BLOG DO CLEANTO CARNEIRO

O SEU AMIGO CARNEIRINHO

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

RADIALISTA RICARDO HILL: LAUDO DE PERÍCIA APONTA EXCESSO DE PESO EM BRINQUEDO DO BEACH PARK



O acidente que vitimou o radialista Ricardo José Hilário Silva, conhecido como Ricardo Hill – ex-locutor da NOVABRASIL FM 89.7 de São Paulo - no toboágua "Vainkará", no Beach Park, em Fortaleza, foi ocasionado por "excesso de peso" e "distribuição irregular dos participantes" na boia em que quatro pessoas desciam no brinquedo. É o que informa um laudo pericial da Coordenadoria de Perícia Criminal ligada à Secretaria da Segurança do Estado e obtido com exclusividade pelo G1.

O laudo, concluído em 29 de setembro, aponta que os quatro participantes fizeram uso correto do brinquedo, cumprindo as normas de se manterem na posição correta na boia. O "Vainkará" foi fechado logo após o acidente por tempo indeterminado e retirado da lista de brinquedos disponibilizada no site do parque aquático.

Ricardo Hill morreu no trecho final do brinquedo, em 16 de julho, dois dias após a inauguração da atração. A boia tombou após a última curva do "Vainkará", e Hilário bateu com a cabeça no chão do brinquedo. A vítima chegou receber atendimento no local, mas não resistiu. Hill era de Sorocaba, em São Paulo, onde foi sepultado dois dias depois do acidente. 

O toboágua é utilizado por quatro pessoas, que descem simultaneamente na mesma boia. O limite de peso dos quatro participantes deve ser de 320 quilos, conforme as normas do brinquedo. José Hilário desceu com outras três pessoas que somavam 390 quilos, conforme o documento.

O documento diz que os fatores associados ao excesso de peso e a distribuição irregular dos ocupantes na boia são "de responsabilidade do operador/parque, tanto de avaliar o peso total como distribuição dos ocupantes na boia". Na época do acidente, o Beach Park informou por meio de nota que checa o peso dos participantes; conforme os três sobreviventes que desceram na mesma boia que José Hilário, não houve essa aferição.

Em nota, o parque afirmou que "O Beach Park realizou diversos testes no período posterior ao acidente com o acompanhamento do engenheiro especialista em segurança na área de entretenimento e membro do comitê de segurança da Associação Internacional de Parques de Diversões e Atrações, Francisco Donatiello. Ficou comprovado que o peso não é fator de risco. Caso fosse, o fabricante seria obrigado a indicar, no manual de operações, equipamento determinado para a medição do peso durante a operação", diz nota.

O parque aquático também ressalta que a perícia foi inconclusiva e que o fabricante do toboágua não apresentou o projeto para o laudo. "Além disso, os peritos afirmam que o laudo é inconclusivo por não conter a análise do projeto do brinquedo, que não foi enviado pelo fabricante. Inclusive, inúmeros testes realizados pelo Beach Park mostraram uma descida irregular e instável mesmo com pesos de 320k e 310k, o que pode revelar a existência de falhas estruturais, de projeto, ainda não explicadas pela fabricante ProSlide nem investigadas pela perícia oficial", acrescenta a nota.

O Beach Park informa que o Vainkará permanecerá fechado por tempo indeterminado e que entrou em contato com os advogados da família de Ricardo José Hilário Silva, mas não obteve retorno.

Com informações do G1

0 comentários:

Postar um comentário

Topo