BLOG DO CLEANTO CARNEIRO

O SEU AMIGO CARNEIRINHO

sábado, 14 de abril de 2018

A SUPER RÁDIO DE SÃO PAULO MIGRA PARA FM



A Super Rádio AM 1150 de São Paulo apareceu novamente no dial FM da capital Paulista. A emissora popular está ocupando a faixa 97.3 FM de São Paulo, canal que abrigava a programação da Rádio Plenitude, emissora que tinha sua programação voltada ao segmento religioso.

Nos últimos anos, a Super Rádio AM vem ocupando frequências, tanto na faixa AM quanto na FM, simultaneamente à sua transmissão originada em 1150 AM. Em 2016, A emissora passou a ser retransmitida também pela 1370 AM para toda a Grande São Paulo.

O canal estava com a programação da Apolo AM, marca que substituiu a própria Super Rádio AM. Atualmente, a 1370 AM abriga o projeto da Rádio DaCidade. Esta é a segunda vez que a Super Rádio passa pelo dial FM.

FORTALEZA VENCE NOS ACRÉSCIMOS GUARANI DE CAMPINAS PELA SÉRIE B DO BRASILEIRO



O Fortaleza iniciou sua caminhada na Série B do Brasileiro com vitória daquelas de emocionar o torcedor. De volta a 2ª Divisão Nacional após oito anos, o Tricolor venceu o Guarani de Campinas por 2x1, na noite desta sexta-feira (13), na Arena Castelão. Com o resultado, o Leão soma 3 pontos em seu primeiro jogo na competição.

Mesmo jogando com uma formação ofensiva, com três atacantes e Alan Mineiro no meio-campo, o Leão não conseguiu traduzir o volume de jogo em chances claras. O time até tentou, arriscando bastante, mas sem efetividade e pontaria. 

Na volta para o 2º tempo, o Fortaleza voltou mais ousado nas chegadas ao ataque e conseguiu abrir o placar em jogada individual de Tinga. O lateral recebeu no lado direito da área, cortou para o meio e bateu forte de canhota, balançando as redes aos 18 do 2º tempo. Belo gol. 

O gol fez o Guarani acordar na partida. E na bola parada, o Bugre foi letal. Após cobrança de escanteio, o ataque do Guarani conseguiu o cabeceio. Matheus espalmou e a bola sobrou livre nos pés de Pedro Bortoluzo, que bateu de primeira para o gol, empatando a partida. 

Ceni ainda tentou dar mais qualidade ao meio de campo e poder ofensivo do time, promovendo as estreias do volante Wallace e do atacante Wilson. Com a bola rolando, o time não teve êxito. Mas na bola parada, a estrela de Gustavo brilhou. Em cobrança de falta primorosa, à la Rogério Ceni, o centroavante tricolor acertou o ângulo e deu a vitória ao clube com um gol aos 48 do 2º tempo. Na comemoração, Gustavo - que chegou ao seu 17º gol na temporada - partiu para comemorar com o treinador, como se dissesse: "aprendi com você".   

O Fortaleza volta a campo na próxima terça-feira (17) contra o Boa Esporte, no estádio municipal de Varginha-MG, as 19h15min.

BRUNO BALACÓ

sexta-feira, 13 de abril de 2018

FORTALEZA DIVULGA A LISTA DE ATLETAS PARA O JOGO CONTRA O GUARANI DE CAMPINAS




Fortaleza divulga lista de atletas relacionados para a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, série B, nesta sexta-feira (13), contra Guarani de Campinas, às 19:15, na Arena Castelão: 

1. Matheus Inácio 
2. Max Walef 
3. Diego Jussani 
4. Adalberto 
5. Fabinho 
6. Pablo 
7. Bruno Melo 
8. Tinga 
9. Igor Henrique 
10. Jean Patrick 
11. Derley 
12. Felipe 
13. Alípio 
14. Alan Mineiro 
15. João Henrique 
16. Wesley 
17. Leo Natel 
18. Edinho 
19. Wallace 
20. Dodô 
21. Wilson 
22. Gustavo 
23. Osvaldo 


RÁDIOS DA AMAZÔNIA LEGAL PODERÃO RETRANSMITIR DE GRAÇA PROGRAMAÇÃO DE OUTRAS EMISSORAS



Emissoras de rádio em municípios da Amazônia Legal poderão retransmitir gratuitamente a programação de outras rádios da mesma região. É o que prevê o Sistema de Retransmissão de Rádio da Amazônia (RTR), criado com a sanção da Lei 13.649/2018, publicada nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial da União.

