Rangel; Pedro Bambu, David Duarte, Alex Alves e Carlinhos; Victor Bolt, Elyeser e Leo Sena. Carlos Eduardo, Júnior Viçosa e Aylon. Técnico: Hélio dos Anjos
Ceará: Éverson, Pio, Rafael Pereira, Luiz Otávio e Romário; Raul, Felipe Menezes (Magno Alves) e Ricardinho, Lima, Elton e Leandro Carvalho. Técnico: Marcelo Chamusca 
DIÁRIO DE GOIÁS

O CLUBE LEONINO OFICIALIZA A RECISÃO CONTRATUAL DE OITO JOGADORES



O o time Fortaleza informou nesta sexta-feira (10) a rescisão dos contratos dos jogadores: Leandro Cearense, Jô, Hiago, Rodrigo Mancha, Edimar, Wellington Reis, Ronny e Aldo. O clube publicou os nomes no site oficial.
Até então, apenas dois jogadores do elenco que disputou a Série C já renovaram para 2018. O goleiro Marcelo Boeck e do volante Anderson Uchôa farão parte do novo elenco.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

ROGÉRIO CENI DEVE SER OFICIALIZADO PELA DIRETORIA COMO NOVO TÉCNICO DO LEÃO




O“casamento” entre Rogério Ceni e o Fortaleza deve ser oficializado hoje pela diretoria do clube, logo após o ex-goleiro assinar o contrato enviado no fim da tarde de ontem. Somente após avaliar o documento e verificar se todas as exigências foram atendidas é que Ceni deve enfim firmar vínculo com o Leão.

“Tudo o que ele pediu está no contrato”, garantiu ao O POVO uma fonte ligada ao Fortaleza que pediu para não ter o nome divulgado. Dessa forma, o anúncio do novo técnico parece questão de tempo. Oficialmente, até o fechamento desta página, o presidente Marcelo Paz repetia:

De acordo com informações do repórter Lucas Catrib, do Esporte Interativo, o ídolo do São Paulo deve desembarcar na Capital até domingo e uma grande ação está prevista como recepção. RECOMEÇO

Rogério Ceni tem apenas uma experiência como treinador, que durou seis meses. No São Paulo, clube do coração, onde jogou a carreira toda como goleiro e do qual é ídolo, ele conquistou números discretos.

No comando do tricolor paulista, foram 37 partidas, iniciando o  trabalho no torneio Florida Cup e terminando na 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.  
O aproveitamento foi de 49,5%, com 14 vitórias, 13 empates e dez derrotas, com 55 gols pró e 42 contra.

Na Série A, o técnico deixou o time na 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento. No Paulistão, parou nas semifinais, diante do Corinthians. Já na Sul-Americana, a eliminação veio na 1ª fase para o Defensa y Justicia-ARG, enquanto na Copa do Brasil foi eliminado pelo Cruzeiro nas quartas de final.

Ao assumir o Fortaleza, Ceni retoma sua carreira como treinador, recomeçando um degrau abaixo, em um time de Série B, com limitações financeiras e estrutura menor do que a já experimentada por ele.  

Por outro lado, se conseguir elevar o Fortaleza de patamar em campo, vai atrair olhares dos principais clubes do Brasil mais uma vez.

BRUNO REBOUÇA

CEARÁ X GOIÁS TEM HISTÓRICO DE CONFRONTOS EQUILIBRADOS



O histórico de confrontos entre Ceará e Goiás é bastante equilibrado. Nos últimos sete anos, os dois times se enfrentaram em sete oportunidades - sendo duas delas pela Série A de 2010. A grande maioria dessas partidas terminou empatada, mas a equipe goiana tem uma vitória a mais do que o Alvinegro - dois triunfos para o Goiás contra um do Vovô.

Neste sábado, 11, às 16h30min (horário de Fortaleza), no Serra Dourada, as duas equipes fazem duelo dos opostos na Segundona. Com 59 pontos conquistados em até a 34ª rodada, o Ceará precisa voltar a vencer na competição para, dependendo dos resultados da rodada, garantir o acesso à série A diante do Paysandu, na terça-feira, 14. O Vovô é o terceiro melhor visitante do certame, com 27 pontos ganhos em 17 partidas.
 
