A Rádio Nacional FM 96.1 AM 980 de Brasília, veículo público geridos pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foram agraciados na cerimônia de anúncio dos vencedores do Prêmio MPT de Jornalismo 2018. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada nesta terça-feira (5), na sede do Ministério Público do Trabalho, em Brasília. Enquanto a emissora de rádio obteve reconhecimento nacional, o canal de televisão conseguiu distinção regional.
A série especial "Agrotóxicos: a dor silenciosa das comunidades rurais", produzida pelas jornalistas da Rádio Nacional, Sumaia Villela e Maria Beatriz de Melo Silva, com sonoplastia de José Maria Machado, venceu a categoria nacional de radiojornalismo do Prêmio MPT de Jornalismo 2018. As reportagens veiculadas pela Rádio Nacional narram conflitos relacionados ao uso de agrotóxicos e os impactos dos defensivos agrícolas na saúde dos trabalhadores e das comunidades rurais.
A repórter Sumaia Vilela conta que o trabalho de equipe do Radiojornalismo da emissora pública foi um dos motivadores para a produção da série. De acordo com ela, a ideia de pesquisar sobre o tema surgiu quando uma colega compartilhou a informações sobre a contaminação do leite materno por agrotóxicos.
A premiação do Ministério Público do Trabalho reconhece conteúdos jornalísticos que revelam irregularidades contra os trabalhadores brasileiros e tem o objetivo de informar o público sobre a proteção e a defesa dos direitos do trabalhador. Os conteúdos veiculados pelas emissoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) conquistaram a etapa regional do Prêmio MPT de Jornalismo 2018 e, por isso, eram finalistas da etapa nacional.
TUDO RÁDIO
0 comentários:
Postar um comentário