BLOG DO CLEANTO CARNEIRO

O SEU AMIGO CARNEIRINHO

sábado, 24 de novembro de 2018

FORTALEZA SE DESPEDE COM DERROTA CONTRA O CORITIBA




 O Coritiba carimbou a faixa de campeão do Fortaleza na noite desta sexta-feira com uma vitória por 1 a 0 no estádio Couto Pereira, na abertura da última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Enquanto o time paranaense fez uma campanha abaixo de suas pretensões, a equipe cearense conquistou o troféu e o acesso à Série A.

O Fortaleza não perdia desde o dia 14 de setembro, quando caiu diante do Sampaio Corrêa por 1 a 0. Foram dez jogos de invencibilidade. O time cearense terminou o torneio com 72 pontos, contra 52 do seu rival, após 38 jogos disputados.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

A NOVA ECONOMIA APOSTA NA MÍDIA NACIONAL E NOS DÁ DICAS DE COMO O RÁDIO PODE SER RELEVANTE



É um exercício contínuo investir em pesquisas para conseguir determinar um caminho nos hábitos de consumo da população, com destaque para o recorte relacionado à mídia. Com o avanço das novas tecnologias, o papel das mídias consideradas "tradicionais" ou de massa entram na roda de discussão, geralmente colocadas na parede. Mas tem um lado bom: conforme o desafio cresce, mais se investe em conhecimento para buscar a manutenção ou aprimoramento do papel do rádio na sociedade.

Essa minha informação é baseada na série de pesquisas e artigos que foram divulgadas em 2018 sobre o papel do rádio. Paralelo à isso há outro ponto a se considerar: a chamada "nova economia", ou seja, empresas que nasceram no mundo tecnológico e estão mudando os hábitos de consumo, apostam na mídia "tradicional" para as suas campanhas, em especial o rádio.

Durante o período eleitoral, o tudoradio.com chegou a destacar a movimentação feita pelos nomes gigantes relacionados ao Facebook: WhatsApp e o Facebook MarketPlace. O primeiro, precisando colar na credibilidade do rádio, investiu numa campanha para combater a onda de "Fake News", com spots que orientavam a população sobre como evitar o compartilhamento de boatos ou notícias falsas.

Paralelo à isso, o Facebook MarketPlace apareceu no meio rádio para promover o seu serviço de compras, vendas e trocas, precisando do rádio para se fazer conhecido perante concorrentes ja consolidados. Google (através de vários de seus serviços), aplicativos de transporte (Uber, 99, entre outros), aplicativos/portais de viagens, entre outros, também tem usado o rádio.

Eles sabem o que fazem, assim como anunciantes de outros segmentos que estão no rádio: o veiculo é excelente para ampliar o alcance de uma marca ou mensagem, além de sua frequência. Ou seja, ele é necessário para se fazer conhecido e lembrado. E o rádio trabalha muito bem no formato crossmidia, ou seja, junto com outros formatos de campanha.

Isso tudo é baseado em vários estudos feitos aqui e lá fora. Um deles, chamado de "How Radio Works" (sim, já falamos dele em nossas páginas, mas vou insistir) dá um mapa do papel do rádio para anunciantes e, é claro, para a audiência. 

O caráter social (serviço) e de entretenimento do rádio já é amplamente difundido no mercado, assim como sua credibilidade. Mas dar atenção ao favor "comercial" do veículo o torna competitivo no mercado, auxiliando assim na sua manutenção e também na sua venda como um meio atualizado, inovador e dinâmico.

Esses bons indicativos e um maior conhecimento sobre a posição do rádio nessa nova sociedade auxilia na evolução do veículo. Se conhecer e saber de sua força é um bom início para buscar reinvenção e continuar relevante para a sociedade.

CEARÁ VENCE PARANÁ E FICA PRÓXIMO DA CLASSIFICAÇÃO



No Castelão, o Ceará venceu o Paraná por 1 a 0 e respirou na luta contra a queda. Com o resultado, o Vozão chegou aos 42 pontos, na 15ª colocação. Já o time paranaense é o lanterna, com 22.

