BLOG DO CLEANTO CARNEIRO

O SEU AMIGO CARNEIRINHO

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

VICTOR HANNOVER DEIXA TV DIÁRIO DE FORTALEZA






O apresentador e repórter do grupo Verdes Mares de Comunicação Victor Hannover deixou a TV DIÀRIO canal 22, ele que já estava no grupo há cerca de 28 anos. Após se tratar de uma depressão e passar um período ausente na TV, o apresentador resolveu em comum acordo deixar o canal televisivo,  em seu Blog ele comenta as razões que o levaram a tomar tal decisão.

Me sinto mais leve ao escrever esse texto. Parece que estou retirando dos ombros um peso enorme, que estava entristecendo minh'alma, me trazendo sofrimento. Existe no seio de cada ser humano o desejo de ser útil, de se sentir inserido em um time forte e com ele procurar crescer. Infelizmente nos últimos meses eu estava apenas "cumprindo tabela", sem que o meu nível profissional, reconhecidamente bom, fosse valorizado. Em qualquer nível de relacionamento social, se há um descontentamento, é direito das partes procurar um caminho. Eu vou procurar a felicidade a partir de agora, pois eu tinha na TV Diário um salário, mas não estava feliz por motivos que, acredito, não precisam ser escritos aqui.

TV Diário - Tenho um agradecimento público a fazer a esta emissora. A TV Diário abriu as portas pra mim em momentos difíceis da minha vida. Sou grato. Agora que recebi a confirmação que o meu pedido de desligamento foi aceito, só tenho a agradecer a TV Diário por tudo que fez por mim, numa relação de dez anos.

Contratos de Trabalho - Em primeiro lugar quero deixar claro aqui uma questão importante, que eu não quero que seja utilizada por pessoas maldosas, com o objetivo de arranhar o meu relacionamento com o Sistema Verdes Mares, pois estou saindo deixando as portas abertas. Não estou trazendo mágoas ou rancores, então tornarei público aqui aquilo que na verdade a maioria dos profissionais de imprensa já sabe. Quando eu estava desempregado e fui convidado pra trabalhar na TV Diário, me foi oferecido um contrato de trabalho e não, uma carteira assinada. Não fui obrigado a assinar o contrato. Aceitei porque quis, não fui enganado. Me foi apresentado um contrato de trabalho onde eu não tinha  direito a FGTS, décimo terceiro salário, plano de saúde, percentual de férias, hora extra - Apesar de trabalhar em absolutamente todos os feriados do ano - e também não tinha direito a recolhimento de INSS, ou seja, não tinha vínculo que possibilitasse minha aposentadoria. Apesar de tudo, aceitei assinar o contrato, pois era uma chance que eu estava tendo pra retomar minha carreira. Tudo o que não era disponibilizado pra mim, o meu salário no fim do mês tinha que ser direcionado para o pagamento de INSS avulso, pra ter direito a me aposentar e outros planos de garantia social. Meu plano de saúde é pago através de um auxílio familiar generoso que recebo, pois é fato público que faço tratamento contra depressão e meus recursos não eram suficientes pra bancar um plano de saúde. No mais, FGTS, férias e outros direitos trabalhistas nunca me foram pagos nos últimos cinco anos. Repito que não fui obrigado a assinar esse contrato. Aceitei todas as cláusulas e assinei.

Gratidão - Jamais entrarei na justiça contra o Grupo Edson Queiroz e Sistema Verdes Mares. Essa é uma possibilidade totalmente descartada. Tenho por eles um sentimento de gratidão, pois abriram portas pra mim em momentos difíceis e tenho pessoas da minha família que trabalham lá, ganhando com honestidade o pão de cada dia. Outra coisa que preciso explicar. Eu seria um crápula se um dia me utilizasse da justiça pra resolver problemas com o Grupo Edson Queiroz. O histórico de fatos positivos relacionados ao Grupo e minha família me faz deixar claro que onde há gratidão, não existe lugar pra vingança. Apesar de não concordar com o contrato de trabalho sem direitos trabalhistas e deixar que isso seja amplamente divulgado, jamais procurarei o judiciário contra a empresa que me viu crescer. Repito; quando fui assinar o contrato sem direito à garantias trabalhistas, eu aceitei e assinei por vontade própria. Então este é um assunto encerrado.

