BLOG DO CLEANTO CARNEIRO

O SEU AMIGO CARNEIRINHO

sábado, 30 de setembro de 2017

RADIALISTA ÉRICA PAIXÃO : ESTREIA NA RÁDIO VOCÊ NA SEGUNDA, 2 DE OUTUBRO



A radialista Érica Paixão estreia nesta segunda-feira, dia 2 de outubro, na Rádio Você (AM 580 kHz - Americana/SP).

Érica Paixão vai comandar o programa "Café da Tarde", de segunda a sábado, das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira. Será um programa com brincadeiras, entrevistas, músicas, prêmio e muita diversão.

A Rádio Você é uma emissora do Grupo Liberal de Comunicação, editado no município de Americana, no interior de SP. Fundado em 01 de junho de 1952 por Jessyr Bianco, Romeu Mantovani e Fausto Mantovani, é o jornal mais antigo ainda em circulação da cidade. Cobre os municípios de Americana, Santa Bárbara, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia.


ÉRICA PAIXÃO

Nascida em Americana/SP, no dia 04 de fevereiro de 1981, Érica Cristina Ribeiro (Érica Paixão), após se formar radialista no SENAC - Piracicaba, começou no rádio no ano de 2014. Convidada pelo locutor de rodeio Jorge Moisés, começou participando com ele do programa dominical "Arena da Notícia", na Rádio Notícia FM (88,9 MHz).

Neste mesmo ano (2014), trabalhou na Rádio Azul Celeste (AM 1.440 kHz), participando de um programa aos sábados. Um ano depois (2015), passou a ter programa diário na emissora até 2016.

Em Outubro de 2016, trabalhou na Rádio Web Diamond FM (www.diamondfm.com.br). E agora, estreia na Rádio Você AM.


CURIOSIDADES

Érica Paixão é mãe do Murilo Ribeiro Ferraz. Sobre o seu nome artístico, ele surgiu da seguinte maneira. Ela tinha aqueles carros de telemensagens "Loucura de Amor" que se chamava Chamas da Paixão, por esse motivo ficou o apelidoPaixão. A partir daí, passou a ser conhecida como Érica Paixão.


Desejamos boa sorte à comunicadora!!!

VISITE: www.radiovoce.com.br
Telefone: (19) 3475-8801


BASTIDORES DO RÁDIO

O CARIOCA BRUNO ARLEU APITARÁ LUVERDENSE E CEARÁ



A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o trio de arbitragem para a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. O carioca Bruno Arleu apitará a partida entre Luverdense e Ceará. Os assistentes Luiz Cláudio Regazone e Eduardo de Souza Couto completam o quadro arbitral para esse confronto. A partida acontece no sábado, 30/09, às 19 horas, no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde-MT.

Confira o histórico de partidas recentes do Ceará que contaram com participação deste trio de arbitragem:

Bruno Arleu de Araujo/RJ (Árbitro CBF)
Não participou de nenhuma partida do CearáSC

Luiz Claudio Regazone/RJ (Assistente Nº 1 CBF)
Tupi 1 x 2 Ceará (22/07/2015 – Copa do Brasil)
Ponte Preta 3 x 1 Ceará (27/09/2014 – Camp.Brasileiro)
Ceará 1 x 2 CRB (10/11/2012 – Camp.Brasileiro)
Ceará 4 x 3 Joinville (15/09/2012 – Camp.Brasileiro)

Eduardo de Souza Couto/RJ (Assistente Nº 2 CBF)
Ceará 1 x 2 CRB (10/11/2012 – Camp.Brasileiro)
Boa Esporte 1 x 2 Ceará (21/09/2013 – Camp.Brasileiro)

CSC

PRESIDENTE DO FORTALEZA QUER MARCELO PAZ NO COMANDO E EXALTA PERDÃO A CLODOALDO



O presidente do Fortaleza, Luís Eduardo Girão conversou com alguns torcedores do clube e revelou seu desejo de ver Marcelo Paz, vice-presidente do Leão, ocupando o cargo de comandante do Tricolor. Girão também disse que, além do acesso à Série B, o perdão dado a Clodoaldo foi um dos triunfos do time do Pici.
 