A matéria tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 178/2017, aprovado no Senado no último dia 21. A regra já entrou em vigor nesta quinta-feira (12). Pela nova legislação, as entidades autorizadas a executar o RTR deverão veicular a programação da emissora que cederá os sinais.

Essas emissoras cedentes poderão inserir publicidade destinada a uma determinada região servida por uma ou mais emissoras retransmissoras. Por outro lado, as retransmissoras poderão incluir inserções locais de programação e publicidade, observadas algumas condições, como a que estabelece que a programação local não deverá ultrapassar 15% do total das transmissões. 

Além disso, a programação inserida deverá ter finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas. De acordo com o relator, senador Omar Aziz (PSD-AM), a manutenção de uma rádio é cara, e para os municípios do interior da Amazônia, torna-se uma vantagem poder retransmitir a programação de outra rádio maior.

A Amazônia Legal engloba nove estados. Sua área de abrangência corresponde à totalidade do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Pará, de Rondônia, de Roraima e do Tocantins e parte de Mato Grosso e do Maranhão, com uma população em torno de 25 milhões de pessoas.

Com informações da Agência Senado

quinta-feira, 12 de abril de 2018

RADIALISTA HILTON OLIVEIRA HOMENAGEIA AS PERSONALIDADES FUTEBOLÍSTICA INCLUINDO A PERSONALIDADE DA COMUNICAÇÃO, ATRAVÉS DO SEU PROGRAMA A BOLA É NOSSA



Nesta quarta-feira, 11/04/2018 o cronista esportivo Hilton Oliveira Junior realizou pelo terceiro ano consecutivo no Salão de Eventos do Shopping Benfica a entrega do troféu Cristiano Santos, promovido pelo programa A Bola é Nossa da Rádio Cidade 860. Entre muitas personalidades do futebol cearense do passado e do presente destacamos a presença de amantes do futebol e da importancia do mesmo para a sociedade. O evento que teve como mestre de cerimonia o cronista Gualber Calado.
Foram homenageados:
Personalidade da Comunicação – Vilar Marques
Ídolos do Passado – Pedrinho Simões (ex-goleiro), Josué Mendonça (ex-meia esquerda) e Celso Gavião (ex-zagueiro)
Artilheiro do Cearense 2018 e Craque do ano – Gustavo (centro-avante do Fortaleza)
Jogador Revelação – Arthur (centro-avante do Ceará)
Melhor Goleiro (menos vazado) – Marcelo Boeck (Fortaleza)
Melhor Dirigente – Marcelo Paz (Fortaleza)
Melhor Árbitro – Avelar Rodrigo (FCF)
Melhor Treinador – Raimundo Wagner (Raimundinho) – Floresta
Homenagens Especiais: Alfredo Monteiro (Fundador do Grupo GEPE) e José Renato Sátiro Junior (Historiador recordista mundial de acervos literarios sobre o futebol – Fundador do Memofut)
Parceria – Shopping Benfica
Melhor Programa Esportivo – A Bola é Nossa – Rádio Cidade AM860 (Apresentação Hilton Oliveira Junior, participação de Cristofher Braná e Alex Oliveira)
A Imagem do BEM – Atendimento ao jogador do Fortaleza Ligger pelos médicos de Ceará e Fortaleza – Dr. Joaquim Garcia e Glay Maranhão
apcdec

quarta-feira, 11 de abril de 2018

AUDIÊNCIA NO SENADO DISCUTE ISENÇÃO DO ECAD PARA RÁDIOS COMUNITÁRIAS



Uma audiência pública realizada no Senado Federal, na manhã desta quarta-feira (11), debateu a isenção de pagamentos de direitos autorais por parte das rádios comunitárias. Atualmente, essas emissoras podem ser obrigadas a pagar pelo uso da música dos artistas. Os artistas que mais recebem repasses do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) são donos de grandes fortunas. 

