A rede CBN, liderada pela CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo e CBN FM 92.5 AM 860 do Rio de Janeiro, completou 26 anos em operação no dia 1º. Na programação especial veiculada pela emissora, esteve a cerimônia de entrega do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário. Esta nona edição teve dois temas: "Trabalho no século XXI: as profissões do futuro e as novas relações” e “Fake News X Jornalismo Profissional: os possíveis impactos na democracia e nas instituições".
O trabalho vencedor escolheu justamente o segundo. Giovana de Oliveira Saraiva e Murilo Tunholi, estudantes da IBMR, no Rio de Janeiro, levaram o prêmio principal com a reportagem “Boato ou verdade? O impacto das Fake News na sociedade”. Além de um troféu, eles ganharam aparelhos iPhone 7 plus, certificado de participação e uma visita supervisionada para acompanhar o funcionamento da CBN em São Paulo, com as despesas de passagem e hospedagem pagas. A reportagem também será veiculada na programação da rádio.
Outras duas reportagens receberam menções honrosas. A primeira foi para “Trabalho: transformações e perspectivas”, de João Victor Souza e Laís Pagoto, da Universidade Metodista de São Paulo. Já a segunda menção foi de “Fato ou boato? A importância do jornalismo na checagem de informações”, de Marcus Vinícius Anjos e Beatriz Oliveira, do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), em Salvador. Eles vão receber certificado e também terão o trabalho veiculado na CBN.
Quatro jurados avaliaram as matérias enviadas: Eloiza Frederico, professora da Universidade Metodista de São Paulo; Guilherme Ibraim, âncora do CBN FM 106.1 de Belo Horizonte; Leopoldo Rosa, chefe de reportagem da CBN São Paulo; e Mônica Nunes, professora da Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro.
Criado em 2009 para comemorar o 18º aniversário da emissora, o Prêmio CBN de Jornalismo Universitário tem como objetivo descobrir novos talentos e aproximá-los do jornalismo em áudio. O rádio tem entre suas principais características agilidade e interatividade, atributos indispensáveis à comunicação contemporânea.
TUDORÁDIO
0 comentários:
Postar um comentário