Ainda sem decidir se permanece ou não no comando do Tricolor em 2018, Luís Eduardo Girão teceu elogios a Marcelo Paz. Segundo o presidente, 'se tem uma pessoa que mereceu o título (acesso à Série B) foi o Marcelo pelos três anos que viveu dentro do clube e por sua dedicação', disse Girão.
 
"É meu sonho ver esse cara como presidente do Fortaleza", completou.
 
Baixinho
 
Na conversa que teve com os torcedores, Luis Eduardo Girão festejou recente perdão dado a Clodoaldo - ídolo do Fortaleza que trocou o Pici por Porangabuçu, sede do Ceará, maior rival do Tricolor.

"Esse ídolo sempre foi nosso. O Baixinho é Tricolor", disse o presidente que soltou a voz com uma música da torcida do Fortaleza feita para Clodoaldo. 
NETO RIBEIRO

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

PROFISSIONAIS DA JOVEM PAN AM, BAND NEWS FM E CBN FORAM ELEVADOS A "MESTRE DO JORNALISMO" NO PRÊMIO COMUNIQUE-SE



O portal Comunique-se realizou nesta terça-feira (26) a cerimônia de entrega do Prêmio Comunique-se, considerado o Oscar do Jornalismo Brasileiro. O evento, que foi realizado na casa de shows Tom Brasil, lançou três profissionais (que atuam pela BandNews FM 96.9, Jovem Pan AM 620 e CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo) ao status de “Mestre do Jornalismo”.
 
 
A festa de gala do Prêmio Comunique-se 2017 consagrou os grandes vencedores da vez nas 28 disputas. Com a casa de espetáculos Tom Brasil transformada em castelo de horror, o tema serviu de pano de fundo para um evento descontraído e bem-humorado, que “aterrorizou” os mais de 600 convidados presentes - entre finalistas, jornalistas renomados, gestores da imprensa, executivos das empresas patrocinadoras e representantes dos apoiadores.
 
A cerimônia foi conduzida por Felipe Andreoli, Serginho Groisman, Fernanda Gentil, Celso Zucatelli, Fábio Porchat e Thalita Oliveira elevou mais três jornalistas a condição de “Mestres do Jornalismo”: Carlos Alberto Sardenberg (‘Economia - Mídia Falada’), Mauro Beting (‘Esportes - Mídia Escrita’) e Ricardo Boechat (‘Nacional - Mídia Falada’).
 
Em ‘Mídia Falada’, quem conquistou o primeiro lugar foi Carlos Alberto Sardenberg, comentarista da CBN, da GloboNews e da TV Globo. Pela terceira conquista consecutiva - superando os colegas em 2013, 2015 e 2017 -, ele passa a integrar a galeria de “Mestres do Jornalismo” da premiação. Dessa forma, Sardenberg faz dobradinha na lista de notáveis: já que é mestre em ‘Economia - Mídia Escrita’. Em seu pronunciamento, Sardenberg também anunciou que renovou seu contrato com a CBN.
 
A categoria ‘Empreendedorismo’ fez a sua estreia como categoria do Prêmio Comunique-se em 2017. Organizada em ‘Cobertura de Empreendedorismo’ e ‘Jornalista Empreendedor’, dois comunicadores foram prestigiados. Por seu trabalho à frente do ‘Mundo Corporativo’, programa semanal produzido pela CBN, Milton Jung levou o troféu da primeira divisão. 
 
A categoria ‘Nacional’ representou momento histórico para o Prêmio Comunique-se. Apesar de dividida em ‘Mídia Escrita’ e ‘Mídia Falada’, a disputa foi duplamente conquistada por Ricardo Boechat. Apresentador da Band e da BandNews FM e colunista da IstoÉ, ele passa a integrar a lista de mestres do jornalismo por seu trabalho na mídia falada. Com isso, o comunicador se torna o primeiro a marcar presença na galeria de notáveis em quatro categorias, pois já é mestre como âncora de rádio, âncora de TV e colunista de notícia.
 
