A produção de energia eólica (gerada pelo vento) aumentou 53% no Sistema Integrado Nacional entre janeiro e novembro de 2016. No entanto, esta fonte representou apenas 6% do total consumido no País, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. A hidráulica, que inclui usinas hidrelétricas, representou 73%, enquanto a geração térmica foi responsável por 20% do total. Os dados demostram que estados como Ceará, que possui quase 50 parques eólicos em funcionamento e mais de 24 em construção, que após contratação de energia em leilões nos últimos três anos, podem contribuir no aumento dessa produção, mas precisará de mão de obra qualificada.
Dentro do contexto de que a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) considera as energias renováveis uma oportunidade de negócios e fonte de crescimento da economia, o Senai-CE sai na frente e está com inscrições abertas para o curso “Segurança em instalações elétricas em parques eólicos”, que será realizado na unidade da Barra do Ceará. A demanda para o lançamento do curso, surgiu das empresas do ramo que participaram do Workshop sobre Energia Eólica, realizado em setembro no Senai, em parceria com Sindienergia. As principais indústrias do setor que estão atuando no Estado são a Suzlon, Aeris, Vestas, Enercon, Gran-Eollic e Sartrix, entre outras.
Segundo o assessor de Energia da entidade, Jurandir Picanço, a federação tem uma preocupação muito grande em apoiar o desenvolvimento dessa atividade, que está em franco crescimento de instalações de módulos fotovoltaicos para produção de energia dos consumidores residenciais e industriais, bem como fortalecer o ramo de energia eólica. Será concedido até 20% de desconto para trabalhador de indústria associada a sindicato filiado ao Sistema Fiec e que declara FPAS 507 ou 833 em sua GFIP. Os interessados (pessoas físicas e jurídicas) podem reservar suas vagas pelo telefone (85)-4009-6300 ou pelo endereço eletrônico http://www.senai-ce.org.br/para-voce.
0 comentários:
Postar um comentário