O primeiro tempo foi do Ceará. Apoiado pela torcida que lotou o Castelão, o time da casa dominou o meio-campo e criava inúmeras chances com o decorrer do tempo.
Um dos poucos destaques do Paraná no Brasileirão, o goleiro Richard era o principal responsável por manter a igualdade no placar e fez belas defesas nas finalizações de Arthur e Calyson.
De tanto insistir, o Ceará chegou ao gol. Leandro Vilela derrubou Arthur na grande área e o juiz deu pênalti. Na cobrança, Juninho bateu no canto direito e balançou a torcida no estádio.
Na etapa final o jogo continuou o mesmo. Enquanto o Paraná demonstrava imensa dificuldade de construir uma simples jogada, o Ceará era perigoso nas descidas e explorava Arthur. Em uma das chances, o camisa 40 disparou em velocidade pela lateral da área e chutou forte. Richard salvou mais uma vez.
O Ceará ficou perto de matar o confronto aos 30 minutos. Após cruzamento da direita, Richard cortou mal e a bola sobrou no pé de Ricardinho. O meia soltou a bomba, mas mandou por cima do gol.
Tranquilo em campo, o Vozão novamente chegou na bola aérea. Samuel Xavier deu cruzamento açucarado para Felipe Azevedo, que se antecipou ao zagueiro e cabeceou rente a trave paranista.
Nos acréscimos, o Paraná reclamou um pênalti. Após cruzamento, o zagueiro Luis Otávio dividiu a bola na grande área e resvalou no braço. Apesar das reclamações, o juiz não deu pênalti e levou os jogadores a loucura.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 1 X 0 PARANÁ
Local:
 Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data-Hora: 22/11/2018 - 21h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) Miguel Caetaneo Ribeiro da Costa (SP)
Público/renda: pagantes/R$ 541.163,00
Cartões amarelos: Calyson (CEA), Alesson (PAR)
Cartões vermelhos: -
Gols: Juninho (32'/1ºT)
CEARÁ: Éverson; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e Felipe Jonatan; Edinho, Juninho e Ricardinho; Calyson (Cardona, aos 22/2ºT), Leandro Carvalho (Felipe Azevedo, aos 21/2ºT) e Arthur (Ricardo Bueno, aos 42/2ºT). Técnico: Lisca.
PARANÁ: Richard; Wesley Dias, Jesiel, René (Charles, aos 0/2ºT) e Igor; Leandro Vilela, Alex Santana e Jhonny Lucas (Alesson, aos 16/2ºT); Juninho, Andrey e Felipe Augusto. Técnico: Dado Cavalcanti.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