O colunista da BandNews FM, José Simão, também foi premiado. Ele foi o dono do primeiro lugar em ‘Colunista de Opinião / Articulista’. Responsável por comandar a seção que leva o seu nome diariamente nas páginas da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo (que também mantém coluna na BandNews FM) foi eleita em ‘Colunista de Notícia’, divisão em que é “mestra” desde 2011.
 
Em ‘Mídia Escrita’, todos os presentes na festa e espectadores da transmissão online acompanharam o surgimento de mais um mestre do jornalismo: Mauro Beting! Blogueiro do UOL, criador do site Nosso Palestra e apresentador na Jovem Pan AM, ele já havia conquistado a subcategoria em 2013 e 2015 e, assim, ganhou placa e o passaporte para a lista de notáveis da premiação.
 
Décima quinta edição do Prêmio Comunique-se e pela 15ª vez quem leva a melhor em ‘Âncora de Rádio’ é alguém da BandNews FM ou da CBN. Em 2017, as duas emissoras hard news dominaram inclusive a trinca de finalistas, que contou com Carla Bigatto, Carlos Alberto Sardenberg e Tatiana Vasconcellos. O troféu, neste ano, ficou com a apresentadora da BandNews FM, Carla Bigatto, que superou a dupla da CBN. 
 
Em 2015, Mariza Tavares, então diretora executiva da CBN, foi consagrada como a primeira mulher a vencer a categoria ‘Executivo de Veículo de Comunicação’ do Prêmio Comunique-se. Em 2017, mais uma jornalista-gestora vinda do meio rádio recebeu o reconhecimento por parte dos internautas que participaram da votação. Desse modo, a última vencedora a ser anunciada na noite foi Sheila Magalhães, da BandNews FM, que superou Ali Kamel (diretor responsável pelo jornalismo da TV Globo) e Vera Brandimarte (diretora de redação do Valor Econômico).
 
“Essa categoria só faz sentido porque existe um veículo. No meu caso, esse veículo é a BandNews FM, uma emissora que ousa e arrisca. E um veículo só existe graças às pessoas que trabalham, a redação, e aos ouvintes”, comemorou Sheila Magalhães, profissional que declarou o seu amor pelo meio rádio, ambiente em que “nasceu e cresceu”.

Confira a lista de “Monstros Sagrados do Jornalismo”, os vencedores do Prêmio Comunique-se 2017:
 
APRESENTADOR
 
Rádio
Carla Bigatto – BandNews FM
 
TV
Sandra Annenberg – TV Globo
 
BLOG E TECNOLOGIA
 
Blog
Gerson Camarotti – G1
 
Tecnologia
Melissa Cossetti – TechTudo
 
COLUNISTAS
 
Notícia
Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo
 
Opinião
José Simão – UOL
 
COMUNICAÇÃO
 
Agência
CDN - Companhia de Notícias
 
Profissional de Comunicação Corporativa
Adriana Lutfi – Mercado Livre
 
Propaganda e Marketing
Crisla Ikeda – Programa Reclame/Multishow
 
CORRESPONDENTE INTERNACIONAL
 
Escrita
Guga Chacra – Estadão
 
Falada
Márcio Gomes – TV Globo
 
Estrangeiro no Brasil
Juan Arias – El País
 
CULTURA
 
Escrita
Patrícia Kogut – O Globo
 
Falada
Alexandre Henderson – TV Globo
 
ECONOMIA
 
Escrita
Denise Neumann – Valor Econômico
 
Falada
Carlos Alberto Sardenberg – CBN / GloboNews / TV Globo (NOVO MESTRE)
 
EMPREENDEDORISMO
 
Cobertura de Empreendedorismo
Milton Jung – CBN
 
Jornalista Empreendedor
Natalia Viana – Agência Pública
 
ESPORTES
 
Escrita
Mauro Beting – UOL (NOVO MESTRE)
 