De acordo com o site do Ecad, em 2016, ano do último levantamento, os cinco artistas que mais receberam repasses do Ecad com origem no pagamento das emissoras de rádio foram Thallys Pacheco, Marília Mendonça, Anderson Freire, Paula Fernandes e Bruno Caliman. O projeto de lei, de autoria do senador Hélio José (PROS-DF), pretende isentar as rádios comunitárias do pagamento destas cobranças.
De acordo com a legislação, esses veículos de comunicação transmitem em baixa frequência, em um município, não tem finalidade comercial e deve incentivar a cultura, educação e acesso a informação para a comunidade onde está inserida. As associações que controlam as emissoras, são isentas de uma série de impostos que são cobrados de uma rádio comercial, além de não ter que pagar pela concessão.

O subprocurador-geral da República, Domingos Sávio, destacou que as rádios comunitárias têm uma função social de grande importância. "É diferente das emissoras comerciais, que usam sua atividade para ganhar dinheiro. As rádios comunitárias têm uma finalidade social importante. Às vezes, essas emissoras são chamadas até de rádios piratas, mesmo tendo concessão. Sofrem um preconceito que impede o desenvolvimento deste sistema", afirmou.

O Brasil possui mais de 4 mil rádios comunitárias, em todos os estados. Em muitas regiões do interior, esse é o único meio de informação dos moradores. A lei que regulamenta as rádios comunitárias, traz uma série de requisitos para esse sistema, aliviando, assim, as rádios de cargas tributárias mais pesadas que abrangem as comerciais.

Com informações do Correio Braziliense

ABERT REPUDIA ATAQUE À SEDE DO SISTEMA VERDES MARES



A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) repudia e condena, com veemência, os ataques à sede do Sistema Verdes Mares de Comunicação, em Fortaleza (CE).
Após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apoiadores de Lula tentaram entrar na TV Verdes Mares, forçando um dos portões do estacionamento e quebrando as portas de vidro de acesso à emissora. Os atos de vandalismo atingiram também a Rádio Verdes Mares, com a pichação de muros e paredes com tinta vermelha.
A ABERT considera inaceitável qualquer tipo de ataque ou violência contra profissionais e veículos de comunicação e pede às autoridades locais uma apuração rigorosa dos fatos e a punição dos responsáveis.
Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa 3,6 mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da liberdade de expressão em todas as suas formas.

FERROVIÁRIO CONTRATA EDSON CARIÚS, QUE ATUOU NO FLORESTA



O Ferroviário Atlético Clube acertou a contratação do centroavante Edson Cariús. O atleta, de 28 anos e 1,84m, chega ao Tubarão da Barra após ter feito um excelente Campeonato Cearense em 2017 pelo Floresta.
Cariús assinou com o Ferrão para defender a equipe na disputa do Brasileirão Série D. O novo atacante coral foi artilheiro em praticamente todas as equipes que já defendeu, no futebol cearense, inclusive no próprio Floresta, principal goleador da equipe no atual Estadual, com 9 gols.
Perfil do Jogador
Nome: José Edson Barros da Silva
Apelido: Edson Cariús
Naturalidade: Cariús/CE
Data de Nascimento: 10/12/1988
Clubes: Floresta/CE, Uniclinic/CE, Alto Santo/CE, Quixadá/CE, Iguatu/CE e Barbalha/CE
Foto: Divulgação/Floresta EC

terça-feira, 10 de abril de 2018

PAULO RICARDO, MÚSICO, LIBEROU COM EXCLUSIVIDADE PARA A RÁDIO TRANSAMÉRICA VERSÃO DA FAIXA "O TEMPO NÃO PARA"



O músico Paulo Ricardo liberou com exclusividade para a Rádio Transamérica, maior rede de FM do País, versão da faixa “O Tempo Não Para”, sucesso de Cazuza, que nesta quarta-feira (4) completaria 60 anos. Grande amigo de Cazuza, o líder do RPM, fez questão de lembrar o legado do músico e homenageá-lo. “Meu soulbrother, meu poeta. Hoje é festa no céu. Parabéns por 60 anos no Olimpo, meu querido Agenor”, disse.
A canção foi ao ar durante o programa Transalouca.