Já o Goiás não tem mais possibilidades de conquistar uma das quatro vagas para retornar à elite do brasileiro, mas quer bater o time de Porangabuçu para garantir permanência na Série B. O esmeraldino é o quinto pior mandante da competição com apenas 25 pontos conquistados em 17 jogos dentro de casa.
 
Mistério
 
Com a ausência certa de Richardson e Pedro Ken, suspensos por acumularem três cartões amarelos, Marcelo Chamusca faz mistério e não revelou quem vai ocupar uma das duas vagas. Certo é que Raúl entra no lugar de Richardson, mas para a vaga de Ken, o treinador tem três opções.
 
Chamusca pode escalar João Marcos e Valdo - improvisado - para não perder as características do time. Mas ele também pode optar por Roberto, atacante. Sendo assim, ele recuaria Lima para o meio campo, colocando Ricardinho e Raúl como volantes, com o, recém recuperado de lesão, formando trio ofensivo com Leandro Carvalho e Élton.
 
OPOVO

VALDENIR SANTOS: O OPERADOR DE ÁUDIO DA VERDINHA 810 DE FORTALEZA, FALECE NO DIA EM QUE COMPLETARIA 64 ANOS



Faleceu, na manhã desta sexta-feira (10), vítima de infarto, Valdenir Santos, um dos operadores de áudio mais antigos da Rádio Verdes Mares. A Verdinha se despede do “pequeno notável”, como era conhecido nos nossos estúdios.

Valdenir trabalhava com a equipe esportiva nas transmissões dos jogos há 34 anos. Ele completou 64 anos nesta sexta-feira (10).

INFORMAÇÃOES DA VERDINHA

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

RADIALISTA PAULO VICTOR: REPÓRTER DA RÁDIO BANDEIRANTES AM 820 DEIXA O DIAL



Depois de 5 anos e 7 meses trabalhando na equipe esportiva da Rádio Bandeirantes 820, o repórter Paulo Victor ” PV” pediu demissão da emissora. PV, que atualmente estava na cobertura do Atlético, disse que agora vai se dedicar apenas ao comércio que está tocando, o Barriga Grill: espetinhos, frango assado e petiscos.
Estava sendo estudada a possibilidade do radialista continuar na equipe desenvolvendo a função de narrador ou apresentador, mas a alternativa foi descartada hoje pelo coordenador de esportes da 820, Bruno Daniel, que confirmou que o repórter foi mesmo desligado da equipe.
COLABORAÇÃO: AUVARO MAIA

RÁDIO MELODIA E FM O DIA PUXAM A ALTA DO FM NO RIO DE JANEIRO



O Rio de Janeiro também acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, medida pelo Kantar Ibope Media. E, diferente do que foi visto em São Paulo, o FM fluminense segue registrando alta em sua média de audiência, isso na comparação com a pesquisa anterior. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre agosto a outubro de 2017):

Líderes puxam a alta
As duas primeiras colocadas nos principais períodos da pesquisa auxiliaram diretamente na alta do FM carioca. A Rádio Melodia FM 97.5, dona da primeira colocação na audiência média, cravou uma forte variação positiva em seus números, sendo o maior avanço absoluto entre as FMs medidas. Isso manteve a Rádio Melodia sozinha no topo do ranking em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias), beirando os expressivos 240 mil ouvintes por minuto nesse filtro.

Também é destaque o avanço visto na média da FM O Dia FM 100.5, emissora popular/eclética que segue em alta no Rio de Janeiro. A rádio também está acima dos 200 mil ouvintes por minuto em período como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias), o que a posiciona junto com a Rádio Melodia como os maiores volumes médios de audiência no Brasil.

A Super Rádio Tupi FM 96.5 não acompanhou a tendência de alta do FM carioca, mas a rádio vem de uma sequência positiva muito forte. Ou seja, a estação segue isolada na terceira colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias) e a marca atual é uma das melhores já obtidas pela rádio desde a sua estreia no dial FM (ocorrida em 2009).

JB FM 99.9 (sozinha na quarta colocação e líder isolada no adulto-contemporâneo) e 93 FM 93.3 fecham o “top 5” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias), rádios que também variaram de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior.