Falada
Fernanda Gentil – TV Globo
 
Locutor Esportivo
Cléber Machado – TV Globo
 
EXECUTIVO DE VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO
 
Sheila Magalhães – BandNews FM
 
NACIONAL
 
Escrita
Ricardo Boechat – IstoÉ
 
Falada
Ricardo Boechat – Band / BandNews FM (NOVO MESTRE)
 
REPÓRTER
 
Escrita
Daniela Pinheiro – Piauí
 
Falada
Ernesto Paglia – TV Globo
 
Imagem
Severino Silva – O Dia
 
SUSTENTABILIDADE
 
André Trigueiro – GloboNews / TV Globo

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

CEARÁ EMPATA COM O SANTA CRUZ EM RECIFE




Jogando no Recife, o Ceará enfrentou, na noite dessa terça-feira, 26/09, o Santa Cruz e empatou sem gols no Estádio do Arruda. Superior na partida, sobretudo no 2º tempo, o Vovô ainda colocou duas bolas na trave com Lima e Richardson. Lá atrás, Everson fez duas boas defesas e garantiu a tranca de zaga do Alvinegro. Agora, o Ceará viaja para Lucas do Rio Verde para o próximo confronto na Série B. No sábado, 30/09, o Mais Querido joga contra o Luverdense. 

Nessa quarta-feira, 27/09, a delegação alvinegra segue viagem para Cuiabá, e, após conexão em Brasília, chega ao destino às 22 horas. Na quinta-feira, 28/09, antes da viagem para Lucas do Rio Verde, o grupo ainda fará último treino em solo cuiabano. No Estádio Passo das Emas, Luverdense e Ceará se enfrentam no sábado, 30/09, às 19 horas, em confronto válido pela 27ª rodada da Segundona. 


CSC

terça-feira, 26 de setembro de 2017

DESLIGAMENTO DO SINAL ANALÓGICO É ADIADO EM JUAZEIRO DO NORTE E SOBRAL



As cidades cearenses de Juazeiro e Sobral, que tinham o desligamento do sinal analógico de TV previsto para a próxima quarta-feira (27), tiveram o calendário adiado para 28 de fevereiro de 2018.
O Gired (grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil) decidiu adiar a data do fim das transmissões analógicas após pesquisa apresentada nesta segunda-feira (25) apontar que as duas cidades não atingiram o mínimo de 90% dos domicílios aptos a receber o sinal digital de televisão terrestre e aberta, como previsto na Portaria 378/2016 do Ministério das Comunicações. De acordo com a pesquisa, Juazeiro alcançou 76% de digitalização e Sobral, 73%. Isso tudo de acordo com o Ibope.
As capitais Fortaleza (CE) e Salvador (BA) terão a data de desligamento de 27 de setembro mantida, já que superaram o índice mínimo exigido pelo governo, chegando a, respectivamente, 93% e 91% de residências aptas a receber o sinal digital.
“As populações de Fortaleza e Salvador perceberam a importância desse momento e se prepararam para a chegada do sinal digital. A capital baiana, por exemplo, alcançou o índice mais elevado até agora entre todas as regiões metropolitanas brasileiras que já desligaram o sinal analógico. Só assim, essas populações terão sua programação favorita garantida na TV aberta e gratuita. As campanhas de comunicação em Juazeiro e Sobral devem ser intensificadas para que as populações percebam a necessidade de adaptar seus televisores”, afirma o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik.
A pesquisa do Ibope também abrangeu importantes cidades do estado de São Paulo. Santos está com 83% de digitalização, Campinas com 80%, o Vale do Paraíba com 78% e Ribeirão Preto com 76% A cidade com maior dificuldade, Franca, ainda está com 69% de digitalização. “Apesar da evolução dos números estar dentro do cronograma, as emissoras de TV precisam intensificar sua comunicação e em especial o jornalismo local”, alerta Antonik.
De acordo com o diretor geral, “pela experiência em outras sedes municipais, os números das cidades do interior de São Paulo, com desligamento previsto para 29 de novembro, devem melhorar com o tempo e alcançar o percentual mínimo exigido pelo Ministério das Comunicações, de 90% de residência digitalizadas”, diz ele.
 AUVARO MAIA

