Líder isolado da Série B do Campeonato Brasileiro com 61 pontos (cinco a mais que o vice-líder Paraná e dez à frente do Vila Nova-GO, quinto colocado), o Inter tem neste sábado a oportunidade de garantir com seis jogos de antecedência o seu retorno à Primeira Divisão do futebol nacional. O adversário é o Ceará, pela trigésima-segunda rodada da competição. A partida está marcada para as 17h30min no Beira-Rio.
Para chegar à décima vitória consecutiva atuando em Porto Alegre, o time de Guto Ferreira deve contar com um incentivo-extra: a casa lotada por cerca de 40 mil torcedores – diversos setores do estádio já têm ingressos esgotados desde a quinta-feira. Nos bastidores da avenida Padre Cacique, porém, permanece o discurso de cautela, a fim de evitar a perda de foco e o “salto-alto”.
Na manhã dessa sexta-feira, o técnico Guto Ferreira encerrou a preparação da equipe para o duelo decisivo. Boa parte dos trabalhos no centro de treinamentos no complexo esportivo do Parque Gigante se concentrou nos exercícios de bola parada defensiva e ofensiva, seguidos de um rachão recreativo.
Desfalques
O centroavante Leandro Damião, com desgaste muscular, não participou da sessão e o seu provável substituto deve ser Roberson, que tem sido pouco aproveitado no returno – por pouco ele não retornou ao Juventude, do qual foi contratado no final de 2016 como primeiro reforço colorado após a confirmação do rebaixamento do Inter à Série B.
O atacante uruguaio Nico López, um dos artilheiros da equipe na competição e que ficou de fora da partida anterior, está relacionado para o confronto deste sábado. Caso inicie o primeiro tempo, a sua presença indicará uma opção da comissão técnica por uma estratégia de jogo que mais veloz e ofensiva.
Outro desfalque confirmado é o do volante Rodrigo Dourado, suspenso automaticamente pelo terceiro cartão amarelo na última rodada. Em seu lugar poderá entrar o chinelo Felipe Gutierrez. A escalação do time do Saci só deve ser divulgada por Guto momentos antes do jogo.
O Colorado conta com a melhor defesa da competição, com 22 gols sofridos, além do segundo melhor ataque, com 47 gols marcados. São nove vitórias consecutivas jogando no Gigante, tendo a segunda melhor campanha dentro de casa e a melhor atuando fora dos seus domínios na edição 2017 da Série B. Já o Ceará está em quarto lugar, com 55 pontos.
No Primeiro Turno do certame, o confronto contra o time de Fortaleza (CE) foi disputado no estádio Castelão, na capital cearense, com placar de 2 a 0 para o alvi-rubro gaúcho, no dia 11 de julho. No retrospecto recente de enfrentamentos entre as duas equipes, porém, as duas partidas jogadas no Beira-Rio terminaram com vitória dos visitantes, por 1 a 0 no Brasileirão de 2011 e por 2 a 1 na Copa do Brasil de 2014 (no jogo de volta, uma nova derrota desclassificou o Colorado do torneio).