Mais destaques
A BandNews FM 90.3 (rádio que está em nova fase no Rio devido a troca de frequência ocorrida no primeiro semestre deste ano) acirrou a disputa por colocações no “top 10”. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias) a rádio “all-news” aparece na décima posição geral, estando relativamente próxima da Rádio Mania FM 102.9 e SulAmérica Paradiso FM 95.7 (rádios que estão bem próximas entre si nesse período). No filtro “comercial (06h-19h/segunda à sexta-feira) a BandNews FM já aparece na oitava colocação geral. 
A Mix FM 102.1 também oscilou de forma positiva e viu diminuir a distância que a separa da Rádio Globo FM 98.1 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias), permanecendo assim na sétima colocação geral e na liderança de seu formato. Já no caso da 98.1 FM, que vive uma nova fase, a tendência de queda que é motivada pela troca do perfil do público da emissora já foi desacelerada. 
A Fanática FM 104.5 é a primeira rádio que está mais próxima do “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias). Na sequência o ranking conta com a Transamérica FM 101.3, emissora que variou novamente de forma positiva na audiência média no Rio de Janeiro. 

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 25 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio de Janeiro

FM+Web

O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.

TUDORÁDIO

TSE DEBATERÁ FISCALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÃO DE CANDIDATOS EM RÁDIO E TV



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá uma audiência na próxima quinta-feira, 9, para debater a possibilidade e a necessidade de criação de um conselho para a fiscalização do tempo de exposição de candidatos em rádio e televisão. Foram convidados para debaterem sobre o tema o jurista francês Jean-Philippe Rivaud, o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Tonet, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e o diretor executivo da ONG Transparência Brasil, Manoel Galdino. 

A presença do jurista francês é para explicar a experiência do país, em que um conselho fiscaliza aparições de candidatos na televisão e no rádio. A audiência foi proposta pelo ouvidor do TSE, o juiz federal Ali Mazloum, e aprovada pelo presidente da Corte eleitoral, Gilmar Mendes, que fará a abertura. 

De acordo com o ouvidor, o primeiro ponto em relação ao tema é debater se é necessário ou não algum órgão de controle. Ali Mazloum diz que há a preocupação principal é em relação a cidades menores e regiões em que candidatos têm relação com meios de comunicação.  


"O que não tem normatização é a programação normal de notícias. Nesses rincões é que eles acabam privilegiando determinados candidatos de um grupo. E cada juiz eleitoral da cidadezinha, como não tem normatização, acaba decidindo de uma maneira, e outro de outra", disse o ouvidor do TSE, esclarecendo que as propagandas eleitorais gratuitas não farão parte da discussão.
Questionado sobre quais são esses rincões e esses grupos dominantes, Ali Mazloum disse, sem dar nomes, que "em determinadas cidades e regiões há pessoas que detêm concessões de meios de comunicação e têm a mídia na mão, e eles acabam, às vezes, interferindo de forma não muito republicana no resultado de uma eleição".

Segundo o ouvidor do TSE, a ideia é que esse órgão hipotético se destine a "resolver eventuais conflitos entre candidatos". "Como não tem legislação específica, então às vezes o candidato que se sente prejudicado entra com reclamação na justiça da cidade dele. Como não tem normatização, cada juiz decide de uma maneira, e depois através dos recursos, quando o tema chega ao TSE, já não é possível resolver, é fato consumado praticamente. É isso que hoje ocorre. Talvez esse órgão, talvez, pudesse encontrar um caminho", disse.

"A gente está pensando não numa eleição presidencial como a de 2018, porque as concessionárias têm uma autorregulação, as emissoras, jornais, rádios, os grandes seguem as regras da imparcialidade direitinho, não é isso que motivou essa vontade de debater o tema. A gente está pensando eleições no Brasil afora. Agora, é claro que é um órgão que, se tiver problema numa cidade maior, ele vai servir para isso, e a composição dele inclusive", disse.

A composição do possível órgão, caso viesse a ser criado, também teria de ser discutida. "Eu estou imaginando, mas não estou dizendo isso, que poderia ser algo como o CNJ, com pessoas de fora. Poderiam ser pessoas até representantes das concessionárias. Representantes da classe política, pode ser uma composição eclética", disse o ouvidor do TSE. 

O ouvidor disse que, além deste tema, existe interesse na realização no TSE de audiências públicas sobre outros assuntos, como reforma política, "com base na lei de acesso à informação, que recomenda que se façam audiências".