NA RÁDIO JOVEM PAN ; MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES FALA SOBRE A EXTENSÃO DAS FAIXAS DE FM A APRTIR DE 2019




Nesta segunda-feira, 25 de setembro, coincidentemente comemoração do Dia do Rádio, o governo publicou uma portaria no Diário Oficial que prevê a extensão das faixas FM nas rádios de todo o Brasil. A partir de janeiro de 2019, a medida será obrigatória. Com a desativação do áudio da TV, o sinal passa a ser utilizado pelas emissoras de rádio.
Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab explicou as principais mudanças que ocorrerão com essa transferência de sintonia de AM para FM.
Para o ministro, essa é uma portaria muito importante, pois dará oportunidade para que no Brasil surja inúmeras outras emissoras, além de uma movimentação na indústria tecnológica, que a apostará na produção de novos equipamentos. Com essa mudança, toda a indústria que produz áudio e vídeo deverá dispor aparelhos que atendam as novas frequências.
“Estamos vivendo uma verdadeira revolução na radiodifusão. Primeiramente com o desligamento do sinal analógico de televisão, que é bastante arcaico. Em são Paulo, por exemplo, não temos mais nenhum sinal de TV analógico, é tudo digital. Na medida em que as televisões desligam esse sinal, as operadoras de telefonia móvel vão ocupar essa faixa e teremos uma sensível melhora, em especial o modelo 4G, que vai funcionar melhor e também, poderão surgir novas rádios no Brasil”, explica Gilberto Kassab, ministro das Comunicações.

JOVEM PAN

CEARÁ JÁ EM RECIFE PARA PEGAR O SANTA CRUZ



Após vencer por 2 X 1 de virada o Brasil de Pelotas no Castelão, no último sábado, o elenco do Ceará não teve tempo para mais treinos. Reapresentação no domingo no CAP, regenerativo, e já seguiu na madrugada de hoje para Recife, onde enfrenta o Santa Cruz nessa terça-feira, pela 26ª rodada da Série "B". Será a primeira das duas partidas que o alvinegro fará fora, essa semana. Terça pega o Santa Cruz e sábado já estará em Lucas do Rio Verde enfrentando o Luverdense.
O plano de vôo dessas viagens, previa saída de Fortaleza hoje, segunda-feira 00h35, chegando a Recife 1h49. Lá, o tecnico comanda treino na tarde de hoje no CT do Sport. Como fará essas duas partidas em curto espaço de tempo, viajará de Recife direto para Mato Grosso. Em função desse fato, o técnico Marcelo Chamusca levou 20 jogadores na viagem. Com uma novidade que pode surpreender a muita gente. O seu atacante predileto, Cafu, não foi relacionado. Não se sabe se por opção de Chamusca, ou se por algum problema de saúde. Essa última opção deve ser a mais provável.
Esse fato pode ser um indicativo de que Ricardinho vai como titular já contra o Santa, depois da boa partida que fez.

Abaixo, a relação:
Goleiros: Éverson e Diego;
Lat. direitos: Cametá e Pio;
Zagueiros: Rafael Pereira, Luiz Otávio, Tiago Alves,  
Lat. esquerdos: Romário e Rafael Carioca;
Voltantes: Raul, Richardson
Meias: Ricardinho, Lima, Felipe Menezes, Pedro Ken. 
Atacantes: Elton, Leandro Carvalho, Maikon Leite, Arthur e Lelê. 

BLOGDOEDMILSONMACIEL

GOVERNO DO ESTADO CEARÁ TENTA MARCAR AMISTOSO ENTRE FORTALEZA E PSG



O governo do Estado do Ceará, através do titular da Secretaria de Esportes do Ceará (Sesporte), Euler Barbosa, negocia a marcação de um amistoso entre Fortaleza Paris Saint Germain, clube francês onde joga o craque brasileiro Neymar. A negociação entre governo e PSG está sendo mediada pela Lagardère, empresa responsável pela administração da Arena Castelão, palco do confronto. 