ROBERTO CANÁZIO CONTINUA NA RÁDIO GLOBO, APÓS ESPECULAÇÕES DE SUA SAÍDA



Logo na abertura do Revista Rádio Globo do último domingo, Roberto Canázio fez questão de explicar sua ausência no programa da semana retrasada (primeiro de abril). Ele informou que naquele final de semana, ocorria a mudança de sede da Rádio Globo, que saia da Rua do Russel para o bairro da Cidade Nova. Com isso, alguns dos programas foram transferidos para os estúdios de São Paulo, entre eles o programa de Canázio. Entretanto, como naquele domingo, comemorava-se a Páscoa, o comunicador decidiu ficar no Rio e passar a data com os familiares. Em seu lugar, Helen Braun apresentou o programa.
Foi o suficiente para que começassem especulações em torno do motivo da ausência de Canázio. O jornalista Léo Dias, de O Dia, chegou a informar que o apresentador foi demitido da emissora. A notícia foi desmentida pelo próprio Dias horas depois da publicação original. “Responsabilidade exige chegar notícia na fonte, não no disse-me-disse”, disse Canázio no seu breve comentário sobre tudo o que aconteceu.

GRUPO BANDEIRANTES INICIA COBERTURA PARA ELEIÇÕES GERAIS 2018



O Grupo Bandeirantes de Comunicação vai iniciar sua tradicional cobertura para as eleições gerais de 2018. O grupo retoma o projeto Band Eleições, que vai entrevistar os principais personagens da política nacional. Além da TV Band e BandNews TV, a Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo também irá retransmitir o programa.

O Band Eleições teve início ontem, segunda-feira (9). Como primeiro convidado, a TV Band  recebeu o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que é o indicado como candidato para a disputa das eleições presidenciais. A atração irá ao ar nas segundas-feiras, 00h25.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

CEARÁ CONQUISTA O CAMPEONATO CEARENSE



Rogério Ceni levou o Fortaleza à melhor campanha do Campeonato Cearense, mas não conseguiu fazer seu time mais forte justamente nas finais. Diante do Ceará, o Tricolor do técnico ex-São Paulo sucumbiu nesse domingo por 2 a 1, na Arena Castelão, mesmo placar no primeiro duelo válido pelo título estadual. Com isso, o Vovô foi quem fez a festa de campeão.
Com a bola rolando, muitos olhos em cima de Gustavo e Arthur, artilheiros do país com 16 gols cada. E o centroavante do Fortaleza foi o primeiro a ter a oportunidade de mostrar seu faro de gol. A torcida tricolor só não contava que seu camisa 9 desperdiçasse uma chance incrível com 15 minutos de jogo.
A falha custou caro. Três minutos depois, Pio resolveu arriscar chute de longe e acabou acertando um petardo, no ângulo. Um golaço do Ceará, que já tinha a vantagem do empate e passou a ficar com a situação ainda mais favorável.
Tão festejado pela torcida do Vovô, Pio foi do céu ao inferno em pouco tempo. Aos 34, o autor do único gol do jogo cometeu pênalti infantil em Osvaldo. Sorte dele que Bruno Melo acertou a trave e manteve o placar inalterado.
Após isso, os atendimentos médicos acabaram dando o tom do Clássico-Rei. O técnico Marcelo Chamusca sofreu uma queda de pressão e precisou ser atendido pelos paramédicos. Em seguida, a ambulância precisou entrar em campo devido a um choque de cabeça com cabeça. Ligger levou a pior.
Por isso, o primeiro tempo foi até os 60 minutos. Ao menos as notícias que vieram em seguida foram boas, com todos os envolvidos já passando bem.
Na segunda etapa, o jogo tomou outro panorama. O Ceará colocou o regulamento embaixo do braço e passou a administrar a pressão imposta pelo Fortaleza. Assim, o Vovô levou o clássico até os 39 minutos da etapa final, quando Felipe Azevedo estufou as redes em contra-ataque e colocou a taça nas mãos do Vovô.
O Fortaleza ainda descontou aos 45 com Adalberto, mas era tarde demais. Veio o apito final e a festa foi alvinegra na Arena Castelão.
O Fortaleza volta a campo pelo Campeonato Brasileiro da Série B, sexta-feira, de novo na Arena Castelão, contra o Guarani, às 19h15. No dia seguinte, o Ceará estreia na Série A, diante do Santos, às 21 horas, no Pacaembu.
GAZETA ESPORTIVA

