A Band informou aos seus funcionários do Esporte que a redução dos salários de contratados como pessoa jurídica (PJ) aconteceu pela forte debandada de anunciantes e ações de merchandising nos programas esportivos da emissora paulista.
Segundo apurou a reportagem do site Uol Esporte, a maior debandada foi nos programas diários “Jogo Aberto” e “Os Donos da Bola”. O primeiro chegou a ter cerca de seis ações diárias antes da pandemia de Covid-19 no Brasil. Para maio, apenas duas empresas mantiveram esse investimento do debate de Renata Fan.
Já no programa de Neto já está sem ações do gênero faz algum tempo, além de ter apenas um break comercial sem muitos anunciantes, que cancelaram campanhas comerciais em toda a emissora. No “Terceiro Tempo”, de Milton Neves, duas empresas também debandaram em ações.
A ação de merchandising é importante para todos os envolvidos, porque representa um ganho importante para a televisão e para o apresentador. Ao fazer uma ação de merchandising por dia, por exemplo, o apresentador contratado pode ter um ganho de quase 50% acrescido no seu salário base na Band.
Ou seja, alguém que ganha 50 mil reais pode aumentar seu vencimento mensal para até R$ 100 mil com esses anúncios. Para quem trabalha em regime de pessoa jurídica, esse dinheiro extra é bastante importante. A Band cortou em 25% de todos os contratados de PJ, com salário acima de 10 mil reais, entre os meses de maio, junho e julho.
Nesse quesito na área esportiva da emissora paulista, estão apresentadores conhecidos como Renata Fan, Neto, Milton Neves, Larissa Erthal e Denílson. Comentaristas como os ex-jogadores Edílson e Velloso, que participam do programa “Os Donos da Bola” também se enquadraram na nova medida da Band.
Se a queda de arrecadação publicitária continuar, a Band pretende novamente tomar novas medidas. Corte de pessoal não está descartado em todas as áreas. Essa dificuldade financeira, por exemplo, fez a emissora demitir a jornalista Silvia Poppovic, que era apresentadora do programa “Aqui na Band”, também nesta sexta (24).
0 comentários:
Postar um comentário