De acordo com a assessoria de comunicação da Sesporte, Euler viajará para Paris nesta quarta-feira, 27, onde negociará possíveis datas e condições exigidas pelo clube francês. Em entrevista ao Globoesporte.com, o secretário afirmou que o mês ideal para a realização do amistoso é dezembro, mas sem uma data confirmada.

O Fortaleza seria o adversário do clube francês em virtude da comemoração dos seus 100 anos de história e pela identificação do fundador do clube, Alcides Santos, com a França.

O interesse surgiu muito em virtude do novo acordo econômico firmado entre uma empresa aérea francesa e o Aeroporto de Fortaleza. Através do acordo, a empresa aérea Air France possuirá um hub no aeroporto de Fortaleza e manterá linhas aéreas diretas entre a Capital cearense e Paris.

A realização do amistoso, então, serviria para, além de promover o acordo, aumentar os laços entre franceses e cearenses.

SAMUEL PIMENTEL

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

DIA DO RÁDIO - 25 DE SETEMBRO




Hoje (25 de setembro) é comemorado o Dia do Rádio. A data foi escolhida em comemoração ao aniversário de Roquete Pinto, considerado “Pai do Rádio Brasileiro”. Em 1923, Roquete inaugurou oficialmente a primeira rádio do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro. Antes dela, a Rádio Clube do Recife já havia entrado no ar, sendo a primeira rádio no ar no Brasil e que ainda está em operação. Vale lembrar que a primeira transmissão de rádio no país já havia ocorrido no dia 7 de setembro de 1922, para um discurso de Epitácio Pessoa, na época presidente do Brasil, que este ano comemorou 92 anos. 
 
 
Segundo fontes históricas, o inventor do rádio foi Guglielmo Marconi, com a criação do “telégrafo sem fio” em 1896. A invenção do italiano proporcionou o desenvolvimento do rádio que conhecemos hoje. Porém, é de conhecimento nacional que o rádio poderia ter nascido no Brasil, em 1894, pelas mãos do padre e cientista gaúcho Roberto Landell de Moura, com o desenvolvimento de um aparelho semelhante ao telégrafo de Marconi, transmitindo e receptando sinais em São Paulo, mais precisamente da Avenida Paulista até o bairro de Santana (Zona Norte da capital paulista). Informações dão conta que somente em 1900, Landell conseguiu mostrar publicamente o seu invento, dando brecha para que Marconi ficasse conhecido como inventor do rádio.
 
Primeira transmissão
 
A rádio mais antiga em operação no Brasil é a Clube AM 720 do Recife, que em 2017 chegou aos 98 anos em operação. A emissora, que abrigou a programação da Rádio Globo AM, realizou sua primeira transmissão radiofônica a partir de um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa, no Recife, em 6 de abril de 1919, tendo à frente o radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira. Idealizada, construída, operada e direcionada para um grupo elitista, a emissora não teve muita repercussão, por não existirem receptores nas residências àquela época. 
 
Em 1920, já sob a orientação de Oscar Moreira Pinto, passou a transmitir de suas novas instalações na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro. Em fevereiro de 1923, com um pequeno transmissor de 10 watts, teve sua abrangência aumentada para toda a área do Recife. Em 1934 passou a ser dirigida pelo maestro Nelson Ferreira. Em 1950 inaugurou seu primeiro auditório, para 200 pessoas.
 
Em 1952 passou a pertencer à cadeia dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, quando inaugurou novo auditório para 2000 pessoas. Em 2008 tornou-se uma das integrantes da Rede Clube Brasil de Rádio. Em 1931, a Rádio Clube promoveu a primeira transmissão ao vivo de futebol no Norte/Nordeste.
 
Panorama atual
 
Ao completar 95 anos no Brasil (7 de setembro de 1922 foi feita a primeira transmissão oficial de rádio no Brasil), o meio rádio permanece na expectativa da resolução de vários projetos. Um deles tramita no Congresso Nacional. Os deputados federais estão com projeto de lei que flexibiliza a transmissão do programa A Voz do Brasil, um dos mais antigos ainda em atividade e que atualmente acaba sendo empecilho, principalmente nas grandes cidades, por ter sua veiculação às 19 horas, no período em que motoristas necessitam da informação do rádio para sua locomoção.
 
