Após o imbróglio envolvendo a APCDEC e os clubes Cearenses, que participarão da primeira divisão do brasileiro- tudo foi resolvido e os clubes lançam notas oficiais, vejam:
CEARÁ
O Ceará Sporting Club vem, por meio desta nota, informar, a todos os desportistas, que o clube vai assegurar o acesso dos profissionais de imprensa, quando em serviço, como lhes assegura o artigo 90-F da Lei nº. 12.395/2011. Informa, ainda, que em nenhum momento o clube quis restringir a entrada dos crônistas esportivos, em seus jogos. Pelo contrário, nós queremos deixar claro que a quantidade de credenciais disponíveis, por ocasião dos jogos, sempre poderá ser adicionada, como aconteceu em todas as partidas do Brasileirão Série A de 2018, em respeito, igualmente, à Lei nº 10.671.
O gerenciamento da catraca de acesso dos profissionais da imprensa continuará com o organizador do evento (clube mandante), ficando a APCDEC com a responsabilidade de orientar todos os profissionais, como já vem sendo feito, desde 2011, sem que tenha ocorrido quaisquer incidentes. Nós prezamos sempre pela organização e, com isso, não prejudicar o próximo em seu âmbito de trabalho. Seja ela em qual situação for. A imprensa terá sempre acesso às partidas em que o Ceará for mandante, mas precisamos nos certificar que os mesmos estão aptos e credenciados.
Finalmente, nós temos o entendimento de que a parceria entre Clube, Federação, APCDEC e os comunicadores deve existir, de forma respeitosa e saudável, para o crescimento e o fortalecimento do futebol alencarino.
A DIRETORIA
FORTALEZA
O Fortaleza Esporte Clube informa a comunidade esportiva que em entendimento com APCDEC e FCF reafirmam seu compromisso em assegurar o pleno acesso às praças esportivas em que seja mandante àqueles profissionais de imprensa que estejam efetivamente no exercício da profissão, como lhes assegura o art. 90-F da Lei nº12.395/2011, sem que haja qualquer limitação numérica. Tendo como único requisito àquele estabelecido em lei: estar o profissional em serviço.
Ninguém terá seu direito exercício profissional cerceado. Clube, Federação e APCDEC farão, conjuntamente, o devido registro dos acessos dos profissionais de imprensa, como é feito nos diversos setores e públicos presentes no estádio. O presente entendimento foi alcançado com a participação efetiva do Representante do Fortaleza na FCF, Sr. Tahim Fontenele, que tem total autonomia no exercício do seu mister, assim como, será formalmente comunicado ao MPCE, através do NUDETOR, para os fins de direito.