BLOG DO CLEANTO CARNEIRO

O SEU AMIGO CARNEIRINHO

sábado, 3 de novembro de 2018

REPÓRTER AFRÂNIO MARQUES: SAUDADES DO REPÓRTER POLICIAL


Afrânio Marques foi um grande repórter do Rádio e Tv do estado do Ceará, natural de Canindé, atuou em grandes emissoras, como: Rádio Am do Povo, Verdes Mares AM, TV Cidade de Fortaleza, onde polemizava a informação, principalmente a policial.

Afrânio, pela sua popularidade conseguiu um cargo de vereador pelo Partido Trabalhista Cristão. Grandes profissionais trabalharam com o repórter, dentre eles: Roberto Losan, Paulo Lélis, Ian Gomes, Cláudio Teran, Marilena Lima, Chagas Vieira, Tadeu Nascimento, dentre outros.Em virtude de sua doença,Afrânio foi internado na quinta-feira, dia 24/05/2012, com uma grave crise renal. Segundo o boletim médico o paciente teve problemas de circulação e precisou, na manhã de uma sexta-feira, amputar a perna direita, nessa mesma sexta-feira, faleceu, 25/05, às três horas da tarde. Grande perca para a imprensa cearense.






RÁDIO JORNAL DE PERNAMBUCO AMPLIA A SUA PRESENÇA NO DIAL FM NO INTERIOR DE PERNAMBUCO



A rede liderada pela tradicional Rádio Jornal FM 90.3 AM 780 do Recife está ampliando a sua presença em FM no estado de Pernambuco. A marca passa a contar com três FMs, rede que conta com seis praças ativas no estado. A ampliação mais recente ocorreu através do processo de migração AM-FM vivido pela Rádio Jornal de Pesqueira, esta que passa a operar em 90.9 FM. Acompanhe:

Com Pesqueira, cidade de 66 mil habitantes e localizada no Agreste Pernambucano, a Rádio Jornal também atinge cidades próximas como Arcoverde, esta com 73 mil habitantes segundo estimativas recentes do IBGE. 

A transmissão em 90.9 FM a partir de Pesqueira foi percebida neste final de semana por colaboradores do tudoradio.com que, segundo informações locais, a rádio está em fase de testes desde o dia 26 de outubro. A emissora é originada em 1390 AM.

A Rádio Jornal FM 90.9 de Pesqueira é de classe C de operação e sua presença no dial foi indicada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

Capital e Petrolina
A Rádio Jornal, tradicional no Nordeste e que está entre as principais marcas de rádio do país, também conta com outras duas FMs no estado: a principal é a 90.3 FM do Recife, cabeça da rede, estação que iniciou as suas operações em conjunto com a 780 AM a partir de 2014 (hoje é uma das maiores audiências do Recife e região metropolitana, disputando as primeiras colocações da medição realizada pelo Kantar Ibope Media). 

A segunda é a Rádio Jornal FM 90.5 de Petrolina, primeira FM a carregar a marca na trajetória atual, esta que está no ar na divisa com a Bahia desde 2006.

Vai ampliar…
Além da migração AM-FM efetivada pela Rádio Jornal de Pesqueira, as emissoras da rede em Caruaru, Garanhuns e Limoeiro também aguardam para operar em FM. A mais próxima de concretizar a alteração é a Rádio Jornal AM 660 de Limoeiro, esta que irá operar em 99.5 FM (classe B1). Recentemente a rádio completou 66 anos no ar.

Já Garanhuns a expectativa é de que a Rádio Jornal AM 1210 ocupe o canal 107.5 FM, de classe A4, que será liberado para a migração AM-FM na praça. E Caruaru a Rádio Jornal AM 1080 ocupará um dos canais que foram recentemente liberados para a migração na praça (todos classes A4 - sendo 91.3 FM, 96.5 FM ou 99.7 FM).

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

CEARÁ SEGUE COM PREPARAÇÃO PARA O JOGO CONTRA O SPORT



A tarde dessa sexta-feira, 02/11, será de muito trabalho no Estádio Carlos de Alencar Pinto (Vovozão). O técnico Lisca dará continuidade aos treinamentos, visando o próximo confronto fora de casa diante do Sport. O comandante alvinegro terá mais dois dias para trabalhar o grupo, antes de seguir viagem para Recife, palco do próximo confronto do Vovô. 

