A Rádio USP FM 93.7 de São Paulo é uma das finalistas do prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). O resultado será anunciado em 18 de abril. O troféu a ser recebido pelos vencedores foi criado pela artista Maria Bonomi e será entregue no dia 22 de maio, em cerimônia no Sesc Vila Mariana. Além da Rádio USP, as revistas Continente e Dasartes também concorrem na categoria de difusão das artes visuais na mídia.
“Para nós é uma alegria, por confirmar uma função social que acredito devermos exercer, que é a de possibilitar aos ouvintes acesso às diversas esferas da cultura, entre as quais as artes visuais”, comenta o jornalista Gustavo Xavier, um dos responsáveis pela programação da Rádio USP.
As artes visuais recebem atenção na grade da rádio sobretudo nos programas Interação e Via Sampa. Veiculado de segunda a sexta a partir do meio-dia, com produção de Heloísa Granito, o Via Sampa traz entrevistas, notas, boletins e programação musical, levando aos ouvintes uma seleção da cena cultural e artística da cidade de São Paulo. Em 2017, Heloísa foi ganhadora do prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), como produtora jornalística. Em 2016, o Via Sampa também esteve entre os finalistas da ABCA.
Dez categorias compõem o prêmio, que reconhece o trabalho de artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições culturais desde 1978. A votação acontece entre 150 associados e reúne críticos, pesquisadores, historiadores, teóricos, ensaístas, jornalistas e professores de história da arte e de estética.
0 comentários:
Postar um comentário