Com informações do Estadão

FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL REALIZA SORTEIO PARA PRIMEIRA FASE DO ESTADUAL



A Federação Cearense de Futebol sorteou, na tarde desta quarta-feira, 8, os mandos de campo da primeira fase do Campeonato Cearense de 2018. Como a fórmula tem um início de disputa com nove jogos para cada clube, apenas cinco das dez agremiações podem ter cinco partidas como mandantes.

Os times que mais vão jogar em casa ou na condição de mandante são Fortaleza, Ferroviário, Floresta, Horizonte e Iguatu. Consequentemente, Ceará, Tiradentes, Uniclinic, Maranguape e Guarani são os clubes que vão jogar cinco vezes na condição de visitante.



Quanto ao Clássico-Rei, o Fortaleza foi sorteado para ser o mandante, mas por questões de segurança a Federação Cearense de Futebol (FCF) tomará o mando para si, segundo o diretor de competições, Júlio Manso. O procedimento se repetirá na segunda fase, caso haja novo Clássico.

Com mando da FCF, questões como ingressos, sócios e renda serão divididos. O clube sorteado como mandante (dessa vez o Fortaleza), porém, ficará com o banco de reservas do lado direito (popularmente chamado de “banco do bandeirinha”) e o setor premium exclusivamente para seu torcedor. 

A tabela do Estadual e o Regulamento Específico devem ser divulgados pela FCF até sexta-feira, 10.

OPOVO ONLINE

terça-feira, 7 de novembro de 2017

ISABELLY MORAIS FAZ HISTÓRIA E NARRA JOGO NO DIA DOS RADIALISTAS





Isabelly Morais fez história no dia do radialista, ao ser a primeira mulher ao narrar uma partida de futebol no rádio esportivo de Belo Horizonte. Ela tomou parte na transmissão da América-MG 2 x 0 ABC, na Rádio Inconfidência (BH), partida válida pela série B do campeonato brasileiro de futebol. Isabelly tem 20 anos e está na emissora há quatro meses, atuando como estagiária. Ela está no 5º período do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao jornal Hoje em Dia, ela disse ter influências de José Silvério, da Rádio Bandeirantes, de São Paulo, e Oswaldo Reis, da Super Notícia FM, de Belo Horizonte. Durante a transmissão, Isabelly demonstrou dinamismo, personalidade e mostrou conhecer técnicas de narração, como o de elevar o tom em lances mais agudos. Claro que há muito espaço para evolução, mas pelo pouco que mostrou, é possível cravar que essa menina tem muito futuro nesse ofício. Ouça acima os gols.

CEARÁ EMPATA COM GUARANI NO CASTELÃO E VÊ ERRO DE ARBITRAGEM IMPEDIR VITÓRIA


A noite desta terça-feira, 7, foi de fortes emoções para o torcedor alvinegro. Após viver momentos de apuro ao sofrer uma virada em pleno Castelão, o Ceará teve forças para garantir mais um ponto na tabela, ao empatar em 2 a 2 com o Guarani. O Vovô até poderia ter saído de campo vitorioso, se a arbitragem não tivesse anulado um gol legítimo de Richardson, na reta final do jogo. Com o resultado, o Alvinegro chegou aos 59 pontos e se manteve na 3ª posição. A vantagem sobre o 5º colocado, o Oeste-SP, continua em três pontos.  

BOLA PARADA DECIDE

O jogo começou com o Ceará partindo para o ataque, apostando na velocidade em jogadas pelos lados do campo. Retraído em seu campo de defesa, o Guarani tentava dificultar as  investidas do adversário fechando os espaços e marcando pressão para forçar o erro alvinegro. Com dificuldade na troca de  passes, o Vovô conseguiu furar o  bloqueio defensivo em jogada de bola parada. Em cobrança de falta, Ricardinho bateu fechado e Rafael Pereira subiu sozinho, cabeceando firme no canto para abrir o placar no Castelão, aos poucos 14 minutos. 