FUTUROS CARROS ELÉTRICO PODEM ACABAR COM A TRANSMISSÃO DAS RÁDIOS AM



Os carros e a rádio AM estão juntos há muito tempo, mas a estrada que aguarda esses velhos companheiros de viagem se bifurcou. Os mesmos motores elétricos que propiciam velocidade superior a 240 km/h ao Tesla e permitem que o Chevy Bolt rode 380 quilômetros com apenas uma carga matam completamente a recepção de rádio AM. Em lugar de esportes, notícias, ou canções nostálgicas, os carros elétricos recebem apenas estática.
As montadoras de automóveis estão em uma corrida desabalada rumo a um futuro eletrificado, e rádios AM estão ficando pelo caminho, se unindo aos tape-decks, aos sistemas eight-track e aos ultrapassados cinzeiros.
Daniel Rich, 58, é fã tanto da rádio NBR AM 680, de São Francisco, Califórnia, quanto do Chevy Bolt. Isso significa que seu caminho de casa para o trabalho já não é mais tão aprazível.
“Todos os meus outros carros, ao longo dos anos, eram capazes de captar a estação muito bem, apesar da distância”, disse o oftalmologista. “Mas não o Bolt.”
Uma porta-voz da General Motors disse que a GM estava ciente da questão quanto ao Bolt, e que havia “tomado providências”, mas se recusou a dizer exatamente quais.
O problema, dizem especialistas, é que os os motores dos veículos elétricos geram frequências eletromagnéticas do mesmo comprimento de onda que os sinais das rádios AM. Isso cria ruídos e perda de sinal, por conta da interferência eletromagnética.
“Você tem dois sinais que literalmente colidem um com o outro e se cancelam, antes mesmo que a antena receba o sinal”, disse Brian McKay, diretor de inovação de motores e tecnologia na unidade americana da fabricante de autopeças alemã Continental.
À medida que os motores dos veículos elétricos ganham potência, cresce a estática que geram para as rádios AM. “O problema está se agravando”, disse McKay.
Em lugar de resolver as queixas quanto à baixa qualidade de recepção, algumas montadoras, entre as quais a BMW, removeram os rádios AM de seus veículos elétricos. A Honda já não os oferece no seu híbrido elétrico Acura NSX.
A Tesla removeu os rádios AM de todos os modelos que está produzindo atualmente, entre os quais o Model S, que oferecia essa opção.
Em lugar disso, ela oferece um serviço de rádio via internet e também rádio FM, e como opcional oferece rádio de alta definição e conexão Bluetooth para transmitir rádio diretamente aos fones de ouvido.
Travis Hollman, 49, dono de uma empresa na região de Dallas, no Texas, disse ter encomendado um Tesla com todos os opcionais quando o modelo ainda vinha equipado com o rádio AM.
Seu Model S 2018 chegou em abril sem o rádio. “Fiquei tão furioso que quis devolver o carro”, conta.
Ele acabou ficando com o Model S, mas sente falta de ouvir os programas esportivos locais e as estações de rádio com programação política conservadora. “Eles não querem que eu ouça Rush Limbaugh”, brincou Hollman.
Os rádios AM eram tão comuns nos carros quanto os limpadores de para-brisas, desde a década de 1940. Nas viagens rodoviárias de verão, o rádio AM servia como estrela polar para os motoristas que atravessavam os Estados Unidos, oferecendo uma amostragem idiossincrática de culturas locais e uma distração para reduzir a fadiga causada por horas ao volante.
Na década de 1960, os rádios transistorizados recebiam esportes, notícias e música transmitidos por estações AM, em casa e nas ruas, e os rádios portáteis se tornaram tão onipresentes quanto os smartphones são hoje.
As rádios AM atuais, que já estão lutando com uma perda de receita publicitária que dura uma década, se preocupam com a perda de ainda mais audiência motorizada.
“É um verdadeiro desafio para o setor, e eles estão tentando convencer as montadoras a incluir rádios AM em todos os seus veículos“, disse Mark Fratrik, vice-presidente sênior e economista chefe da BIA Advisory Services, uma empresa de pesquisa de mercado com foco na mídia eletrônica de massa.
Para mostrar que os tempos mudaram, o time de hóquei no gelo L.A. Kings anunciou em setembro que as transmissões de rádio de seus jogos deixariam de ser feitas via rádio AM e passariam a estar disponíveis apenas nas rádios via internet.
As maiores estações de rádio AM têm sua programação distribuída pelos serviços de rádio via internet, o que oferece aos motoristas a oportunidade de ouvir suas estações favoritas mesmo longe de casa. Mas estações AM menores podem não ter a capacidade de bancar o equipamento necessário a participar da era digital.
A BMW anunciou ter reconhecido cedo o problema de interferência, em seus modelos Mini E e ActiveE. O carro i3, lançado em 2013, nunca foi equipado com rádios AM.
A Associação Nacional de Rádios e TVs dos Estados Unidos criticou a decisão da BMW em uma carta aberta divulgada em 2014.
“O rádio AM continua a ter um importante papel no panorama cultural dos Estados Unidos, e os motoristas do i3 merecem acesso a essa programação”, escreveu Gordon Smith, o presidente da associação, ao presidente de operações da BMW no país.
O rádio de alta definição (HD), cujo sinal é digital, é o equipamento padrão nos carros da montadora vendidos nos Estados Unidos, disse um porta-voz da BMW, e “muitas estações AM tradicionais nos mercados importantes estão disponíveis via sinais de HD secundários e terciários”.
Não existe uma maneira fácil de eliminar a interferência eletromagnética que abafa o sinal do rádio AM sem acrescentar peso demais ao carro, dizem especialistas.
A Toyota Motor está trabalhando em uma solução, mas “é um problema bem difícil”, afirmou Rich Sullivan, especialista em compatibilidade eletromagnética e gerente sênior de engenharia no centro de pesquisa e desenvolvimento da montadora nos Estados Unidos.
Sullivan apontou que a indústria automobilística enfrentou desafio semelhante quando os carros movidos à gasolina começaram a oferecer rádios AM e precisavam lidar com o forte barulho dos equipamentos de degelo e ventoinhas do sistema de aquecimento.
Algumas empresas que fabricam sistemas de entretenimento para veículos disseram que o momento do rádio AM talvez tenha passado definitivamente.
“Mesmo que resolvamos o problema, há uma gravitação em direção ao rádio via internet, e isso vai substituir os rádios tradicionais”, disse Balaji Iyer, vice-presidente de carros conectados na Harman, uma subsidiária do grupo Samsung.
Um desenvolvedor de aplicativos oferece um app para smartphone que, usado em companhia de um adaptador para portas de diagnóstico, é capaz de ativar a recepção de rádio AM em um BMW i3.
A montadora alemã afirma que usar o app pode causar perda de garantia, mas seu uso é fácil, disse Art Isabell, 74, dono de um BMW i3 2014. Ele se aposentou da Apple, onde era engenheiro de apoio de software, e vive em Honolulum, no Havaí.
Mesmo que a recepção em seu veículo elétrico seja precária, disse Isabell, ele gosta de contar com essa opção: “Raramente ouço rádio AM, mas quero ter essa opção de uma fonte adicional de informação, para situações de emergência como clima severo, tsunamis ou ataques com mísseis pela Coreia do Norte”.