TV Diário - Eu saio da TV Diário deixando um histórico lindo de grandes reportagens. Fui o primeiro repórter do Brasil, de fora do Rio de Janeiro, a entrar na Rocinha, na época em que a comunidade era totalmente controlada por traficantes. Mostramos no programa Rota 22 o dia a dia do povo nordestino na comunidade e até imagens flagrantes de venda e consumo de drogas na comunidade, feitas pelo repórter cinematográfico PJ Lopes, que conseguiu furar a vigilância dos "soldados do tráfico " e fazer imagens fortes em plena luz do dia.

Furos de reportagem e grandes momentos - O caso da turista italiana Gaia Molinari, assassinada em Jericoacoara, teve ampla repercussão na Europa e levou o meu nome e o nome da TV Diário pra as manchetes da imprensa internacional depois de uma entrevista exclusiva que fizemos com um uruguaio que denunciou abusos da Polícia contra ele e a esposa dele, que na época chegaram a ser citados como "suspeitos" de participação no crime. Depois de exames, a participação deles foi descartada e o uruguaio me concedeu entrevista direto de Montevideu através do Skype, com repercussão na TV italiana, que registrou nosso trabalho, mostrou a entrevista e hoje este material está disponível no YouTube da TV Libertà de Piacenza. A TV alemã também utilizou nosso trabalho pra citar o caso da turista. Cito que neste caso, trocaria toda essa mídia, pela vida da turista. Pra mim a vida de um ser humano vale muito mais que qualquer tipo de projeção profissional.

Caso inusitado - Nos meus 28 anos de profissão, jamais vivi um fato tão inusitado. Eu localizei e fiz uma entrevista com um holandês testemunha de um assassinato em Fortaleza. Quando a entrevista foi ao ar, a promotora que acompanhava o processo, pediu pra assessoria dela me ligar pra eu dizer onde o holandês estava, pois a justiça teria que escutá-lo, sendo ele peça importante para a elucidação do crime. Eu não sabia onde o holandês estava, pois ele me concedeu entrevista e foi embora, me dizendo apenas que estava indo curtir férias na praia. Tive que explicar pra promotoria que eu achei o holandês, depois de um longo trabalho de jornalismo investigativo e que havia deixado mensagens no celular do holandês, explicando que a justiça queria falar com ele. Ele não respondeu e pouco tempo depois apareceu, viu as mensagens e se apresentou no Fórum de Fortaleza. Ele disse que não havia respondido minhas mensagens antes, pois estava numa praia sem sinal de celular. O fato inusitado disso tudo é que eu passei por um constrangimento enorme, pois entrevistei um homem que ninguém sabia onde estava, nem a polícia e nem a justiça e depois que ele foi embora, os órgãos públicos queriam que eu soubesse onde ele estava. Deixo registrado que depois de fazer minha entrevista, não ando fiscalizando vida de ninguém e nem tenho tempo pra isso.
   Esses são apenas dois casos, dos vários que fiz e entreguei de bandeja pra TV Diário dar furos e abrir jornais. Foi assim com a cearense moradora de Portugal, que foi espacanda por um policial português com quem tinha um relacionamento. Foi assim com uma estudante de uma universidade cearense do projeto do Governo Federal "Ciências sem fronteiras" , encontrada morta na Espanha e nesses dois casos fizemos acompanhamento e entrevistas exclusivas e internacionais, enquanto as demais emissoras apesar citavam os fatos sem desdobramentos ou algo novo.
   Tudo o que está escrito aqui está comprovado em vídeos do meu canal do YouTube.

Futuro - Estava sendo frustrante pra mim saber que pessoas estavam sendo contratadas, com carteira assinada, pela TV Diário, enquanto eu ficava à margem, trabalhando em alto nível e sem perspectiva de melhora. Acho que um profissional com 28 anos de casa merecia pelo menos uma carteira assinada. Como a TV Diário nunca acenou com a possibilidade de assinar minha carteira e ao longo do tempo contratou e assinou a carteira de diversos profissionais, acredito que houve uma falta de valorização profissional diante daquilo que represento em termos de trabalho em alto nível. Deixo a emissora com a sensação de dever cumprido e o que é melhor, sem o desejo de desentendimentos ou desdobramentos outros. Por enquanto estou em processo de profissionalização do meu blog e este será o meu canal de comunicação. Estou feliz pois fui liberado pelo meu médico Anchieta Maciel, estando totalmente apto pra realizar minhas funções profissionais.

Obrigado a todos !!
Meu blog ficará no ar e estarei realizando meu trabalho normalmente aqui na Internet, com entrevistas, vídeos e com o padrão de qualidade que a população já conhece.

Grande abraço,
Victor Hannover - Repórter, Repórter Cinematográfico, Editor de Imagens e Produtor de Reportagens.

0 comentários:

Postar um comentário

Topo