Mas a bola parada que beneficou o Ceará também o prejudicou. Aos 21 minutos, Richarlyson lançou Diego Jussani na área. O defensor tentou passe o passe e a bola acertou a mão de Romário. O árbitro não teve dúvidas em marcar pênalti. Na cobrança, Bruno Nazário bateu com  categoria, deslocando o goleiro Everson, empatando a partida aos 21 minutos. O gol mexeu com os brios do Alvinegro, que tentou impor uma pressão ao time paulista, mas faltava qualidade no último passe para que as chances fossem criadas. Esbarrando na marcação forte do adversário e passou a se expor para contra-ataques. Mas nenhum  deles colocou muito perigo ao goleiro Everson, que foi pouco acionado. 

ELETRIZANTE NA ETAPA FINAL

Mesmo sem alterações na formação que iniciou a partida, o Ceará voltou para a etapa impondo um forte ritmo de pressão ao adversário, controlando a posse de bola de ataque. O time tentava assustar o adversário de diversas formas: em jogadas individuais puxadas por Lima, em finalizações da entrada da área, alçando bolas nas áreas. Bastante acionado, o goleiro Leandro Carvalho bugrino começou a se destacar na partida, fazendo boas defesas e segurando o empate. 

O jogo voltou a esquentar quando o Guarani conseguiu virar o marcador. Após cobrança de escanteio, a zaga do Ceará falhou e Diego Jussani completou de cabeça para as redes. Após o gol, o Ceará foi para o abafa. Chamusca decidiu colocar Magno Alves. E veio dos pés do experiente atacante o gol que livrou a equipe da derrota. Aos 35 minutos da etapa, o centroavante aproveitou uma furada da zaga bugrina na área e bateu forte no canto para empatar o jogo. 

GOL ANULADO 

Pouco depois de marcar, o Ceará ainda conseguiu marcar mais um gol, que seria o da virada. Richardson completou na entrada da pequena área, aproveitando bola alçada na área. A arbitragem marcou impedimento, para a revolta dos jogadores do Alvinegro e da torcida, que protestou bastante. Foi o último lance de perigo da partida. Ao apito final do áritro, a torcida reconheceu o empenho do time com aplausos. Quem não foi poupada na saída de campo foi a arbitragem, bastante vaiada.  

PRÓXIMO JOGO

O Ceará volta a campo no próximo sábado (11) quando enfrenta o Goiás. A partida, válida pela 35ª rodada da Série B, está marcada para as 16h30min (horário cearense), no estádio Serra Dourada, em Goiânia.

BRUNO BALACÓ

O LEGADO DEIXADO PELO PRESIDENTE LUÍS EDUARDO GIRÃO



Ao renunciar à presidência do Fortaleza no segundo dia de maio, o ex-presidente Jorge Mota declarou que o clube precisava de paz e fez um apelo por isso aos conselheiros que formam as muitas alas do Pici. Quase 40 dias depois, Luís Eduardo Girão foi eleito para o cargo e personificou o pedido do antecessor. Com jeito manso, discurso sereno e pregando fraternidade, Girão tentou driblar os resquícios de quatro meses que arrasaram o Pici, com eliminações precoces na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Cearense.
Neófito, não teve vergonha de delegar quem mais tinha experiência para funções específicas, mas não foi um presidente de fachada.
Ao deixar a família nos Estados Unidos para cuidar do Fortaleza, Girão se doou. Injetou quase R$ 6 milhões.
Fez de funcionários, dirigentes, mas, principalmente, atletas seus parentes mais próximos, defendendo-os das agressões dos torcedores mais impacientes e ficando ao lado deles, publicamente, quando a classificação parecia comprometida.
Soube também cobrar conduta. Pelo exemplo, puxou o perdão, a pacificação e a tolerância com aquilo e aqueles que pareciam bem distantes. Os frutos de seu trabalho salvaram o ano, o centenário e o rumo do Fortaleza. A maior contribuição de Luís Eduardo Girão para o Pici foi dar segurança. Financeira, de gestão e de humanidade. A missão foi cumprida. Girão entregou ao Fortaleza bem mais do que nunca prometeu.
OPOVO

FERROVIÁRIO ACERTA PERMANÊNCIA DO ZAGUEIRO ERANDIR PARA 2018



Confirmado a permanência do experiente volante e zagueiro Erandir no Ferroviário.
Desde de 2015 no clube, Erandir acerta sua permanência no Ferroviário para temporada 2018.
Atleta experiente com vários títulos em sua carreira e um dos grandes responsáveis em campo na conquista do vice campeonato 2017, considerado por muitos cronistas um dos melhores zagueiros do campeonato Cearense, o atleta espera repetir a mesma performance, dessa vez com a conquista do título para o Tubarão.
Conhecido pela sua disposição, garra e determinação em campo, Erandir desde que chegou ao Ferroviário em 2015 vem conquistando a simpatia da torcida com suas atuações honrando o manto Coral.