FARIAS JÚNIOR É O COORDENADOR E ÂNCORA DA NOVA RÁDIO O POVO CBN CARIRI



A grade local tem como destaque O POVO no Rádio, comandado pelo jornalista Farias Júnior. Sempre a partir das 8 horas e com 1h40min de duração, de segunda a sexta-feira, o programa se propõe a veicular pautas específicas do Cariri ? com suas gentes e seus saberes. Às 17 horas, uma nova edição do O POVO no Rádio entra no ar para traçar conexões com as cidades caririenses e a Capital. Além de âncora, Farias Júnior também é coordenador da rádio.

Parabéns ao Jornalista Farias Júnior que também é âncora do Noticioso Jornalístico da WL fm e afiliadas.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

CEARÁ JÁ PODE SE SALVAR DO REBAIXAMENTO NA PRÓXIMA RODADA



O ponto conquistado pelo Ceará no empate por 0 a 0 com o Fluminense, no Maracanã, pela 35ª rodada da Série A, proporcionou ao time alvinegro abrir 2 pontos para zona de rebaixamento, ganhando um fôlego na luta pela permanência. Na 14ª colocação, com 39 pontos, o Vovô tem mais 3 jogos para garantir seu “fico” na elite do futebol brasileiro, mas a salvação pode vir antes disso, com uma rodada de antecedência. Ou seja, não definindo sua vida no jogo final, no dia 2 de dezembro, contra o Vasco, no Castelão, cenário sonhado pela torcida alvinegra.

Para que a permanência ocorra já no domingo, contra o Atlético/PR, na Arena da Baixada, às 16 horas, o Vovô tem duas possibilidades. A primeira seria conquistando 3 pontos, ou seja, vencendo o Paraná, na quinta-feira, no Castelão, e até perdendo para o Atlético/PR no domingo. A equipe de Lisca chegaria aos 42 pontos e não cairia mais, caso três de seus quatro rivais diretos (Sport, Chapecoense, América e Vitória) somem um ponto em duas rodadas.

O Leão pernambucano joga contra Chapecoense e São Paulo, ambos fora; o time catarinense recebe o Sport e visita o Corinthians, enquanto o Coelho visita o Palmeiras e recebe o Bahia. Já o Vitória, um pouco atrás na tabela, visita o Cruzeiro e recebe o Grêmio.A explicação seria simples, já que com 42 pontos, o Ceará abriria 4 pontos para pelo menos 3 rivais diretos – o Paraná já está rebaixado – e não poderia mais ser ultrapassado por eles na última rodada.