Após os treinamentos realizados em Porangabuçu, será realizada entrevista coletiva de pré-jogo com a imprensa local. Na noite do sábado, 03/11, a delegação segue viagem para Pernambuco. Sport e Ceará se enfrentam pela 32ª rodada do Brasileirão com jogo na segunda-feira, 05/11, às 19 horas (horário da capital cearense), na Ilha do Retiro.


csc

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

FORTALEZA, CASO CAMPEÃO DA SÉRIE B, DISPUTARIA A COPA DO BRASIL SOMENTE NAS OITAVAS-DE FINAL




As eliminações de Grêmio e Palmeiras da Libertadores – derrotados por River e Boca, que farão a maior final da história do futebol de clubes desde sempre – determinaram que o campeão da Série B 2018 terá vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano que vem.
O regulamento específico da Segundona, de forma clara, aponta o seguinte, no § 6º do artigo 4º:
§ 6º – O clube que conquistar o título da Série B de 2018 disputará a Copa do Brasil de 2019 a partir da fase de Oitavas-de-Final. Caso o clube obtenha o benefício de acessar a Copa do Brasil 2019 a partir das Oitavas-de-Final por disputar a Copa Libertadores de 2019, tendo conquistado a Copa do Brasil de 2018, a vaga será repassada ao vice-campeão da Série B de 2018. Porém, se em 2019 o número de representantes brasileiros na Copa Libertadores for de 09 (nove) clubes, hipótese possível só em caso de os campeões da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2018 serem clubes brasileiros, o classificado pela Série B de 2018 disputará a Copa do Brasil de 2019 a partir da Primeira Fase, se obtiver classificação para o certame, conforme critérios constantes no regulamento específico da Copa do Brasil
Líder do torneio com 61 pontos e detentor, hoje, de 90% de possibilidades confirmar a conquista, o Fortaleza, em caso de título, garante assim um calendário mais folgado no primeiro semestre – já terá Copa do Nordeste e Campeonato Cearense para disputar – e uma cota de R$ 2,4 milhões por entrar nas oitavas de final da Copa do Brasil.
O elenco comandado por Rogério Ceni joga no próximo sábado, às 17 horas, diante do Atlético-GO, em Goiânia, jogo válido pela rodada 34 da Série B.
opovo

terça-feira, 30 de outubro de 2018

FALA CEARÁ 2018 TERÁ PRESENÇA DA ADVOGADA PATRÍCIA GUIMARÃES INFORMANDO SOBRE A NOVA REGULAMENTAÇÃO DAS FUNÇÕES DOS RADIALISTAS



A Drª Patrícia Guimarães, assessora jurídica da Fenaert, confirmou presença no Fala Ceará, que acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro próximo no salão de convenções do Hotel Sonata de Iracema, em Fortaleza. Ela proferirá palestra abordando o tema Legislação Trabalhista e a Nova Regulamentação das Funções dos Radialistas.

A palestra está prevista para ocorrer a partir das 8h30 do dia 5 de dezembro, tratando-se de assunto do maior interesse dos profissionais das emissoras de rádio e televisão do Ceará. O decreto presidencial que atualiza a legislação referente à regulamentação da profissão de radialista foi publicada em abril. A medida foi tomada após ampla discussão sobre a necessidade de adequação aos tempos atuais.

Na programação do Fala Ceará será realizada a entrega dos prêmios aos vencedores da Jornada Aboio de Comunicação (Prêmio Aboio). O evento contará com a divulgação das peças vencedoras apresentadas pelas agências de publicidade e propaganda e pelos estudantes universitários.

O Fala Ceará 2018 e a Jornada Aboio de Comunicação são eventos de grande importância para a sustentabilidade e fomento dos negócios da comunicação e principalmente para a atualização dos profissionais de rádio e televisão. Os participantes terão a oportunidade de se reciclar e conhecer o que há de mais moderno no mercado. Inscrições e maiores informações através do site www.falaceara.com.br.