Ficha técnica do atleta:


Nome: Francisco Erandir da Silva Feitosa

Data de nascimento: 1982-08-05(35 anos)

Naturalidade: Fortaleza-CE

Posição: volante e zagueiro 

Altura: 1,82 cm

Peso: 78 kg


Clubes: Fortaleza / Atlético Paranaense / ABC / Atlético Goianiense / São Caetano / Boa Esporte / Horozonte / Sousa-PB / Ferroviário. 


FAC

BAIANO MARIELSON ALVES APITARÁ A PARTIDA ENTRE CEARÁ E GUARANI



A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o trio de arbitragem para a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. O baiano Marielson Alves Silva apitará a partida entre Ceará e Guarani. Os assistentes Marcos Welb e José Carlos Oliveira completam o quadro arbitral para esse confronto. A partida acontece na terça-feira, 07/11 às 20h30 (horário cearense), na Arena Castelão.

Confira o histórico de partidas recentes do Ceará que contaram com participação deste trio de arbitragem:

Marielson Alves Silva/BA (Árbitro CBF)
Ceará 0 x 0 Avaí (04/09/2016 – Camp.Brasileiro)
Ceará 2 x 2 Avaí (19/09/2014 – Camp.Brasileiro)
Ceará 5 x 0 CRB (18/01/2014 – Copa do Nordeste)
Ceará 4 x 1 ASA (13/07/2013 – Camp.Brasileiro)
Santa Cruz 0 x 1 Ceará (07/07/2010 – Copa do Nordeste)

Marcos Welb Rocha de Amorim/BA (Assistente Nº 1 CBF)
Ceará 2 x 3 Mogi Mirim (25/07/2015 – Camp.Brasileiro)
Ceará 0 x 0 Botafogo (07/07/2015 – Camp.Brasileiro)
Ceará 1 x 1 Paraná (12/10/2013 – Camp.Brasileiro)
Ceará 1 x 0 Atlético-PR (23/06/2012 – Camp.Brasileiro)
Ceará 2 x 2 Paraná (11/04/2012 – Copa do Brasil)
CRB 2 x 0 Ceará (05/02/2014 –Copa do Nordeste)

José Carlos Oliveira dos Santos/BA (Assistente Nº 2 CBF)
Ceará 0 x 0 Avaí (04/09/2016 – Camp.Brasileiro)
CRB 2 x 0 Ceará (05/02/2014 – Copa do Nordeste)
Guaratinguetá 0 x 1 Ceará (15/11/2013 – Camp.Brasileiro)
Ceará 2 x 1 Paraná (10/05/2014 – Camp.Brasileiro)
Ceará 4 x 2 ABC (09/06/2012 – Camp.Brasileiro)