O segundo cenário é com o Vovô somando 4 pontos, ou seja, vencendo o Paraná e empatando com o Atlético/PR. Se chegar aos 43 pontos, o Ceará ganha uma margem maior de pontuação de seus adversários. Se somar 4 pontos, Ceará se salva após a 37ª rodada se o Vitória conquistar apenas 3 pontos, Chapecoense ou América/MG ou Sport somarem apenas 2 pontos (empatando os dois jogos), além do Vasco somar apenas um.

Chances
Pela tabela mais difícil de seus rivais diretos, as combinações para uma salvação antecipada do Ceará são perfeitamente possíveis com as referidas pontuações. O site Chance de Gol dá 70% de permanência com 42 pontos e 95% para um clube que chegar aos 43.
O técnico do Ceará, Lisca, analisa que, pelos resultados obtidos pelos times que lutam contra o Z-4, a pontuação necessária pode variar. O clube estipulava 44, mas para ele pode ser ainda mais baixa.
“A turma lá de baixo tá patinando, não apenas nós que estamos tropeçando. Esse ponto nos dá possibilidade de hoje estar em 14º e ficarmos perto da zona de corte, que hoje ninguém sabe mais qual é. Já baixou para 44 pontos e como os concorrentes diretos não estão pontuando muito, pode baixar mais”, acredita.
Hoje, as chances de rebaixamento são: Ceará (5,4%), Vasco (25,3%), Sport (50,3%), Chapecoense (53,5%), América/MG (72,6 %) e Vitória (92,6 %).

Bônus
Mas se o aproveitamento do Ceará for melhor nas rodadas finais, como por exemplo duas vitórias, somando 7 pontos (duas vitórias e um empate) ou até 9 pontos (3 vitórias), o clube tem grande chance do “bônus” após o jogo contra o Vasco, no Castelão: a vaga na Copa Sul-Americana.
Hoje a chance do Vovô de chegar à classificação do torneio continental é de 10,6. 


DIÁRIO DO NORDESTE

RÁDIO CBN CARIRI: A ESTREIA OFICIAL ESTÁ MARCADA PARA AMANHÃ,21/11, NO CRATO



A rede CBN, liderada pela CBN FM 90.5 de São Paulo e CBN FM 92.5 do Rio de Janeiro, vai contar com sua 41ª afiliada. Trata-se da CBN FM 93.5 do Crato, cidade do interior do Ceará e principal município da região conhecida como Cariri. A estreia deve ocorrer nesta quarta-feira (21), mas o lançamento para o mercado local foi realizado hoje (20).

A estação que está sediando a CBN Cariri é uma migrante AM-FM, originada em 1550 AM. A rádio é controlada pelo Grupo O Povo (responsável pela CBN FM 95.5 AM 1010 de Fortaleza, capital do estado). Antes de se tornar afiliada da Rede CBN, a emissora estava atuando como Rádio Líder Classe A FM 93.5 (de formato adulto-contemporâneo).

Depois disso, a emissora passou a operar em rede com a rádio jornalística, retransmitindo a programação nacional em tempo integral.

Além da nova afiliada cearense, a CBN também prepara a estreia da CBN FM 95.7 de Araraquara (interior de São Paulo), estação que tem sua inauguração marcada para o dia 3 de dezembro. E a inauguração mais recente da Rede CBN ocorreu em setembro passado, com o início das operações da CBN FM 89.9 de Caruaru, importante centro do interior Pernambucano.

tudorádio

CEARÁ EMPATA COM FLUMINENSE E GANHA DUAS POSIÇÕES



Foi debaixo de muita chuva que o Ceará empatou com o Fluminense em 0 a 0 na noite desta segunda-feira, 19, em jogo que encerrou a 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, no Maracanã.

Com o resultado, o Ceará chegou aos 39 pontos e ganhou duas posições na tabela, ultrapassando Sport e Vasco, e ampliando para dois pontos a vantagem sobre o América-MG, primeiro time da zona de rebaixamento.