CBN CARIRI: JÁ ESTÁ NO AR A CBN FM CARIRI, 93,5 NO CRATO



A região metropolitana do Cariri, área do sul cearense, passará a contar com uma afiliada da Rede CBN. Trata-se da futura CBN FM 93.5 do Crato, emissora migrante AM-FM que estava atuando como Rádio Líder Classe A FM 93.5 (de formato adulto-contemporâneo). A estação já está operando em testes com a CBN, com a sua inauguração oficial prevista para novembro. 

Originada em 1550 AM, a 93.5 FM do Crato, que tem a estreia como CBN prevista para o dia 23 de novembro, também cobre Juazeiro do Norte e será operada pelo Grupo O Povo (responsável pela CBN FM 95.5 AM 1010 de Fortaleza, capital do estado). 

Segundo informações locais, a transmissão em testes com a CBN foi percebida pela audiência local a partir do último sábado (27), mas por enquanto a estação não conta com interações locais (o que irá acontecer apenas a partir de sua estreia definitiva). 

TUDORÁDIO

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

CEARÁ QUER VITÓRIA CONTRA O ATLÉTICO-MG PARA MANTER-SE LONGE DO Z4




Fora da zona de rebaixamento da Série A do Brasileiro, mas com os mesmo 34 pontos do primeiro integrante da Z-4 a Chapecoense , o Ceará entra em campo hoje à noite, no Castelão, para consolidar a condição em que está na competição. Diante do Atlético-MG, o Vovô busca nova vitória para saltar posições na classificação. Se vencer por três tentos de diferença, chega à 12ª colocação.

A partida está marcada para começar às 20 horas e deve ter um bom público presente, já que mais de 11 mil ingressos foram vendidos de forma antecipada. A diretoria do Ceará aguarda pelo menos 30 mil alvinegros na arquibancada.

Vindo de vitória sobre clube mineiro, o Cruzeiro, o técnico Lisca admitiu que espera um jogo mais difícil, mesmo sendo em casa. "Voltou o Levir Culpi, treinador muito identificado com o clube, e só isso já é motivação para os jogadores, mas eles querem também botar o Atlético-MG na Libertadores, mesmo que na fase pré-Libertadores", disse, comparando os objetivos do Galo com o do maior rival no Brasileiro.

Os jogadores do Vovô têm o mesmo pensamento do comandante. "O grupo espera um jogo muito difícil porque eles (Atlético-MG) ainda almejam Libertadores e vão querer levar pontos daqui. A gente está consciente do que fazer para tornar o jogo mais fácil", disse o meia-atacante Juninho Quixadá.

A volta dele ao time titular foi assegurada por Lisca, que falou dos pontos positivos de Quixadá em campo. "Ganhamos a criatividade, o drible, a troca de direção e a objetividade que ele tem, apesar do número baixo de gols que o tem preocupado, mas eu tenho conversado bastante com ele", comentou.

Quem também retorna ao time é o lateral-direito Samuel Xavier, que cumpriu suspensão na rodada passada. Já o meia Ricardinho fica fora pelo terceiro cartão amarelo. Na lateral esquerda, a tendência é a manutenção de João Lucas. O restante do time não vai sofrer alterações.

Pelo lado do Galo, Levir Culpi está obrigado a fazer pelo menos uma alteração. Ele não terá o lateral-esquerdo Fábio Santos, suspenso, e o garoto Hulk, de apenas 19 anos, vai assumir a vaga.

Derrotado na estreia diante do Fluminense, por 1 a 0 , Culpi quer, diante do Ceará, a primeira vitória na quinta passagem pelo Atlético-MG e por isso é difícil imaginar um adversário apenas se defendendo no Castelão.

BRENNO REBOUÇAS

domingo, 28 de outubro de 2018

QUEDA DE TORRE DE RÁDIO AM CAI E MATA DUAS PESSOAS EM ITABAIANA



Uma torre de rádio desabou na manhã desta sexta-feira (26) e matou um homem de 42 anos e outro de 32 anos, na rodovia Francisco Teles, em Itabaiana, região Agreste de Sergipe. Segundo informações da polícia, funcionários faziam a desmontagem da torre da antiga rádio Capital do Agreste AM 1370 de Itabaiana, emissora que fez a migração AM-FM e agora transmite como Capital FM 101.7 de Itabaiana.