O outro está em pleno andamento. A migração das rádios AMs para o dial FM já é uma realidade, com rádios centenas de rádio já autorizadas a migrar para o FM e outras que estão operando na nova faixa. A complementação do processo deve ser até 2019, já que, em algumas regiões, será necessária a utilização do chamado “dial estendido”, que compreende as frequências que vão de 76 FM a 88 FM (canais 5 e 6 da TV analógica).
 
Produção de rádios com dial estendido
 
O MCTIC publicou nesta segunda-feira a portaria que obriga a disponibilidade do FMe (FM estendido) em receptores FMs produzidos no Brasil. A assinatura ocorreu durante o congresso da Abratel realizado nos dias 21 e 22 na capital paulista.
 
A assinatura foi realizada pelos ministros Marcos Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços) e Gilberto Kassab (MCTIC). A medida passa a ser válida a partir de sua publicação no Diário Oficial da União, podendo aumentar de forma significativa o acesso à faixa estendida (76 a 88 MHz), esta que será utilizada pelas migrantes AM-FM nos grandes centros brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Curitiba, entre outras cidades e regiões.

TUDORÁDIO

domingo, 24 de setembro de 2017

FORTALEZA ESPORTE CLUBE, APÓS OITO ANOS CONSEGUE SUBIR PARA SÉRIE B



O Fortaleza vai disputar a Série B em 2018. Após oito anos na Série C, a equipe  conseguiu finalmente a redenção, esperada desde 2010. Neste período foram temporadas de bastante sofrimento, quase rebaixamento para a quarta divisão e insucessos marcantes desde 2012, quando o regulamento registrou a necessidade do mata-mata.  

O jogo histórico ocorreu neste sábado, em Juiz de Fora, interior de Minas, contra o Tupi, com a presença de quase dois mil torcedores do Fortaleza. Depois de vencer o confronto de ida por 2 a 0, no Castelão, na semana passada, o Tricolor perdeu por 1 a 0, neste sábado, no estádio Mário Helênio, gol marcado por Fernando.


O início do jogo já deu mostra da postura do Fortaleza, esperando as iniciativas do Tupi e tentando sair nos contra-ataques. Logo aos três minutos, em impedimento, a equipe mineira abriu o placar, gol marcado por Romarinho. O time da casa insistia e quase marcou mais duas vezes, novamente com Romarinho, em saída errada de Marcelo Boeck, e com Italo, acertando a trave.
A partir dos 30 minutos os comandados de Antonio Carlos mostraram outra postura. Com mais calma, trocavam passes e tinham em Hiago a saída de segurança e velocidade, especialmente pelo lado esquerdo. Foi assim que o atacante finalizou com perigo em duas oportunidades.

O segundo tempo mais uma vez teve domínio do Tupi. Aos sete minutos, Andrei teve gol anulado também por impedimento e aos 14 minutos foi a vez de Marcelo Boeck - o melhor atleta da campanha do acesso - ser decisivo em chute de Helder, de bicicleta.

Restanto 30 minutos para o acesso e tendo que fazer pelo menos dois gols para levar a decisão para os pênaltis, o Tupi mantinha a postura tática de ataque, mas encontrava até então uma sólida defesa do Fortaleza, que permitia pouco ao adversário.

Aos 36 minutos, o Tupi abriu o placar. Após ótima jogada pela direita, Edmário ajeitou de cabeça para Fernando e o zagueiro fez 1 a 0, na pequena área tricolor. O jogo se tornava ainda mais dramático e, na sequência, Marcelo Boeck fez duas ótimas intervenções.

Nos minutos finais, já com Leandro Cearense e Jô em campo, o Fortaleza, de forma inteligente, segurou a posse de bola no campo de ataque e só restava algo a se fazer, após oito anos: comemorar o acesso.

OPOVO

Topo