Apesar de acumular seu quarto jogo seguido sem vitória, com duas derrotas e dois empates, o Alvinegro deve valorizar o ponto conquistado no Rio de Janeiro, que pode ser determinante na luta contra o rebaixamento.

O Alvinegro volta a campo já nesta quinta-feira, 22, para enfrentar o Paraná, às 20 horas (horário de Fortaleza), no Castelão, que estará lotado.

PERIGO CONCRETO, O NOVO LANÇAMENTO DA RÁDIO BAND NEWS



Mantendo uma de suas principais características, a de estar sempre ao lado do paulistano, a BandNews FM 96.9 iniciou nesta segunda-feira mais uma ação que vai radiografar os problemas da maior cidade do País. “Perigo Concreto” contará com a ajuda dos ouvintes para identificar e resolver as falhas estruturais de pontes e viadutos.
Na capital paulista, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras diz realizar vistorias periódicas em 185 pontes e viadutos. Um estudo da pasta feito em 2017 apontou a necessidade de manutenção em 33 – ou 18% – dessas superestruturas. Mas as licitações dessas obras estão suspensas.
Rádio BandNews FM 96.9 tem sido pioneira nas ações de radiografia da cidade há mais de cinco anos, quando o “Buracômetro” – iniciativa lançada em março de 2013 – mapeou os locais exatos de buracos nas ruas e avenidas da região metropolitana de São Paulo.
Ao longo desses quase seis anos, a emissora criou o “Trepida SP” (que rendeu um ranking das ruas e avenidas campeãs de trepidação), o “Choveu, Alagou” (com informações de áreas que alagam durante as chuvas), uma mapeamento das regiões com mais casos de dengue na Grande São Paulo, o “Conta Gotas” (criado durante a crise hídrica de 2014), o “Choveu, Apagou”, que envolveu a falta de luz causada por tempestades e o “São Paulo Pra Gente” (quando a BandNews FM entregou ao então prefeito eleito João Doria fotos e vídeos feitos pelos ouvintes contando o que eles gostariam de mudar na cidade).
Toda as informações do “Perigo Concreto”, assim como sugestões de especialistas ouvidos pelas reportagens da emissora, serão entregues à Prefeitura de São Paulo. Os ouvintes podem participar pelo e-mail ouvinte@bandnewsfm.com.br ou pelo WhatsApp (11) 99959-2100.

domingo, 18 de novembro de 2018

FLUMINENSE AINDA COM DÚVIDAS NA SUA ESCALAÇÃO PARA ENFRENTAR O CEARÁ



Apenas com reservas em um dos campos do CT, Marcelo Oliveira comandou um trabalho técnico. Ele tem dúvidas para o confronto das 20h: o lateral-direito Leo e o zagueiro Gum.
A dupla se recupera de problemas físicos: edema coxa direita e edema panturrilha esquerda, respectivamente. Não atuou na derrota para o Palmeiras e depende de melhora para retornar ao time. Nesta sexta, ficou penas na academia.
Caso Leo e Gum retornem, Marcelo pode resgatar o esquema 3-5-2. Jadson, suspenso, é baixa certa. Dodi e Airton são as alternativas. O time provável: Julio César; Paulo Ricardo, Gum e Digão; Leo, Richard, Airton (Dodi), Sornoza e Ayrton Lucas; Everaldo e Luciano.
Se a dupla continuar fora, a tendência é manter o 4-3-3, usado recentemente. O time provável: Julio César; Igor Julião, Paulo Ricardo, Digão e Ayrton Lucas; Richard, Airton (Dodi) e Sornoza; Marcos Junior (Junior Dutra), Luciano e Everaldo.
O Fluminense treina ainda no sábado e no domingo. Será quando Marcelo definirá a equipe.
Quem está fora?
Jadson (suspenso), Ibañez (estiramento na coxa direita), Pedro (cirurgia no joelho direito), Gilberto (edema ósseo no joelho esquerdo) e Pablo Dyego (dores no púbis).
GLOBOESPORTE

Topo