Segundo as informações de pessoas que estão presentes no momento do acidente, o cabo de sustentação se rompeu e a torre caiu junto com os dois homens. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou que ambos morreram na hora. De acordo com a polícia, o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para buscar os corpos e a Polícia Criminalística também esteve no local.

O delegado Hilton Duarte informou que, após uma perícia preliminar, a base da torre estava deteriorada, com indícios de enferrujamento, o que pode ter sido uma das causas do desabamento da estrutura. Ele disse ainda que vai aguardar o laudo completo da criminalística para instaurar um inquérito e apurar a morte dos homens.

A Rádio Capital do Agreste AM efetuou a migração AM-FM no início do ano após operar por cerca de 30 anos. A emissora AM foi ao ar definitivamente em 28 de agosto de 1987, dia em que foi comemorado o centenário da cidade de Itabaiana.

LUIZ CARLOS AMARAL: MORRE EM FORTALEZA O RADIALISTA LUIZ CARLOS AMARAL, VEJA O VÍDEO



Luiz Carlos Amaral saiu da vida aos 59 anos. Ele foi atropelado por uma motocicleta no bairro onde vivia, na noite de sexta-feira (26.10). Chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Maranhense de Caxias, Amaral estava no Ceará desde 1985. Cheguei uns meses antes dele. O começo não foi fácil, mas ele não desistiu, até obter um contrato na Rádio Verdes Mares como repórter.

Sentia saudades da família, e não tinha dinheiro para trazer mulher e filhos, então jogou na extinta LOTO, e acertou na quadra. Não era o prêmio máximo, mas rendeu um bom dinheiro. Ele alugou casa, mobiliou, e foi buscar seus familiares.


A CARREIRA

Luiz Carlos Amaral amava o Rádio e começou nas emissoras de sua terra, narrando futebol.

A decisão de tentar a sorte no Ceará foi por achar que poderia se destacar em Fortaleza. No SVM ele de fato despontou na reportagem, foi apresentador de programas, repórter esportivo e narrador. O SVM o demitiu em 1992, e então ele foi acolhido pelo saudoso Moreira Neto na equipe de Rádio do governo do Estado (Era Tasso).

As viagens pelo Ceará o tornaram conhecido de todos os profissionais do Radio e mídias. Ao lado dele fizemos coberturas memoráveis entre elas a inauguração do Açude Castanhão. Passou também pelas Rádios O Povo; Metro; Ceará Rádio Clube; e Cidade AM. Como repórter foi um sujeito versátil, encarava qualquer pauta, mas gostava mesmo, de verdade de narrar partidas de futebol.

O neguinho também era teimoso, obstinado, motivado e dono um humor especial, irônico, e ao mesmo tempo metido a valente, apesar do físico. "Metido não, eu sou cabra valente, não venha não", dizia entre gargalhadas.

No começo dos anos dois mil, Luiz Carlos decidiu estudar e formou-se em Comunicação Social, o que o orgulhava. "Diploma é outro nível", dizia. Também narrou jogos para a TV Diário, e atuou como animador de eventos e festas.

O AVENTUREIRO

Amaral se candidatou a deputado estadual (2002) e, antes, fez uma pesquisa para saber o que os colegas de Cambeba achavam. Ninguém aprovou, e ele; "já que é assim vou ser candidato".

Outra dele foi a formação como juiz de futebol, o que de início o entusiasmou. Chegou a apitar uns jogos, mas desistiu, "por excesso de monotonia", me disse quando perguntei a razão.

ÚLTIMOS ANOS

Passou por quatro governos como membro da assessoria de imprensa do Estado. Por último atuou na Sec. do Desenvolv. Agrário (SDA). Desde 2015, Amaral se debatia com problemas pessoais que o afastaram de tudo. Não trabalhava, e enfrentava uma depressão longa.

EPITÁFIO

Dele guardarei as risadas, e as paródias que costumava fazer para tirar onda com os colegas e com a chefia. Algumas tinham letras de puro non sense, e impublicáveis. E a frase:

"Sabe porque eu me visto bem? ´Não é vaidade, é pra mostrar que nego é gente, e que nesta munheca aqui ninguém pega"...




Por: Cláudio Teran

Topo