*Glauco Nunes Feitosa/CE será o quarto árbitro dessa partida

CSC

DIA DO RADIALISTA, HOJE 07 DE NOVEMBRO, PARABÉNS A TODOS OS RADIALISTAS



O Dia do Radialista passou do dia 21 de setembro para o dia 07 de novembro, através de um decreto do presidente Lula, para homenagear o radialista, cantor e compositor Ary Barroso. A data antiga também surgiu de um decreto do presidente Getúlio Vargas, para lembrar a fixação dos níveis mínimos de salário dos trabalhadores em empresas de radiodifusão. Fica, então, o nosso reconhecimento aos profissionais das emissoras associadas.
Perfil de Ary Barroso - Ary Evangelista de Resende Barroso nasceu em Ubá-MG, na Fazenda da Barrinha, no dia 7 de novembro de 1903. Órfão de pai e mãe, foi criado pela avó materna e por uma tia. Aos 12 anos já tocava piano no cinema de sua cidade, fazendo fundo musical para filmes mudos. Em 1920 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde formou-se em direito. Só em 1928, durante uma temporada em Santos-SP e Poços de Caldas-MG, lançou-se decisivamente à composição. As primeiras produções, "Eu vou à Penha" e "Vamos deixar de intimidade", foram bem recebidas e constituíram seu primeiro disco. Ary venceu o concurso carnavalesco de 1930 com a marcha "Dá nela". Entretanto, foi com o samba "Aquarela do Brasil", em 1939, que Ary Barroso inovou a música popular brasileira, incorporando ao acompanhamento células rítmicas até então só conhecidas em instrumentos de percussão. O mesmo iria ocorrer com outras composições suas, como "Na Baixa do Sapateiro" (1938), "Brasil Moreno"(com Luís Peixoto, 1942) e "Terra Seca" (1943). Em 1944, convidado por Walt Disney, fez nos Estados Unidos a música do filme "Você já foi à Bahia?", e recebeu o diploma da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood. Paralelamente à música, Ary Barroso trabalhou como locutor e cronista esportivo, na Rádio Tupy. Também criou vários programas na emissora, entre eles a "Hora do calouro", onde surgiram grandes nomes da música popular. Em 1946 foi eleito vereador,e, em 1955, teve seu nome inscrito na Ordem Nacional do Mérito.  Ary Barroso foi considerado por críticos de todo o Brasil como o mais inventivo e patriota dos nossos compositores de todos os tempos. Ary Barroso morreu no Rio de Janeiro, num domingo de carnaval, em 09 de fevereiro de 1964.
ACAERT

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ FARÁ SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO RADIALISTA



O presidente  da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará deputado José Albuquerque, atendendo ao requerimento do deputado Leonardo Araújo, convida para sessão solene em comemoração do Dia do Radialista, a realizar-se às dezenove horas do dia vinte e três de novembro de 2017, no Plenário 13 de Maio.
Entrada: pelo Edificio Senador Cesar Cals – Rua
Barbosa de Freitas


SINDRADIO CE

APÓS 33° RODADA CEARÁ SEGUE NA TERCEIRA COLOCAÇÃO



A 33ª rodada da Série B do Brasileiro não foi boa para o Ceará. A derrota por 1 a 0 para o Juventude, na sexta-feira, 3, fez o Vovô perder uma posição na classificação ontem. Mesmo sem entrar em campo, o Vovô viu quatro jogos encerrarem a rodada, e um deles fez o time comandado por Marcelo Chamusca cair para o 3º lugar.

Jogando no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, o América-MG venceu o Guarani, chegou aos 60 pontos e reassumiu a vice-liderança do campeonato, abrindo dois pontos de vantagem para o Ceará e cinco para o Oeste, 5º colocado. 
 
Além disso, o Alvinegro viu a vantagem para o próprio Oeste, que no início da rodada era de seis pontos, cair para três, já que o time paulista venceu o Paraná, por 2 a 1, na última terça-feira. 
Mesmo com a rodada desfavorável, o Ceará segue dependendo apenas de si para conseguir o sonhado acesso. Até porque, dos últimos cinco jogos, três serão em casa, diante do seu torcedor. Acesso no sábado? Sem nenhuma chance de sacramentar matematicamente seu acesso na terça-feira, 7, contra o Guarani, no Castelão, o Ceará tem uma possibilidade de comemorar a subida de divisão já a partir de sábado, 11, contra o Goiás, em Goiânia. 
De acordo com o estatístico Thiago Minhoca, para que isso aconteça, é preciso que o Vovô vença os dois jogos (contra Guarani e Goiás) e aconteça a seguinte combinação de resultados: Oeste perca seus dois próximos jogos (contra Figueirense, em São Paulo, e Juventude, em Caxias do Sul); o Vila Nova some, no máximo, três pontos nos dois próximos jogos (contra Santa Cruz, em Goiânia, e Internacional, em Porto Alegre) e que o Londrina não vença os dois próximos jogos (contra Goiás, em Curitiba, e Náutico, em Recife). 

Combinação
O que o Ceará precisa para conseguir o acesso no sábado: - Vencer Guarani e Goiás - Oeste perder para Figueirense e Juventude - Vila Nova, no máximo, somar três pontos nos jogos contra Santa Cruz e Inter - Londrina não vencer Goiás nem Náutico *O acesso só pode ser sacramentado se todos os resultados acontecerem.
OPOVO

Topo