domingo, 8 de abril de 2018

RÁDIO CLUBE INICIA COMEMORAÇÕES DOS SEUS 100 ANOS



Considerada a primeira rádio a entrar no ar no Brasil, a Clube AM 720 do Recife, a icônica PRA-8, comemora daqui a um ano seu centenário de fundação. O 6 de abril de 1919 marca a histórica reunião de um grupo de amadores da telegrafia sem fio que nesta data registrou a fundação oficial da rádio. Eles se comunicavam por diversão e estavam obstinados a aperfeiçoar as transmissões para levar o “pensamento humano” por meio de redes sem fio.

Liderados por Augusto Joaquim Pereira, tornaram-se precursores do rádio como veículo de comunicação e foram protagonistas de uma revolução. Documentos oficiais e publicações em jornais da época comprovam o vanguardismo.
As Rádios Clube AM e FM 99.1 e o Grupo R2 começam hoje (6) a contagem regressiva da comemoração dos 100 anos, com o lançamento de um projeto memorialista que será veiculado na programação das emissoras e em reportagens publicadas toda semana nas páginas do Diario de Pernambuco até 6 de abril de 2019. Foi idealizado para documentar o legado pioneiro dos amadores da telegrafia, narrar o progresso visto década após década da sua inauguração e valorizar quem fez e faz a trajetória de sucesso da Rádio Clube.

“A gente quer aproveitar esse momento para as pessoas conhecerem a história da Rádio Clube de Pernambuco, que é pregressa à história oficial da rádio no Brasil”, afirma Pierre Lucena, vice-presidente Comercial de e de Marketing do Grupo R2 - dono da Rádio Clube, Diário de Pernambuco, portais de notícias e respectivas redes sociais. 
O projeto Rádio Clube 100 anos prevê ainda programas especiais que destacarão artistas projetados nacionalmente e o jornalismo na rádio. Programas em formatos curtos e longos, que contarão com a participação de professores, jornalistas e intelectuais. 

“Vamos mostrar como a Rádio Clube fez parte da construção da cultura de Pernambuco”, diz Leo Gangana, diretor-geral das rádios Clube AM e FM. Também serão promovidos encontros entre artistas e ouvintes, afora promoções, como a distribuição de prêmios para ouvintes da rádio e a realização de shows. 

Nesta retrospectiva desde Augusto Joaquim Pereira em 1919 até 2019 estará, portanto, não só a história da Rádio Clube, mas das rádios no Brasil e até no mundo. “Cabe lembrar que não se pensa em radiodifusão propriamente dita àquela época, até porque somente a 2 de novembro de 1920 se inaugura a primeira estação de radiodifusão nos Estados Unidos, conforme afirma Oscar Dubeux Pinto, a KDKA da Westinghouse”, destacou Renato Phaelante, um estudioso respeitado da história do rádio, pesquisador e coordenador da Fonoteca da Fundação Joaquim Nabuco durante três décadas. 

Com informações do Diário de Pernambuco

Topo